As funções da avaliação podem ser classificadas em três modalidades. Relacione-as abaixo:
1. Avaliação diagnóstica
2. Avaliação formativa
3. Avaliação somativa
( ) Supõe-se que sejam detectados os pontos fracos do ensino e da aprendizagem e se extraiam as consequências pertinentes sobre onde se deva colocar, posteriormente, a ênfase no ensino e na aprendizagem.
( ) Deve fornecer informações que permitam identificar progressos, registrar dados, estabelecer juízos e estabelecer decisões.
( ) É orientadora, porque orienta o trabalho do aluno e do professor, além de controlar e informar o aluno e o professor sobre os resultados atingidos durante o desenvolvimento do processo, e, sendo contínua dá condições para a recuperação imediata, se necessário.
Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:
Com base na análise da proposta pedagógica dos Institutos Federais, realizada por Pacheco (2011, p. 14-15), observe as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):
( ) Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível.
( ) A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais.
( )Devem se ater a compreensão da educação profissional tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado.
( ) Derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos Federais.
( ) A organização pedagógica verticalizada dificulta aos docentes atuarem em diferentes níveis de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Em relação a verificação do rendimento escolar na educação básica, é incorreto afirmar:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse tolher a criticidade dos alunos.
II. O substantivo comum é aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma específica. Por exemplo: Maria, Nova Iorque e São Paulo.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise o texto abaixo:
A avaliação _________________ apresenta dois objetivos básicos: iluminar o caminho da transformação e permitir que o sujeito, por meio da consciência crítica, imprima uma direção às suas açõ es nos contextos em que se situa de acordo com valores que elege e com os quais se compromete no decurso de sua historicidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através de práticas disciplinadoras. Sendo assim, é incorreto afirmar que
A avaliação tradicional ainda se faz muito presente no cotidiano das escolas, sendo empregada no sentido de medir, selecionar para a atribuição de uma nota ou um conceito. A nota é utilizada como instrumento de controle para manter a disciplina em sala de sala e tentar motivar o aluno a estudar a fim de conseguir ser aprovado ao final de um ano letivo. Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da concepção de avaliação supracitada.
Leia o texto abaixo:
"Com maior ou menor resistência, mais ou menos debates, esse novo paradigma vai sendo adaptado e adotado em diferentes países. Vasta literatura acadêmica, muitos relatórios e estudos sobre política educacional documentam essa nova visão da educação.
Os conteúdos disciplinares, tradicionalmente tratados como fins em si mesmos, passam a servir às aprendizagens ___________ e ___________. Tomar os conteúdos como meios para aprender implica numa mudança de cultura muito mais profunda do que os relatórios e documentos sobre esse tema permitem prever, porque coloca o foco da avaliação nos resultados da aprendizagem" (Mello, 2014. p.10-12).
No trecho acima, fragmento do texto “Currículo na educação básica do Brasil - concepções e políticas", a autora reflete sobre uma outra possibilidade de organização curricular. Marque a alternativa CORRETA que completa o sentido do texto exposto:
Com o acúmulo de fracassos acadêmicos ao longo dos anos, crianças e adolescentes que se encontram em defasagem idade-ano de escolaridade, tornam-se desinteressados do processo ensino/aprendizagem.

Uma das soluções para reestabelecer a confiança e o interesse dos alunos faz parte do conjunto de princípios da Educação Nacional, preconizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação não deve considerar a interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
II. São exemplos de substantivos próprios: Londres, Paulinho, Pedro, Tietê, Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.
II. A regra da marcha atlética diz que os atletas devem correr sem tirar totalmente os pés do chão.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.
II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação escolar é uma instância educativa que não trabalha com o desenvolvimento do educando.
II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse tolher a criticidade dos alunos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação constitui-se um processo contínuo e permanente de análise das variáveis que não interferem no processo de ensino e de aprendizagem.
II. A educação ambiental é como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia o fragmento de texto abaixo e complete as lacunas com a sequência de palavras CORRETAS:
"Para não ser __________ e __________ , a avaliação terá de ser , ou seja, deverá ser um instrumento dialético do avanço, terá de ser um instrumento de identificação de novos rumos. Enfim, terá de ser um instrumento de reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos" (Luckesi, 2002, p. 43).