A estratégia corporativa é um processo organizacional, de muitas formas inseparável da estrutura, do comportamento e da cultura da empresa onde ocorre. Entretanto, podemos abstrair desse processo dois aspectos importantes, interrelacionados na vida real, mas separados para fins de análise. O primeiro pode ser chamado de formulação da estratégia, e o segundo de implementação da estratégia. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente a(s) subatividade(s) com o respectivo aspecto da estratégia corporativa.
O incremento da diversidade na força de trabalho tem levado as organizações a aumentarem a flexibilidade na oferta de benefícios. Sobre os programas de benefícios flexíveis, assinale a alternativa correta.
Com relação à responsabilidade social, considere as seguintes afirmativas:
1.O conceito diz respeito ao compromisso das empresas com o impacto econômico, social e ambiental resultante direta
ou indiretamente de suas atividades.
2.A coletividade abrangida pelo conceito de responsabilidade social compreende tanto o público interno (funcionários,
acionistas etc.) quanto o externo (parceiros, comunidade e meio ambiente, entre outros).
3.A participação voluntária é um aspecto central do conceito de responsabilidade social.
Assinale a alternativa correta.
A análise SWOT, também chamada em português de análise FOFA, é uma das ferramentas mais difundidas nos processos de planejamento estratégico. A análise SWOT permite compreender a situação da organização em seu ambiente de atuação e subsidiar escolhas estratégicas futuras. Utilizando a análise SWOT, uma empresa identificou que o envelhecimento da população brasileira poderia abrir espaços para inovar e utilizar suas linhas de produção automatizadas para desenvolver e colocar no mercado novos equipamentos de cuidados médicos domiciliares (home care).
Para identificar essa possível estratégia, a empresa relacionou
O planejamento é a função administrativa de maior
importância para o sucesso da organização. Uma
empresa sem planejamento não consegue definir
corretamente as suas metas e nem reunir esforços ou
recursos para conquistar seus objetivos. Por outro lado,
uma organização que consegue elaborar corretamente
o seu planejamento, minimiza os riscos e maximiza o
alcance de seus resultados. Sobre o processo de
planejamento no nível institucional ou estratégico,
marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as
falsas.
( ) É projetada a longo prazo, focalizando o futuro e o
destino da organização.
( ) Envolve cada departamento ou setor, em separado.
( ) Resulta em ações específicas, pois focaliza o
imediato/presente.
( ) Envolve a organização como um todo e propõe
ações globais.
A sequência está correta em
A XYZ é uma empresa do ramo editorial que atua no mercado há cerca de dez anos. A empresa construiu uma sólida posição no mercado e atrai investimentos e reinvestimentos de acionistas diversos, cuja expectativa é obter excelente retorno sobre o capital investido. Devido a seu porte médio, a XYZ constitui uma única Unidade Estratégica de Negócio (UEN). A empresa está implantando o balanced scorecard como ferramenta de gestão, e o diretor financeiro precisa identificar uma medida adequada para o tema estratégico “redução de custos/melhoria da produtividade".
Na situação descrita, seria uma medida adequada:
O ciclo PDCA é uma metodologia que usa um processo sistemático para entender planejar,
executar e acompanhar um conjunto de ações para uma dada situação, a fim de promover
melhorias ou propor soluções para problemas. Com relação às fases desse ciclo, é CORRETO
afirmar que:
O presidente de uma empresa estatal quer aprimorar o controle no nível estratégico. Ele quer utilizar indicadores que permitam monitorar o desempenho global da organização na realização de sua missão, estratégias e objetivos.
É um indicador adequado para isso:
O planejamento é a função administrativa responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integrem e coordenem suas atividades. Um dos elementos essenciais do processo de planejamento é o estabelecimento de objetivos que explicitem os resultados que se deseja alcançar, fornecendo senso de direção para as ações e esforços organizacionais.
Objetivos eficazes devem ser adequadamente formulados, atendendo a certos critérios, tais como:
Conforme Mintzberg, a estratégia:
O processo estratégico é um tema de grande relevância no campo acadêmico da Administração. Desde os anos de 1960, a literatura sobre estratégia tem sido classificada em algumas escolas prescritivas e descritivas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características da escola citada.
A relação entre liderança e caráter organizacional pode ser explorada em mais detalhes se examinarmos algumas das principais tarefas que os líderes devem desempenhar.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Definição de missão e papel institucional - O estabelecimento de metas é uma tarefa criativa que implica uma auto-avaliação para descobrir os verdadeiros comprometimentos da organização, conforme estabelecido pelas demandas efetivas internas e externas.
II. Incorporação institucional do objetivo - A tarefa de liderança dentro da estrutura social da organização é a de moldar o “caráter" da organização, sensibilizando-o a formas de pensamento e resposta, com o objetivo de conseguir maior credibilidade.
III. Solução de conflitos internos - Os grupos de interesse internos formam-se naturalmente nas organizações, mas os interesses conflitantes não devem ser valorizados pela liderança porque a direção da empresa deve se concentrar no bem-estar econômico e na elaboração de estratégias de crescimento.
Está correto o que se afirma em
Uma empresa do ramo de alimentos localizada na região Sul vem alargando e desenvolvendo os mercados em que atua. A empresa vem construindo novas unidades produtivas em diferentes regiões do País e ampliando a rede de distribuidores de seus produtos.
Esse tipo de estratégia de nível corporativo é conhecido como:
Segundo Chiavenato, o capital intelectual é um dos conceitos mais discutidos recentemente. O capital intelectual é totalmente invisível e intangível, daí a dificuldade em geri-lo e quantificá-lo adequadamente. São fatores constituintes do capital intelectual, segundo Chiavenato, EXCETO:
De acordo com Ansoff, um negócio pode se aprimorar ao se elaborarem estratégias analisando-se seu mercado e produtos existentes. Nesse sentido, o autor propõe uma matriz com quatro tipos de possíveis estratégias. São estratégias que estão de acordo com a Matriz de Ansoff, EXCETO: