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Folha de respostas:

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Todos os processos da administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle) envolvem tomada de decisões, o que torna o ato de tomar decisões a principal tarefa de todo administrador, seja ele do setor público ou privado. O processo decisório, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, realizado de forma estruturada, possui cinco fases principais. São elas:

Em Teorias da Administração, afirma-se que o homem é um individuo flexível, resistente à frustração, capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realização, tem participação simultânea em vários sistemas sociais e variação de papéis sociais. É um indivíduo que consegue lidar de forma adequada com as mudanças rápidas e contínuas. É ainda um homem político, que age estrategicamente para o atingimento de suas metas e objetivos organizacionais. Essa caracterização se refere ao homem do tipo:

Os esforços de marketing de uma organização consistem no conjunto de ações com o objetivo de criar valor para seus consumidores. A criação e captura desse valor é objeto do mix de marketing. Sobre os quatro Ps, assinale a alternativa correta.

A avaliação de desempenho nas organizações possui duas vertentes: técnico/operacional e desenvolvimento/aprendizagem. Um dos métodos de avaliação utilizados pela avaliação de desempenho, com foco no desenvolvimento e aprendizagem, é:

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens

seguintes.

Ao longo do processo de desenvolvimento, as lideranças devem eliminar os conflitos entre os membros das equipes, pois eles prejudicam a coesão e a identificação necessárias ao alcance dos níveis de produtividade exigidos.

Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue

os itens subsequentes.

Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos — embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas —, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada.

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos

de mudança organizacional.

Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas

organizações, julgue os itens que se seguem.

Entre os fatores que causam o fracasso de uma gestão de desempenho incluem-se a discussão permanente de ideias, a falta de acompanhamento do programa e os erros de avaliação.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do

conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos

itens.

O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.

Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal

e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.

A seleção de pessoal realizada de forma inadequada pode provocar elevação da rotatividade de pessoas na organização.

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

Para redirecionar estrategicamente as suas ações, a empresa deve viabilizar uma atuação conjunta entre gestão de pessoas e pesquisa, com o objetivo de definir, com maior precisão, o perfil dos profissionais para o desenvolvimento das ações pretendidas.

No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue os itens subsequentes.

A orientação estratégica para resultados é uma característica de controle que visa proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação dos envolvidos.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.

O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da

esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.

1 - Cyert e Narch

2 - Argyris e Schon

3 - Senge

( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de

aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão

compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento

sistêmico.

( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à

aprendizagem, o próprio processo decisório produz a

aprendizagem.

( ) Novas competências modificam o comportamento e a

capacidade de resolver problemas, depende também do

comportamento participativo dos gerentes.

Marque a sequência correta.

Este princípio possui duas formas, a primeira objetiva a atuação coletiva, voltada tão somente a uma finalidade

pública; a segunda observa que os atos administrativos não devem ser atribuídos ao agente público que o está

praticando, mas, sim, à Administração Pública; ambas atuam na efetivação precisa do interesse público. Tratase

do princípio da

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