A comunicação é essencial para o gradativo alcance da consonância e consistência do comportamento das pessoas nas organizações. Existem três tipos de canais formais de comunicação: as comunicações descendentes, as comunicações ascendentes e as comunicações horizontai (CHIAVENATO, 2005). São exemplos da comunicação descendente: I. implementação de objetivos estratégicos; II. assessoria de staff para os departamentos; III. práticas e procedimentos; IV. problemas e exceções; V. retroação de desempenho. Estão de acordo com a afirmação de Chiavenato apenas as afirmativas
Um dos principais indicadores utilizados para medir a atividade econômica do país é o cálculo do seu Produto Interno Bruto (PIB). Esse indicador pode ser definido como:
Na abordagem da Escola da Administração
Científica, a ferramenta para racionalizar o trabalho
dos operários era o estudo de tempos e movimentos
(motion-time study). As proposições abaixo estão
relacionadas à análise do trabalho e estudo de
tempos e movimentos.
I. Decompor cada tarefa em uma série de
movimentos simples.
II. Os movimentos inúteis eram acrescidos enquanto
os úteis eram incrementados.
III. Determinação do tempo, através do uso do
cronômetro.
IV. A esse tempo médio era adicionado os tempos
elementares e mortos, para resultar o chamado
“tempo-padrão”.
Assinale a alternativa que indica as afirmações
corretas sobre a análise do trabalho e estudo de
tempos e movimentos:
A sequência de análise e decisões que compreendem os componentes principais de um processo de planejamento estratégico é:
Segundo os trabalhos de Joan Woodward, uma organização deve ter a estrutura que melhor se adapte à/ao:
Tendo em vista as funções administrativas, avalie
os itens a seguir e marque a opção correta.
I. O planejamento é a função administrativa que
define a empresa no início dos planos: o que é,
o que faz, onde e como está e estabelece o que a
empresa quer ser, o que quer fazer, como quer
estar e onde quer estar em determinado
momento do futuro.
II. Organização significa o ato de organizar,
estruturar e integrar os recursos e os órgãos
incumbidos de sua administração e estabelecer
as relações entre eles e as atribuições de cada
um.
III. Controle é a mais complexa função
administrativa porque envolve a orientação,
assistência à execução, comunicação e
motivação.
IV. A última fase do controle é a ação preventiva.
Através dela, poderão ser revistos os objetivos
alcançados e traçados novos rumos.
A despeito da monetarização vivida pela sociedade contemporânea, práticas comerciais primitivas, que independem do uso de moeda, vêm sendo agora revividas e se consolidam, por vezes com auxílio da moderna internet. Na verdade, trocas que envolvem mercadorias e serviços atravessaram o tempo e se fazem presentes até nas sociedades desenvolvidas, confirmando a força do que ficou conhecido como:
As empresas são constituídas por pessoas que lidam com recursos para atingir seus objetivos, o que significa dizer que, sem recursos, elas não conseguem alcançar os objetivos pretendidos. No entanto, um dos recursos tem papel integrador dos demais e viabiliza o bom uso do processo básico da Administração. Trata-se do recurso conhecido como:
O telefone tocou no meio da reunião de supervisores de que você participava, e o coordenador parou tudo para atendê-lo. Em seguida, desculpou-se dizendo: “Era algo que gritava por atenção porque tem um tempo limite para ser feito”. O que o coordenador quis dizer com esta frase era que se tratava de algo:
A escala global dos negócios contemporâneos faz com que as organizações encomendem dos seus fornecedores maiores quantidades e itens de insumos para poderem elevar o estoque médio e atender à demanda crescente. Tal prática tem resultado em sérios transtornos e, para minorar os efeitos negativos destas situações, o que se tem recomendado é:
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal
(Decreto nº 5.707/2006) estabelece algumas
finalidades e diretrizes que norteiam as atividades dos
órgãos e entidades da administração pública federal
direta, autárquica e fundacional. Nas proposições
abaixo, marque F para as que representam ‘finalidade’,
ou D para as que representam ‘diretriz’.
( ) Racionalização e efetividade dos gastos com
capacitação.
( ) Promoção da capacitação gerencial do servidor.
( ) Promoção, entre os servidores, de ampla
divulgação das oportunidades de capacitação.
( ) Divulgação e gerenciamento das ações de
capacitação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Ao ingressar em uma determinada empresa o Analista − Administrador se depara com um conjunto de premissas e crenças que permeiam todos os escalões hierárquicos, perceptíveis tanto nas situações cotidianas como no enfrentamento de crise, porém que não estavam evidenciados nas políticas e diretrizes explicitadas pela empresa. Pode-se concluir, corretamente, que esses aspectos
De acordo com 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA podemos definir planejar:
Definimos Unidade de Comando:
Analise as afirmativas sobre a estrutura Funcional: I. A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. II. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. III. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. Está correto o que se afirma em: