Quais destes comportamentos podem ser considerados inadequados na relação entre o assessor de imprensa e os jornalistas das redações dos veículos de comunicação?
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
A atividade de relações públicas privilegia a administração participativa, embora as inter-relações presentes, os interesses internos e externos e os públicos sinalizem que esse cargo se reverte de dificuldades pelas inúmeras variáveis manifestas.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
O relações-públicas tem a responsabilidade de assessorar as decisões da empresa, criar planos de desenvolvimento do público interno e estabelecer programas que minimizem situações indesejadas, como gerenciamento de crises, antecipando situações que possam vir a causar impactos negativos na empresa.
Julgue o item subsecutivo, no que tange ao relacionamento com a imprensa.
O trabalho de assessoria de imprensa não se restringe apenas à utilização dos instrumentos de press release, coletiva de imprensa, mailing list e clipping, outros instrumentos também são utilizados, tais como pesquisa de marca e apuração de resultados.
Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.
Conhecer o funcionamento das redações, mesmo que isso represente apenas uma parte do trabalho jornalístico, é importante para os assessores construírem relações para sensibilização em torno das temáticas de interesse da organização.
O release é uma das ferramentas mais importantes da assessoria de imprensa. Considerando sua natureza e finalidade, é correto afirmar que se trata de um texto
Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
Embora seja necessário estabelecer claramente os objetivos para se elaborar o planejamento de comunicação, não é necessário estabelecer as prioridades: as atividades seguirão o calendário próprio da instituição ou da empresa.
A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.
Denomina-se clipping a compilação de notícias e citações de determinada organização divulgadas na imprensa, rotineiramente identificadas, organizadas e encaminhadas pela assessoria de imprensa ao cliente interessado em tais informações.
Sobre papel das assessorias de imprensa, é possível afirmar:
(1) A prática de assessoria de imprensa está muito identificada com a prática de relações públicas em muitos países, mas, no caso específico do Brasil, essa prática é exercida também como se fosse uma atividade jornalística.
(2) Enquanto o jornalista atua em nome do interesse público na informação, a assessoria age para que os objetivos da organização que representa sejam vistos como parte do interesse geral.
(3) Para uma instituição pública não jornalística, a informação à sociedade, seja ela qual for, é um fim em si.
(4) Em certos momentos, a informação produzida por uma assessoria pode levar vantagem em relação à redação jornalística, porque propõe um enquadramento assumidamente posicionado, é submetida aos filtros jornalísticos e à confrontação com outras fontes.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas
Quanto à atividade de assessoria de imprensa na comunicação para os diferentes meios, julgue o item a seguir.
Um comunicado de pauta para a mídia eletrônica corresponde a um vídeo-release ou a um rádio-release, já editado em formato de reportagem e incluindo sonoras dos entrevistados (sugeridos pela assessoria de imprensa).
Quanto às técnicas jornalísticas no exercício da assessoria de comunicação, julgue o item subsequente.
No exercício laboratorial de media training, simulam-se perguntas, como poderiam ser feitas por jornalistas em uma entrevista, e recomenda-se a utilização de um briefing para preparar a fonte com subsídios para respondê-las.
Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.
O assessor de imprensa de uma organização deve se relacionar de forma proativa com a imprensa externa, buscando oportunidades para colocar a empresa em evidência, abrindo espaços para que ela figure como matéria principal ou, pelo menos, como fonte.
Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:
Sobre a comunicação no gerenciamento de crises e o respectivo comportamento da Assessoria de Comunicação, analise as afirmações a seguir.
I. Deixar jornalistas (imprensa) sem retorno pode ser uma decisão estratégica, dependendo da gravidade da crise.
II. A gestão da crise de imagem, especialmente a que se refere às redes sociais, deve ser feita por uma assessoria jurídica externa, que dará orientações aos funcionários que têm contato direto com o público para evitar que as ações da empresa em crise sejam divulgadas.
III. A criação de um comitê de crise, do qual participam o dirigente máximo, representantes do setor jurídico e dos recursos humanos, como também, a área de comunicação, é uma estratégia que indica sensibilidade da empresa ou organização em atenção ao momento de crise e à sua correta administração.
IV. A assessoria deve informar à imprensa somente aquilo que pode ser confirmado, desde que ela tenha absoluta certeza da informação. Outra possibilidade é dar informações “temporárias", com verdade parcial, a fim de diminuir o impacto da crise, no momento.
Assinale a alternativa CORRETA.
A manutenção da imagem corporativa é um importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é: