Que estilo de governo surgiu para enfrentar a crise fiscal do Estado na segunda metade do século XX e traz como princípios a racionalidade administrativa, o planejamento, o orçamento, a descentralização e o controle de resultados, sendo imbuído de servir o cidadão?
O Balanced Scorecard é um instrumento de apoio à gestão estratégica, que visa fornecer uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso para as organizações e enfatiza as seguintes dimensões ou perspectivas, EXCETO:
Analise as sentenças a respeito do Ciclo de Vida do
Projeto.
I. Por meio do Ciclo de Vida do Projeto, pode-se observar
─ ou criar ─ com antecipação e macroscopicamente o
que se quer que aconteça com o projeto.
II. Ao elaborar o Ciclo de Vida de um Projeto, pode-se
prever, prioritariamente, o consumo de recursos, etapa
por etapa, durante todo o tempo demandado por ele.
III. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto permite
elaborar um anteprojeto, um estudo de viabilidade
alinhado com o que se pretende desenvolver.
IV. O Ciclo de Vida do Projeto representa desde seu
nascimento, seu desenvolvimento e consolidação até
seu encerramento.
V. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto é toda
desenvolvida na fase I ─ Conceitual. É nessa fase que,
procurando entender melhor o que se quer fazer, são
definidos os grandes passos e o volume de recursos
necessários.
Indique a quantidade de itens corretos.
A respeito dos conceitos de organização, julgue as
afirmativas a seguir como verdadeiras ( V) ou falsas ( F).
Ao final, assinale a opção correta.
I. A organização empresarial envolve um relacionamento
social fechado que ou está fechado ou limita a
administração de estranhos por meio de regras impostas
pela equipe administrativa.
II. A concepção de ambiente inclui tudo que está de fora ou
além das fronteiras de uma organização. Essa fronteira
é totalmente impermeável e as organizações não são
afetadas por fatores ambientais.
III. Existem muitas atividades nas organizações que
dificilmente se relacionam com o seu objetivo maior, por
mais que se dê margem à imaginação, por exemplo,
às atividades administrativas, às normas e aos
procedimentos.
Correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a
opção que contenha a sequência correta para a coluna II.

Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Tanto na teoria clássica quanto na administração científica,
a análise da estrutura organizacional é realizada da direção
para a execução (de cima para baixo) e da síntese para
a própria análise (do todo para as partes).
O processo que, planeja e executa concepções, preços, promoções e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações de eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais é conhecido por:
O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações
comportamentais e estruturais na organização. Um importante
modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as
alterações estruturais necessárias ao processo de
desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do
defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que
opera uma organização é diferenciado, e a cada setor
especializado do ambiente corresponde um subsistema
organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos
setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos
subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de
diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a
necessidade de:
Uma fabricante de eletrodomésticos investiu fortemente na atualização tecnológica de sua linha de produção. Essa atualização seguiu-se a uma mudança na estratégia da empresa, que buscou renovar a imagem da marca. A mudança na tecnologia implicou a redução do número de pessoas na linha de montagem, com demissões, realocação de pessoal para outras áreas e funções e necessidade de desenvolvimento de novas competências. Recentemente, a alta direção da empresa comunicou a todos os funcionários que “está nascendo uma nova empresa, nada será como antes”. Poucas semanas após a comunicação da alta direção, uma pesquisa de clima revelou a insatisfação dos funcionários, a falta de confiança nas lideranças, a incerteza em relação ao futuro e a percepção de que as mudanças não trariam melhorias significativas para os funcionários. A alta direção interpretou que havia uma resistência às mudanças na empresa e ameaçou demitir os funcionários que haviam sido realocados da linha de montagem para outras áreas. A tática utilizada para reduzir a resistência e uma de suas vantagens são, respectivamente:
Ao ser promovido a gerente de operações em uma empresa de e-commerce, Ricardo recebe a tarefa de reduzir para apenas um dia o tempo que o produto demora a chegar à casa do cliente, depois de realizada a compra. Pensando nisso, traça metas de produtividade para os funcionários e realiza a compra de CDAs (Centros de Distribuição Avançada) para obter um escoamento mais rápido da produção. Segundo a conceituação das funções clássicas da organização, Ricardo, ao executar essas atividades, desempenhou em sequência as funções de:
Assinale a opção correta a respeito de planejamento estratégico, tático e operacional.
O princípio básico da Administração que visa substituir a improvisação e o empirismo pela ciência, pelo método e por procedimentos racionais, PODE ser denominado de princípio:
Baylão e Rocha (2014), em seu estudo
sobre recrutamento e seleção, elencaram uma
série de características dos processos em
questão. Acerca desstas técnicas, assinale a
alternativa INCORRETA:
BAYLÃO, André Luís da Silva; ROCHA, Ana Paula de
Sousa. A importância do processo de recrutamento e
seleção de pessoal na organização empresarial. 2014
No que se refere aos Princípios da Administração Pública, analise as afirmações a seguir: I - O princípio da legalidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí deverá agir em conformidade com a lei; quer dizer, se a lei não proíbe ele pode fazer. II - O princípio da pessoalidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí deve pautar suas ações orientadas para o interesse público, em detrimento de interesses particulares. III - O princípio da moralidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí, diante de alternativas possíveis, escolha aquela que represente o interesse público. IV - O princípio da efi ciência determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí consuma adequadamente os insumos utilizados em determinado processo. Estão CORRETAS as afirmativas: