A mudança é um aspecto da inovação nas organizações abordado de forma central no âmbito do desenvolvimento organizacional. As ações de desenvolvimento organizacional relacionadas com os processos de mudança englobam, por exemplo, a retroação de dados, que corresponde
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de planejamento administrativo e às funções que o compõem.
Não há processo decisório quando as decisões de uma
organização são tomadas em variados níveis hierárquicos.
No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação
e controle, julgue os próximos itens.
A rigidez é um aspecto que deve ser observado em um sistema
eficaz de controle para se evitar um julgamento individual que
promova modificações quanto ao que está definido.
Os gestores precisam interpretar a dinâmica do ambiente organizacional e determinar a necessidade de iniciar o processo decisório para desenvolvimento de alternativas de ações e escolha das que sejam viáveis. Este processo é caracterizado pelo modelo da ação racional, também conhecido como racionalidade limitada, que tem como pressuposto:
Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.
Conforme a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos se motivam para alcançar a sua realização pessoal imediatamente após suas necessidades sociais, como amizade, relacionamentos e trabalho em equipe, terem sido satisfeitas.
Julgue o item subsequente, acerca do processo racional de solução
de problemas.
O sucesso na tomada de decisão depende dos fatores
associados a conhecimentos teóricos e à experiência dos
tomadores de decisão; depende, ainda, da comunicação de
diretrizes e das especificações que devem ser cumpridas, bem
como da determinação de prazos, que, se forem exíguos,
podem aumentar o risco de uma decisão abreviada.
Em relação aos conceitos gerais e à importância da administração, julgue o item a seguir.
Atualmente, a abordagem da administração é predominantemente comportamental, com as pessoas representando o foco de conhecimento, informação, decisão, ação e avaliação das atividades da empresa.
Em 2006, um dos maiores varejistas americanos, que emprega mais
de 300 mil funcionários em suas mais de duas mil lojas espalhadas
pelo mundo e fatura mais de 100 bilhões de reais, começou a operar
no mercado chinês com seu tradicional slogan faça você mesmo.
Contudo, a estratégia revelou-se um fiasco. Em 2012, todas as lojas
na China haviam sido fechadas e a empresa retirou-se do país.
Executivos, analistas de mercado e estudiosos foram unânimes ao
afirmar o motivo do fracasso: conflito de culturas.
Robert Sutton. I; RAO, Huggy. Pontencializando a excelência: como
escalonar práticas exemplares para ter melhor desempenho. São Paulo:
HSM do Brasil, 2015 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção
correta no que diz respeito às dimensões da cultura.
Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis
importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os
seguintes itens.
O modelo social, por preconizar o conhecimento como recurso primário, apresenta ao universo organizacional a complexidade das relações econômicas, políticas, sociais, tecnológicas, culturais e dos valores pessoais de cada indivíduo.
Com referência à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.
Os instrumentos de avaliação de clima organizacional detêm-se
no exame de quanto o indivíduo “gosta ou não" de
determinados aspectos do ambiente organizacional, ao passo
que os instrumentos de avaliação de satisfação verificam como
e o que os indivíduos percebem no ambiente de trabalho e na
organização, referindo-se à detecção e à descrição desses
aspectos. Logo, a satisfação no trabalho possui uma natureza
predominantemente cognitiva, enquanto o clima organizacional
apresenta natureza mais afetiva.
Julgue os itens subsequentes, a respeito do processo racional de solução de problemas
Entre as características do processo de tomada de decisão,
a tendência a evitar incertezas refere-se à busca por soluções
com base em problemas específicos, por meio de uma
sequência de resolução de problemas em que se adotem
primeiramente as soluções simples e, apenas se não forem
alcançados os objetivos desejados, adotem-se as soluções mais
complexas.
As teorias das organizações, além de contribuírem para o modelo brasileiro de administração pública, especialmente a teoria da burocracia, ajudaram a despertar novos enfoques sobre a motivação humana. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
Na hierarquia das necessidades de Maslow, o estágio final tem foco na continuidade do autodesenvolvimento e no atingimento da plenitude do potencial do indivíduo como ser humano.
Nas questões 22 a 25, assinale a opção correta com C e com E a errada.
Sobre as decisões, pode–se afirmar:
( ) as decisões não programadas diferem–se das programadas por se relacionarem com dados novos ou inadequados.
( ) são condições de tomada de decisão a certeza, o risco, a incerteza e a turbulência (ou ambiguidade).
( ) a condição em que o administrador tem objetivos bem definidos, dispõe de informações, mas os resultados futuros são associados ao acaso é a incerteza.
A organização como um todo, é um sistema complexo que precisa ser integrado de forma a encorajar os subsistemas a trabalhar juntos o mais eficiente e eficazmente possível. Para tal pode-se fazer uso do DO- Desenvolvimento Organizacional. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. Desenvolvimento Organizacional é um processo sistemático, administrado, e planejado de mudança de cultura, sistemas e comporta mentos de uma organização, a fim de melhorar a eficácia da organização na solução dos problemas e no alcance dos seus objetivos.
II. O DO se centra na mudança casual, em oposição ao processo de mudança planejada que eventualmente as organizações experimentam.
III. DO é um processo de mudança planejada, visando alcançar determinada condição.
Marque a alternativa que NÃO indica uma das origens da Teoria Comportamental da Administração: