Atualmente, em muitas organizações públicas brasileiras, as unidades responsáveis pela gestão de pessoas ainda realizam exclusivamente as atividades relacionadas a folha de pagamento, cadastro, aposentadoria e pensão e, em algumas organizações, desenvolvem ações pontuais de treinamento e desenvolvimento. Para a mudança do modelo que considera apenas a administração de pessoal pelo modelo de gestão estratégica de pessoas, alguns aspectos precisam ser incluídos como diretrizes de uma política de gestão estratégica de pessoas. Quanto a esses aspectos, analise as afirmativas a seguir: I A definição de critérios para a criação de carreiras que estimulem o desenvolvimento profissional e o desempenho. II A realização de concursos baseados apenas em cargos, e não em competências. III A integração da avaliação de desempenho à identificação das necessidades de capacitação. IV O estabelecimento de iniciativas de estímulo ao reconhecimento e valorização com base no desempenho do servidor. V A identificação de necessidades de capacitação que considerem exclusivamente as demandas do Plano de Logística Sustentável da organização. Está correto o que se afirma em
A reforma da administração pública brasileira, na década de 1990, visou à instituição de um modelo gerencial e dividiu o aparelho estatal em quatro setores específicos: núcleo estratégico; atividades exclusivas de estado; serviços não exclusivos; e, setor de produção de bens e serviços para o mercado. Nesse novo modelo, o núcleo estratégico do estado
O planejamento estratégico é um processo gerencial responsável pela formulação de metas e objetivos de uma organização e as ações necessárias para alcançá-los, considerando um panorama de longo prazo.
Assinale a opção que indica a ação que está relacionada ao processo de planejamento estratégico.
É a declaração do propósito e do alcance da organização em termos de produto e de mercado:
Com relação ao processo decisório sobre ações corretivas, considere os seguintes passos: 1- Comunicação dos padrões estabelecidos aos envolvidos na realização das ações organizacionais. 2- Verificação do desempenho real medido por meio de padrões, durante o período que está sendo considerado. 3- Discriminação de qualquer diferença entre o desempenho real e o desejado, com o intuito de se verificar se as atividades devem prosseguir ou se há necessidade de agir corretivamente. 4- Início de ação corretiva quando o resultado está fora de controle. São passos associados a esse processo:
Uma das áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos é a que se refere aos aspectos de unificação, consolidação, articulação e ações agregadoras que são necessárias para que um projeto tenha sucesso.
A qual área de conhecimento no gerenciamento de projetos o conceito acima se refere?
A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial (CHIAVENATO, 2014). Considerando essa afirmativa, a tarefa da administração tem como objetivo:
Na análise S.W.O.T, quando uma empresa sente falta de recursos ou identifica atividades que ela não faz bem feitas, diz-se que tais fatores são chamados de:
Avalie se o planejamento estratégico:
I. Busca sempre ter uma visão holística da companhia, sem entrar muito em detalhes.
II. Define as metas e objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado.
III. É orientado às áreas e departamentos da empresa, detalhando os meios para atingir os objetivos e metas da organização.
IV. Define métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
Estão de fato relacionados a planejamento estratégico os itens:
A perspectiva contingencial na Gestão Estratégica de Pessoas advoga que as estratégias de gestão de pessoas serão mais efetivas quando estiverem devidamente integradas
A ferramenta de medição e gestão de desempenho, que se baseia na utilização de diversos tipos de indicadores, sob diferentes perspectivas, é
Essas formas de remuneração compõem a base de um sistema de remuneração:
Acerca da definição e das atitudes em relação ao planejamento, à ética, à responsabilidade social e ao atendimento ao público, julgue o seguinte item.
Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.
Uma determinada instituição precisa capacitar os servidores responsáveis pela área de Planejamento. Para isso, o gestor da unidade demandou para a área da Capacitação uma proposta de treinamento que aborde a temática “Planejamento Estratégico, Tático e Operacional nas Organizações Públicas". O servidor responsável em elaborar a ementa e o conteúdo do treinamento não pode esquecer de incluir que o propósito do processo de planejamento estratégico é a
As organizações se valem do diagnóstico estratégico, também conhecido como análise organizacional ou auditoria interna, para realizar uma avaliação competitiva de suas potencialidades, para serem exploradas, e fragilidades, para serem sanadas. Analise as assertivas a seguir, relativas ao diagnóstico estratégico da organização.
I. Um aspecto a ser avaliado é a forma como as pessoas e as tarefas são organizadas, que se denomina por estrutura.
II. As habilidades são a forma como se desenvolvem os gerentes atuais e futuros.
III. O estilo é representado pela visão e o sentido integrados da organização, bem como pela forma com que se implementam a visão e a direção.
Está correto o que se afirma em: