Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 577 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Saúde, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é

A avaliação é um instrumento fundamental para investigar e fornecer informações sobre o processo educativo.

Relacione os tipos de avaliação listados na coluna I com as características apresentadas na coluna II.

Coluna I

1- Avaliação Diagnóstica

2- Avaliação Formativa

3- Avaliação Som ativa

Coluna II

( ) Identifica os progressos, dificuldades e aprendizagens ao longo do período letivo.

( ) Deve ser realizada no início de uma nova fase de aprendizagem.

( ) Deve ser realizada durante o processo ensino aprendizagem.

( ) Identifica estratégias, hipóteses e esquema de conhecimentos sobre novo conteúdo ou situação.

( ) Classifica os alunos com base nos resultados obtidos de acordo com níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A alfabetização e o Letramento como fenômenos distintos, mas inseparáveis e interdependentes, requer uma prática docente planejada à luz de uma nova compreensão sobre os processos cognitivos envolvidos no ato de ler e escrever. Por isso os professores devem considerar o livro como:

O ensino, como atividade específica da escola, tem como propósito central a aprendizagem e o estudo dos alunos. Significa que:

Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, afirma que muitos fatores dificultam a superação da prática tradicional da avaliação. Um desses fatores tem persistido em imperar entre as crenças dos professores.

A qual crença a autora se refere?

“A _______________, portanto, é uma mediação no processo de transformação. Digamos assim, ela pode agir 'através' do sujeito. Para quem deseja a mudança resta, pois, a possibilidade de interagir com a intencionalidade dos sujeitos, favorecer a interação entre eles, de forma a que possam ter uma ação pautada numa nova concepção. [...]". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, p. 11).

Assinale a alternativa que indica sobre o que o autor está falando no trecho exposto acima.

O conteúdo e aprendizagem procedimentais podem ser entendidos como:

Os objetivos educacionais expressam propósitos definidos explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas que todos os indivíduos precisam adquirir para se capacitarem para as lutas sociais de transformação da sociedade. Libâneo (2013). Levando em consideração os objetivos educacionais, é CORRETO afirmar que



Podemos falar em quatro elementos fundamentais para o ato de ensinar. Não é um deles:

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto.

Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.

1- Atitudinais

2- Procedimentais

3- Conceituais

( ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.

( ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.

( ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Complete segundo Cipriano Luckesi:

A pratica da avaliação escolar dentro do modelo liberal conservador, terá de, obrigatoriamente, ser_________.

Maria Helena, professora do 4º ano de uma Escola Municipal, com o objetivo de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos seus alunos e identificar a realidade da turma observando se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem deve utilizar a avaliação:

“O processo de aprendizagem não responde necessariamente ao processo de ensino, como tantos imaginam. Ou seja, não existe um processo único de 'ensino-aprendizagem', como muitas vezes se diz, mas ______ processos distintos [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique a alternativa que não corresponde à ideia da autora Delia Lerner:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282