Considere as seguintes asserções:
I. O gerente de comunicação de uma organização deve, ele próprio, ser um comunicador hábil capaz de gerenciar e liderar uma equipe que se faça realizar o planejamento em sua área
PORQUE
II. toda a equipe deve compartilhar visão abrangente da economia, da política e do mundo que a cerca em sua prática profissional (mundo dos negócios em empresas privadas, leis e regulações na gestão pública, por exemplo). É correto afirmar que
As situações de crise podem ser as mais variadas −contaminação de produtos, panes aéreas, ocupação de propriedades e terras, escândalos financeiros −, mas elas sempre envolvem orientação e diálogo com outros grupos, tais como clientes, governo, ONGs e comunidades. Você pode perguntar, então: e o que a mídia tem que ver com isto? A resposta está no fato de que esses procedimentos em relação aos demais públicos estarão sob a mira permanente da imprensa, que analisará todos os flancos no atendimento a estes grupos.
(LUCAS, Luciane; Media training. São Paulo: Summus)
O sucesso na administração ou gestão da crise está também ligado à forma como se deve correlacionar dois pontos que são fundamentais na comunicação da crise:
O setor de comunicação de uma organização utiliza vários instrumentos no trabalho de divulgação de um produto, um serviço ou uma ação. Entre esses instrumentos tem-se o realese, que deve
As crises nas organizações ocorrem quando menos se espera. Os profissionais da área de comunicação devem, portanto, estar sempre preparados, pois assim que são detonadas, a mídia entra em ação noticiando a ocorrência seja ela qual for. Nesses casos, espera-se que a Assessoria de Comunicação, pelo menos,
Os fatores que determinam o planejamento das áreas que integram a comunicação integrada são
O objetivo de um trabalho de media training é:
Ao planejar a criação de um novo produto, seja impresso, seja na internet, o publisher NÃO deve levar em conta:
Uma grande empresa nacional de cosméticos vai lançar uma nova linha de produtos inspirados em árvores frutíferas típicas da Amazônia. Na coletiva de imprensa chamada para anunciar esse lançamento, os jornalistas foram recebidos num ambiente decorado com essas árvores, poderiam experimentar os produtos, levar amostras, se quisessem, e ainda se servir de almoço preparado com ingredientes da Amazônia. Essa ação pode ser caracterizada como
“Sua função para as organizações pode ser muito mais estratégica do que apenas registrar as inserções obtidas pelas assessorias de comunicação. Contudo, a maioria das equipes de assessores continua fazendo dela apenas um mecanismo para mostrar o resultado do próprio trabalho.” A afirmação acima refere-se a qual ferramenta no trabalho de assessoria de imprensa?
Os assessores de imprensa têm como função a produção de inúmeros textos, dentre eles o Boletim, que pode ser definido como
As atividades de assessoria de imprensa fazem parte do ofício das relações públicas que buscam a compreensão mútua entre a instituição e seus públicos. Nesse contexto, a assessoria de imprensa se dirige especificamente à
Sobre a assessoria de comunicação e a assessoria de imprensa, marque a alternativa INCORRETA:
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
O relações-públicas tem uma visão sistêmica da organização; por isso, é exigência dos conselhos de relações públicas que as áreas de comunicação nas empresas devam ser comandadas por esse profissional.
Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.
O profissional de relações públicas deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação para divulgar informações elaboradas com o intuito de favorecer e beneficiar a organização que representa, de modo a alcançar a eficiência máxima em seus serviços e valorizar a imagem institucional.
Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.
Os house organs são destinados aos fornecedores, enquanto os newsletters, aos empregados das empresas de comunicação.