A assessoria de uma empresa pretende veicular uma comunicação oficial para o público interno que seja bastante relevante do ponto de vista da informação, mas, ao mesmo tempo, tenha o objetivo de fortalecer o espírito de corpo e a cultura corporativa da instituição.
O meio mais adequado para atingir esse objetivo é:
O presidente Michel Temer concedeu entrevista coletiva a jornalistas, em Moscou, na Rússia, e afirmou que a crise política não atrapalha o avanço econômico do Brasil. Ele citou o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) após dois anos de queda. “Tanto não atrapalha que vocês vejam que neste primeiro trimestre houve um aumento de 1% no PIB e os indicativos são todos no sentido de que este aumento vai continuar", disse o presidente, após um seminário de captação de investimentos russos para o Brasil.
(Fonte: EBC, Agência Brasil, 20/06/2017).
Em jornalismo, entrevista coletiva é aquela em que a fonte fala
O release tem função específica na comunicação. Na rotina da assessoria de imprensa, o uso dessa ferramenta deve seguir princípios para atingir o máximo de eficiência. Com base nesse pressuposto, é correto afirmar:
A respeito da assessoria de imprensa, julgue o próximo item.
A assessoria de imprensa deve utilizar a entrevista coletiva sempre que possível, pois se trata de uma oportunidade de reunir um grande número de jornalistas para passar informações, de forma exclusiva e simultânea, a diversos veículos.
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
Os instrumentos e as técnicas de relações públicas encontram-se englobados em um rol pouco variável e composto por atividades de pesquisa, eventos, assessoria de imprensa e publicações.
As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.
O plano estratégico de comunicação tem como proposta estabelecer diretrizes e orientações para a prática da comunicação integrada nas organizações; fora desse contexto, estão as ações mercadológicas, por serem de responsabilidade da área de marketing o foco no mercado e o relacionamento com o cliente.
Julgue o item subsecutivo, no que tange ao relacionamento com a imprensa.
Apesar de ser de competência do relações-públicas, a atividade de se relacionar com a imprensa é oriunda do jornalismo, por ser este o profissional responsável pela comunicação com os veículos de comunicação.
Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.
A assessoria de comunicação deve focar na produção de notícias institucionais, deixando o planejamento estratégico para segundo plano.
Podem ser consideradas atividades de uma assessoria de imprensa, EXCETO:
De acordo com a classificação proposta por Kopplin e Ferrareto, os releases podem ser classificados em dez tipos. Sobre eles, é INCORRETO afirmar:
Uma empresa deseja alterar os jornais murais internos por dispositivos interativos ao toque. Justifica-se o investimento nessa tecnologia
Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.
As rotinas da assessoria de imprensa incluem a conversa com a presidência da empresa acerca de notícias veiculadas que envolvem a organização; nessa situação, é necessária a checagem prévia da fonte de tais notícias, para se dimensionar a credibilidade das informações nelas apresentadas.
Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.
Em prol da transparência e da veracidade das informações, o assessor de imprensa de uma organização deve solicitar à imprensa externa uma avaliação da pauta ou da matéria antes de veiculá-la.
Públicos são indivíduos cujos interesses comuns sejam atingidos pelas ações de uma organização e cujos atos afetem direta ou indiretamente os interesses da organização. Com relação à classificação dos públicos, julgue o próximo item.
Por ser responsável pelo posicionamento da empresa perante seus públicos, é de responsabilidade exclusiva da área de relações públicas a publicação de manuais como o de relacionamento com a imprensa, o de atendimento ao cliente e o dos empregados.
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
Existem inúmeras terminologias que definem comunicação organizacional, entre as quais se encontram comunicação empresarial, corporativa, relações públicas e comunicação integrada.