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    • e

Em relação aos conceitos gerais e à importância da administração, julgue o item a seguir.

Atualmente, a abordagem da administração é predominantemente comportamental, com as pessoas representando o foco de conhecimento, informação, decisão, ação e avaliação das atividades da empresa.

Em 2006, um dos maiores varejistas americanos, que emprega mais de 300 mil funcionários em suas mais de duas mil lojas espalhadas pelo mundo e fatura mais de 100 bilhões de reais, começou a operar no mercado chinês com seu tradicional slogan faça você mesmo. Contudo, a estratégia revelou-se um fiasco. Em 2012, todas as lojas na China haviam sido fechadas e a empresa retirou-se do país. Executivos, analistas de mercado e estudiosos foram unânimes ao afirmar o motivo do fracasso: conflito de culturas. Robert Sutton. I; RAO, Huggy. Pontencializando a excelência: como escalonar práticas exemplares para ter melhor desempenho. São Paulo: HSM do Brasil, 2015 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta no que diz respeito às dimensões da cultura.

Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis

importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os

seguintes itens.

O modelo social, por preconizar o conhecimento como recurso primário, apresenta ao universo organizacional a complexidade das relações econômicas, políticas, sociais, tecnológicas, culturais e dos valores pessoais de cada indivíduo.

Com referência à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Os instrumentos de avaliação de clima organizacional detêm-se

no exame de quanto o indivíduo “gosta ou não" de

determinados aspectos do ambiente organizacional, ao passo

que os instrumentos de avaliação de satisfação verificam como

e o que os indivíduos percebem no ambiente de trabalho e na

organização, referindo-se à detecção e à descrição desses

aspectos. Logo, a satisfação no trabalho possui uma natureza

predominantemente cognitiva, enquanto o clima organizacional

apresenta natureza mais afetiva.

Julgue os itens subsequentes, a respeito do processo racional de solução de problemas

Entre as características do processo de tomada de decisão,

a tendência a evitar incertezas refere-se à busca por soluções

com base em problemas específicos, por meio de uma

sequência de resolução de problemas em que se adotem

primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem

alcançados os objetivos desejados, adotem-se as soluções mais

complexas.

As teorias das organizações, além de contribuírem para o modelo brasileiro de administração pública, especialmente a teoria da burocracia, ajudaram a despertar novos enfoques sobre a motivação humana. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Na hierarquia das necessidades de Maslow, o estágio final tem foco na continuidade do autodesenvolvimento e no atingimento da plenitude do potencial do indivíduo como ser humano.

Nas questões 22 a 25, assinale a opção correta com C e com E a errada.

Sobre as decisões, pode–se afirmar:

( ) as decisões não programadas diferem–se das programadas por se relacionarem com dados novos ou inadequados.
( ) são condições de tomada de decisão a certeza, o risco, a incerteza e a turbulência (ou ambiguidade).
( ) a condição em que o administrador tem objetivos bem definidos, dispõe de informações, mas os resultados futuros são associados ao acaso é a incerteza.

A organização como um todo, é um sistema complexo que precisa ser integrado de forma a encorajar os subsistemas a trabalhar juntos o mais eficiente e eficazmente possível. Para tal pode-se fazer uso do DO- Desenvolvimento Organizacional. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. Desenvolvimento Organizacional é um processo sistemático, administrado, e planejado de mudança de cultura, sistemas e comporta mentos de uma organização, a fim de melhorar a eficácia da organização na solução dos problemas e no alcance dos seus objetivos.
II. O DO se centra na mudança casual, em oposição ao processo de mudança planejada que eventualmente as organizações experimentam.
III. DO é um processo de mudança planejada, visando alcançar determinada condição.

Marque a alternativa que NÃO indica uma das origens da Teoria Comportamental da Administração:

A análise administrativa é um processo de trabalho dinâmico e permanente, o qual tem por objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas dos problemas administrativos e estudar suas soluções de forma integrada. Com relação a esse conceito, assinale a opção INCORRETA.

Analise as seguintes afirmativas concernentes à evolução do pensamento em administração, às organizações, à administração e ao administrador. I. O propósito de cada organização é prestar algum serviço, produto ou benefício à sociedade em geral e a cada cliente em particular. A atividade do administrador consiste em guiar as organizações rumo ao alcance de objetivos, enquanto a administração representa a busca de metas organizacionais de maneira eficaz e eficiente, por meio do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
II. A Administração Científica enfatiza as mudanças cientificamente determinadas nas práticas administrativas como a solução para melhorar a produtividade da mão de obra e seu principal enfoque é a racionalização do trabalho no nível operacional.
III. A perspectiva humanística da administração enfatiza o entendimento das relações, do comportamento, das necessidades e das atitudes dos seres humanos no local de trabalho e pode ser desdobrada em duas teorias: Escola das Relações Humanas e Teoria Comportamental.
IV. A burocracia, segundo Max Weber, é um modelo de organização que tem como principais características: a despersonalização do relacionamento entre os participantes, a internalização das diretrizes, o uso da categorização como técnica do processo decisório e a superconformidade em relação às regras e aos regulamentos da organização.
V. A Teoria de Sistemas na administração mostrou que nenhuma organização existe no vácuo, e nenhuma organização é autônoma e livre no seu funcionamento. Pelo contrário, cada organização vive e opera em um ambiente, do qual recebe insumos e entradas e no qual coloca seus produtos ou saídas.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.

As pessoas da organização que formam o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima favorável que conduz a resultados. Alguns autores entendem que há três fatores: (1) equidade, (2) realização e (3) companheirismo que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima positivo. Acerca desses fatores, analise as assertivas abaixo.

I. Companheirismo é a busca por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção na posição.
II. Realização é saber que o reconhecimento positivo do trabalho funciona como agente estimulador.
III. Equidade é a percepção que os funcionários têm dos seus superiores quanto a ações justas na sua relação com a estrutura social: remuneração e avaliação de desempenho.
IV. Realização é entender que o melhor clima possível elimina o conflito, que só traz instabilidade e incerteza.

É correto o que se afirma em

As organizações, hoje, precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível, de forma que esse valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. A pesquisa de clima deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais. A respeito do assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A variável “o trabalho em si” avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os diversos setores da instituição.

( ) Conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário e distribuição de tarefas é medida pela variável “estilo gerencial”.

( ) A variável “orientação para resultados” mede uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.

( ) A variável “qualidade de vida no trabalho” avalia o grau de preocupação da empresa sobre as condições biopsicossociais do trabalhador na empresa.

( ) A variável “condições físicas de trabalho” avalia a percepção e satisfação dos funcionários quanto às estratégias de prevenção e controle sobre os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais a que estão sujeitos os colaboradores.

As empresas interessadas em projetos de Educação Corporativa são as que realizam esforços intensos para mapear suas competências críticas e investem em gestão do conhecimento. Para um entendimento simplificado de competência, pode–se dizer que ela é o resultado de três fatores básicos:

Sobre a pesquisa de clima organizacional, é correto afirmar que

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