Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 577 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “Nos anos 1920, chega ao Brasil a visão da criança não como um adulto em miniatura, mas como como um ser com características cognitivas distintas – uma visão do aprendiz como um ser ativo que constrói seu próprio conhecimento. Eram as ideias da Escola Ativa – aqui chamada de Escola Nova, nome que se deu aos vários movimentos dentro da educação [...]”. Esses movimentos tiveram pensadores importantes. Assinale a opção abaixo que não condiz com esses pensadores:

Ao se propor a estudar com os alunos a literatura infantil, é CORRETO que o professor:


As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

I. Combate ao racismo e à discriminação.

II. A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra a forma de violência simbólica e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes.

III. O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas e afro-brasileiras.

De acordo com as Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, indique quais das assertivas estão corretas:

Desde que nascem as crianças estão inseridas num mundo onde a matemática faz parte de situações cotidianas. São estas vivências que auxiliarão a criança a compreender e utilizar estes conceitos. Analise as assertivas:

I- Ao trabalhar conceitos matemáticos o professor pode e deve utilizar-se de jogos, brincadeiras, materiais concretos que auxiliem a criança a compreender como os conceitos matemáticos constituem as experiências vividas da criança.

II- O processo de aquisição dos conceitos matemáticos pode iniciar por brincadeiras coletivas que desenvolvam a aquisição do conceito de número e numeral, problematização de cálculos simples e complexos. Após a introdução destes conceitos deve-se voltar à exploração do cálculo e registro individualizado, razão essencial do conhecimento historicamente acumulado.

III- De forma lúdica a criança relaciona os conhecimentos do seu cotidiano, suas experiências e vivências e aquilo que aprende na escola. Ao interagir e relacionar estas experiências ela compreende e se apropria dos conhecimentos matemáticos abordados pelo professor.

IV- Os conceitos matemáticos podem ser inicialmente abordados ludicamente, mas até os cinco anos devem migrar para conceitos de cálculo abstrato, considerando que nesta idade a criança já possui a capacidade de compreendê-los e consolidá-los mentalmente.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

De acordo com o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, qual estudioso é considerado o pai da Escola Ativa?

Sobre a Lingua Brasileira de Sinais (Libras) é correto afirmar que:

Sobre a educação de surdos pode-se compreender que, historicamente, as concepções desenvolvidas se fundamentaram em três abordagens diferentes, que são:

Os aspectos culturais e históricos da comunidade surda no Brasil são elementos atravessadores que refletem percepções diversas e representam sujeitos, inclusive em espaços escolares. De acordo com os estudos de Strobel (2007), as identidades e representações do surdo são produzidas na história e estabelecem relações entre discursos ouvintistas que incapacitam o sujeito surdo. Assim, observe a figura a seguir:

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

O processamento no ato da tradução e interpretação possui várias categorias complexas em que o profissional intérprete está envolvido. De acordo com Quadros (2004), o modelo de interpretação interativo é um processo no qual o intérprete deve:

Observe:

I. Organização rígida, cada qual protege seu horário, seu território, sua especialização, seus direitos, sua agenda de encargos.

II. Organização flexível e negociável, recomposta em função das necessidades, das iniciativas, dos problemas.

III. Colegiatura e cooperação, trocas sobre os problemas profissionais, empreendimentos comuns.

Com base no livro Inovar no interior da escola, são características favoráveis à mudança na escola:

Com relação à avaliação externa ou sistêmica, analise as seguintes afirmativas:

I. A avaliação externa visa aferir habilidades e competências que, espera-se, tenham sido ensinadas em certo momento da escolarização.

II. Quando apropriada com ênfase em sua função reguladora, ou seja, como instrumento de gestão, de orientação e promoção de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, a avaliação externa possibilita aos gestores e às escolas confrontarem o que “seu ensino" é com o que ele deveria ser, em relação às expectativas de aprendizagens.

III. A avaliação externa se distingue, portanto, da interna, porque focaliza o ensino e não a aprendizagem.

IV. A avaliação externa pode ser amostral ou censitária. A avaliação censitária procura abranger totalmente ou a maior parte dos alunos do período escolar a que se destina. Já o modelo amostral é aplicado para uma parcela, um grupo considerado estatisticamente representativo do conjunto de alunos do ano escolar avaliado, a fim de que os dados obtidos e as análises feitas possam ser considerados válidos para o conjunto da população.

É CORRETO afirmar que

Apesar da enorme presença on-line das crianças – 1 em cada 3 usuários de internet em todo o mundo é uma criança – muito pouco é feito para protegê-las dos perigos do mundo digital, e para aumentar seu acesso a conteúdos virtuais seguros, afirma a UNICEF, em seu Relatório Anual de Alerta. O relatório explora os benefícios que a tecnologia digital pode oferecer às crianças desfavorecidas, inclusive aquelas que crescem na pobreza ou são afetadas por emergências humanitárias. Para superar essa constatação, as escolas devem incluir em seus projetos o(a):

Segundo Basso, Strobel e Masutti (2009), o planejamento de ensino de Libras pode ser divido em quatro etapas: conhecimento da realidade, elaboração, execução e avaliação. A avaliação permite verificar o nível de desenvolvimento linguístico, acompanhar o processo de apropriação da língua pelos alunos, a partir de que novas intervenções didáticas podem ser propostas. Há dois tipos de avalição, a somativa e a formativa. Pode-se dizer da avaliação somativa que

Por avaliação de currículo entende-se

Leia o trecho abaixo e assinale a qual competição da ginástica o trecho se refere.

“Participam os 8 melhores, classificados na preliminar, considerando a nota obtida em cada aparelho. Serão, portanto, 8 finalistas em cada um dos 6 aparelhos masculinos e 8 finalistas em cada um dos 4 aparelhos femininos. No máximo, 2 ginastas de um mesmo país, em cada aparelho, poderão participar dessas finais".

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282