Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 577 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação ao Sistema de Avaliação da Educação atual no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) A avaliação tem o caráter problematizador e dialógico, proporcionando momentos de troca de ideias em seu conjunto: valores, organização curricular, preceitos metodológicos, visão política e comunitária.
(  ) A avaliação obrigatória e de controle pode funcionar como elemento orientador de ações na busca da melhoria de qualidade da educação infantil brasileira.
(  ) A avaliação, como provocação e acompanhamento da construção do conhecimento, proporciona momentos de questionamentos, busca de informações pertinentes e resolução de problemas.
(  ) Avaliações periódicas podem funcionar para deliberar sobre a aprovação ou reprovação do aluno em cada série ou nível de ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Como se sabe, a mediação entre professores, conteúdos e alunos é uma condição para que a avaliação formativa ocorra. Nessa concepção, a avaliação possui o objetivo de:

I – regular os processos de aprendizagem para que a escola possa formar as turmas por meio
de mérito.
II – acompanhar a forma como o aluno aprende e orientar o professor para ajustar suas ações
pedagógicas.
III – orientar os professores para que possam tomar decisões quanto à hierarquização das aprendizagens dos alunos. 

No que se refere ao portfólio, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É eficiente na obtenção de dados acerca da aprendizagens dos estudantes, constituindo-se
num conjunto despretensioso de tarefas realizadas ao longo do ano.
II – É um instrumento de avaliação que permite a quantificação dos erros e acertos dos estudantes, sendo de grande valia para a atribuição das notas finais.
III – É um dossiê da trajetória do estudante, constituindo-se em um instrumento de registro
que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem. 

De acordo com Sanmartí (2009, p. 14), “a avaliação é o motor da aprendizagem, já que dela depende tanto o que e de que forma se ensina, quanto o que e de que forma se aprende”.
Com base nas reflexões da autora sobre a avaliação, é incorreto afirmar

A avaliação serve para, dentre outros objetivos, perceber o nível de aprendizado dos alunos. Porém, não necessariamente, deve classificar os sujeitos em uma visão competitiva. Sendo assim, diversas são as formas de avaliar e diversos são resultados obtidos. Se uma avaliação diagnóstica for aplicada, ela visa:

O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), na modalidade de avaliação externa,
é constituído pelo Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb).

Sobre o SIMAVE, é correto afirmar:

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto à prática da avaliação na aprendizagem escolar, segundo Luckesi.

(  ) A escola opera com verificação e não com avaliação, isso significa que na prática há aferição do
aproveitamento escolar, em que os professores realizam basicamente três procedimentos
sucessivos: medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota e utilização
dos resultados identificados.
(  ) A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula um projeto
pedagógico junto com seu consequente projeto de ensino.
(  ) O ato de avaliar também exige a entrega. A entrega ao desejo de que o educando cresça e se
desenvolva, possibilita o envolvimento como processo do educador, estando sempre atento às
suas necessidades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

  • A avaliação diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.
  • A avaliação formativa é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz.
  • A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.
  • Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, a avaliação somativa fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno.

A sequência CORRETA é:

Uma professora realizou uma ação avaliativa no início de um processo de ensino e aprendizagem. Seu objetivo era obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes, visando à delimitação das intervenções mais adequadas.
A principal função da avaliação que foi realizada denomina-se:

Para Penteado (2011), os conceitos de espaço e de tempo são básicos no estudo da Geografia e da História, respectivamente. É nessas duas dimensões que as relações sociais humanas se travam, transformando natureza, produzindo cultura, construindo a História. Segundo a autora, a construção mental desses conceitos por parte do ser humano se dá

A avaliação é um processo de coleta e análise de dados, cujo o intuito é verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
Assim, avaliar o processo de ensino e aprendizagem é basicamente, verificar o que os alunos conseguiram aprender e o que o professor conseguiu ensinar. Contudo, por que e para que o professor precisa determinar o nível de aprendizagem de seus alunos? Vários são os propósitos da avaliação na sala de aula. Vejamos os principais:

  1. Conhecer os alunos.
  2. Identificar as dificuldades de aprendizagem.
  3. Determinar se os objetivos propostos para o processo ensino e aprendizagem foram ou não atingidos.
  4. Aperfeiçoar o processo ensino e aprendizagem.
  5. Promover os alunos.

Estão CORRETOS:

A avaliação __________________ contribui para a promoção da aprendizagem por meio da análise da adequação entre o programa de ensino e os conhecimentos dos alunos. Por essa razão, é muito comum que essas avaliações sejam aplicadas no início do ano letivo, momento visto por muitos como mais propício para que o professor faça as alterações necessárias em seu planejamento. A palavra que preenche corretamente a frase é:

De acordo com Hoffmann (2001), a elaboração e o uso
dos instrumentos de avaliação revelam concepções metodológicas.
Segundo a autora, os melhores instrumentos
de avaliação são

As funções da avaliação podem ser classificadas em três modalidades. Relacione-as abaixo:

1. Avaliação diagnóstica

2. Avaliação formativa

3. Avaliação somativa

( ) Supõe-se que sejam detectados os pontos fracos do ensino e da aprendizagem e se extraiam as consequências pertinentes sobre onde se deva colocar, posteriormente, a ênfase no ensino e na aprendizagem.

( ) Deve fornecer informações que permitam identificar progressos, registrar dados, estabelecer juízos e estabelecer decisões.

( ) É orientadora, porque orienta o trabalho do aluno e do professor, além de controlar e informar o aluno e o professor sobre os resultados atingidos durante o desenvolvimento do processo, e, sendo contínua dá condições para a recuperação imediata, se necessário.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Com base na análise da proposta pedagógica dos Institutos Federais, realizada por Pacheco (2011, p. 14-15), observe as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível.

( ) A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais.

( )Devem se ater a compreensão da educação profissional tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado.

( ) Derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos Federais.

( ) A organização pedagógica verticalizada dificulta aos docentes atuarem em diferentes níveis de ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282