Os assessores de imprensa têm como função a produção de inúmeros textos, dentre eles o Boletim, que pode ser definido como
As atividades de assessoria de imprensa fazem parte do ofício das relações públicas que buscam a compreensão mútua entre a instituição e seus públicos. Nesse contexto, a assessoria de imprensa se dirige especificamente à
Sobre a assessoria de comunicação e a assessoria de imprensa, marque a alternativa INCORRETA:
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
O relações-públicas tem uma visão sistêmica da organização; por isso, é exigência dos conselhos de relações públicas que as áreas de comunicação nas empresas devam ser comandadas por esse profissional.
Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.
O profissional de relações públicas deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação para divulgar informações elaboradas com o intuito de favorecer e beneficiar a organização que representa, de modo a alcançar a eficiência máxima em seus serviços e valorizar a imagem institucional.
Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.
Os house organs são destinados aos fornecedores, enquanto os newsletters, aos empregados das empresas de comunicação.
Analise as afirmações abaixo com base na concepção de Kopplin e Ferrareto (2001), sobre o papel da assessoria de imprensa a serviço da sociedade, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Em qualquer setor, existem dois tipos básicos de informação: a privada, que circula em um grupo restrito, e a que é passível de divulgação. O assessor deve ter acesso aos dois tipos.
( ) Recomenda-se, em momentos de crise, facilitar o acesso dos públicos às informações corretas. No setor público, a assessoria de imprensa deve zelar pela transparência nessa relação.
( ) Quando se trata de instâncias do poder público, as informações produzidas para ampla veiculação devem seguir as normas publicitárias, para que as pessoas possam assimilar melhor os conteúdos.
( ) Nas empresas estatais ou de economia mista, os autores recomendam tratamento parecido com a comunicação das empresas privadas, porém com extrema transparência no relacionamento com jornalistas e meios de comunicação.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.
Uma comunicação interna para divulgação de processos políticos decisórios é uma comunicação pública.
Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
As ferramentas da comunicação institucional e as da comunicação mercadológica são inadequadas para a comunicação organizacional interna: esse tipo de comunicação visa apenas proporcionar a interação entre a organização e seus colaboradores.
A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.
Media training é o programa de treinamento que visa preparar o assessor de imprensa para o relacionamento adequado com a imprensa, bem como para assumir o papel de porta-voz da organização para a qual preste assessoria.
Quanto à atividade de assessoria de imprensa na comunicação para os diferentes meios, julgue o item a seguir.
Em uma situação de crise de imagem, a decisão por convocar uma coletiva de imprensa deve ser tomada pelo comitê gestor da crise, considerando que todas as informações sobre o episódio já foram levantadas, os entrevistados estão preparados e a coletiva é fundamental para o esclarecimento.
A redação de releases deve sempre:
Atualmente portais corporativos constituem novos instrumentos de gestão da informação. Muitas instituições sofrem com o excesso de informação, tornando imprescindível esse recurso tecnológico para as grandes e mesmo as médias empresas. Assinale a alternativa que define corretamente um portal corporativo.
Em 1986, a Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj) editava seu "Manual de Assessoria de Imprensa". O que se buscava com o lançamento desse material era
As opções a seguir apresentam condições para que um evento seja classificado como megaevento, à exceção de uma. Assinale-a.