Para Hoffmann, avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se um saber enriquecido. Nesse sentido, afirma a autora, os professores precisam contemplar dois princípios na avaliação, enquanto mediação, para favorecer o sucesso dos alunos. São eles:
Sobre avaliação escolar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta:
Com relação ao Sistema de Avaliação da Educação atual no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação tem o caráter problematizador e dialógico, proporcionando momentos de troca de ideias em seu conjunto: valores, organização curricular, preceitos metodológicos, visão política e comunitária.
( ) A avaliação obrigatória e de controle pode funcionar como elemento orientador de ações na busca da melhoria de qualidade da educação infantil brasileira.
( ) A avaliação, como provocação e acompanhamento da construção do conhecimento, proporciona momentos de questionamentos, busca de informações pertinentes e resolução de problemas.
( ) Avaliações periódicas podem funcionar para deliberar sobre a aprovação ou reprovação do aluno em cada série ou nível de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Como se sabe, a mediação entre professores, conteúdos e alunos é uma condição para que a avaliação formativa ocorra. Nessa concepção, a avaliação possui o objetivo de:
I – regular os processos de aprendizagem para que a escola possa formar as turmas por meio
de mérito.
II – acompanhar a forma como o aluno aprende e orientar o professor para ajustar suas ações
pedagógicas.
III – orientar os professores para que possam tomar decisões quanto à hierarquização das aprendizagens dos alunos.
No que se refere ao portfólio, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É eficiente na obtenção de dados acerca da aprendizagens dos estudantes, constituindo-se
num conjunto despretensioso de tarefas realizadas ao longo do ano.
II – É um instrumento de avaliação que permite a quantificação dos erros e acertos dos estudantes, sendo de grande valia para a atribuição das notas finais.
III – É um dossiê da trajetória do estudante, constituindo-se em um instrumento de registro
que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem.
De acordo com Sanmartí (2009, p. 14), “a avaliação é o motor da aprendizagem, já que dela depende tanto o que e de que forma se ensina, quanto o que e de que forma se aprende”.
Com base nas reflexões da autora sobre a avaliação, é incorreto afirmar
A avaliação serve para, dentre outros objetivos, perceber o nível de aprendizado dos alunos. Porém, não necessariamente, deve classificar os sujeitos em uma visão competitiva. Sendo assim, diversas são as formas de avaliar e diversos são resultados obtidos. Se uma avaliação diagnóstica for aplicada, ela visa:
O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), na modalidade de avaliação externa,
é constituído pelo Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb).
Sobre o SIMAVE, é correto afirmar:
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto à prática da avaliação na aprendizagem escolar, segundo Luckesi.
( ) A escola opera com verificação e não com avaliação, isso significa que na prática há aferição do
aproveitamento escolar, em que os professores realizam basicamente três procedimentos
sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota e utilização
dos resultados identificados.
( ) A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula um projeto
pedagógico junto com seu consequente projeto de ensino.
( ) O ato de avaliar também exige a entrega. A entrega ao desejo de que o educando cresça e se
desenvolva, possibilita o envolvimento como processo do educador, estando sempre atento às
suas necessidades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
A sequência CORRETA é:
Uma professora realizou uma ação avaliativa no início de um processo de ensino e aprendizagem. Seu objetivo era obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes, visando à delimitação das intervenções mais adequadas.
A principal função da avaliação que foi realizada denomina-se:
A avaliação é um processo de coleta e análise de dados, cujo o intuito é verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
Assim, avaliar o processo de ensino e aprendizagem é basicamente, verificar o que os alunos conseguiram aprender e o que o professor conseguiu ensinar. Contudo, por que e para que o professor precisa determinar o nível de aprendizagem de seus alunos? Vários são os propósitos da avaliação na sala de aula. Vejamos os principais:
Estão CORRETOS:
A avaliação __________________ contribui para a promoção da aprendizagem por meio da análise da adequação entre o programa de ensino e os conhecimentos dos alunos. Por essa razão, é muito comum que essas avaliações sejam aplicadas no início do ano letivo, momento visto por muitos como mais propício para que o professor faça as alterações necessárias em seu planejamento. A palavra que preenche corretamente a frase é:
De acordo com Hoffmann (2001), a elaboração e o uso
dos instrumentos de avaliação revelam concepções metodológicas.
Segundo a autora, os melhores instrumentos
de avaliação são