O comportamento humano é motivado por
estados de carência, e as pessoas buscam
diferentes formas de supri-la. Com base nessa
afirmação, associe os tipos de carência com
os fatores que podem satisfazê-la, e assinale a
alternativa que apresenta a correlação correta.

Julgue o item subsequente, relativo a cultura e liderança nas organizações
Os líderes formais são responsáveis pela criação de uma cultura organizacional sem influência de outros agentes internos ou externos à organização, razão por que as relações entre os estilos de liderança e a cultura de determinada organização já fornecem descobertas-chave a respeito do seu modo de atuação.
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Caso decida departamentalizar sua organização para aumentar a cooperação interdepartamental e diminuir os níveis de especificidade do trabalho, o gestor deverá adotar, primordialmente, a departamentalização funcional, na qual cada departamento corresponde a uma função principal.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.
Para controlar a qualidade dos seus processos de serviços, uma organização pode utilizar o controle estatístico de processos, pelo qual se evidenciam desvios ou tendências a desvios de processos.
Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito entre dois grupos de colaboradores, cada um deles identificado com uma visão específica sobre a melhor estratégia para a consecução dos objetivos traçados no plano de metas aprovado para a equipe na qual atuam. Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura I.minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. II.reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior. III.reduzir o conflito por meio da modificação do processo e intervenção no objeto do conflito. Está correto o que se afirma APENAS em
Considere que uma consultoria especializada, contratada para implementar a avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização, pretenda aplicar uma das metodologias tradicionais, denominada Incidentes Críticos. De acordo com tal método, o avaliador
Entre as atividades inerentes às rotinas administrativas e financeiras está a de fazer levantamentos de pagamentos e recebimentos, constatar as irregularidades e emitir relatórios parar subsidiar as decisões gerenciais e da chefia. A elaboração de relatórios técnico-gerenciais deve ser cuidadosamente planejada, seguindo algumas etapas básicas (apresentadas a seguir). Identifique a que está incorreta.
Quais são os requisitos básicos para um bom atendimento?
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
O incentivo ao desenvolvimento profissional, a qualidade e a frequência do feedback e a reflexão conjunta a respeito dos desempenhos ilustram aspectos do comportamento das lideranças que podem influenciar a motivação dos funcionários.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes
e gestão de mudanças.
As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
O aprender a aprender, uma competência necessária para a sustentação do processo de mudança organizacional, possibilita trocas de experiência e resolução de situações problemas de forma rápida e eficiente.
Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
O efeito de halo, que se refere à média para todos, e o efeito de tendência central, que diz respeito à generalização, estão incluídos entre os principais erros de avaliação.
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.
Com relação a movimentação e captação de pessoas como
estratégia competitiva para uma organização, julgue os itens
a seguir.
O recrutamento interno motiva os funcionários porque estimula o autodesenvolvimento deles e lhes propicia diferentes oportunidades de aperfeiçoamento.
Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal
e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.
A rotatividade de pessoas pode afetar o nível de produtividade, a continuidade e os resultados de uma empresa, haja vista o elevado custo dos processos de desligamento e admissão.