A análise administrativa é um processo de trabalho dinâmico e permanente, o qual tem por objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas dos problemas administrativos e estudar suas soluções de forma integrada. Com relação a esse conceito, assinale a opção INCORRETA.
Analise as seguintes afirmativas concernentes à evolução do pensamento em administração, às
organizações, à administração e ao administrador.
I. O propósito de cada organização é prestar algum serviço, produto ou benefício à sociedade
em geral e a cada cliente em particular. A atividade do administrador consiste em guiar as
organizações rumo ao alcance de objetivos, enquanto a administração representa a busca
de metas organizacionais de maneira eficaz e eficiente, por meio do planejamento,
organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
II. A Administração Científica enfatiza as mudanças cientificamente determinadas nas práticas
administrativas como a solução para melhorar a produtividade da mão de obra e seu
principal enfoque é a racionalização do trabalho no nível operacional.
III. A perspectiva humanística da administração enfatiza o entendimento das relações, do
comportamento, das necessidades e das atitudes dos seres humanos no local de trabalho
e pode ser desdobrada em duas teorias: Escola das Relações Humanas e Teoria
Comportamental.
IV. A burocracia, segundo Max Weber, é um modelo de organização que tem como principais
características: a despersonalização do relacionamento entre os participantes, a
internalização das diretrizes, o uso da categorização como técnica do processo decisório e
a superconformidade em relação às regras e aos regulamentos da organização.
V. A Teoria de Sistemas na administração mostrou que nenhuma organização existe no
vácuo, e nenhuma organização é autônoma e livre no seu funcionamento. Pelo contrário,
cada organização vive e opera em um ambiente, do qual recebe insumos e entradas e no
qual coloca seus produtos ou saídas.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.
As pessoas da organização que formam o corpo funcional
contribuem para a instalação de um clima favorável que
conduz a resultados. Alguns autores entendem que há
três fatores: (1) equidade, (2) realização e (3)
companheirismo que as pessoas desejam na organização
e que contribuem para um clima positivo. Acerca desses
fatores, analise as assertivas abaixo.
I. Companheirismo é a busca por relações amistosas,
porque assim há maiores possibilidades de
manutenção na posição.
II. Realização é saber que o reconhecimento positivo
do trabalho funciona como agente estimulador.
III. Equidade é a percepção que os funcionários têm
dos seus superiores quanto a ações justas na sua
relação com a estrutura social: remuneração e
avaliação de desempenho.
IV. Realização é entender que o melhor clima possível
elimina o conflito, que só traz instabilidade e
incerteza.
É correto o que se afirma em
As organizações, hoje, precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível, de forma que esse valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. A pesquisa de clima deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais. A respeito do assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A variável “o trabalho em si” avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os diversos setores da instituição.
( ) Conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário e distribuição de tarefas é medida pela variável “estilo gerencial”.
( ) A variável “orientação para resultados” mede uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.
( ) A variável “qualidade de vida no trabalho” avalia o grau de preocupação da empresa sobre as condições biopsicossociais do trabalhador na empresa.
( ) A variável “condições físicas de trabalho” avalia a percepção e satisfação dos funcionários quanto às estratégias de prevenção e controle sobre os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais a que estão sujeitos os colaboradores.
As empresas interessadas em projetos de Educação Corporativa são as que realizam esforços intensos para mapear suas competências críticas e investem em gestão do conhecimento. Para um entendimento simplificado de competência, pode–se dizer que ela é o resultado de três fatores básicos:
Sobre a pesquisa de clima organizacional, é correto afirmar que
Com relação aos conceitos trabalhados por Dutra (2004, p. 25), a partir dos autores Mills et al. (2002) e Javidan (1998), cujas categorias são importantes para discutir sua relação com as competências individuais, assinale a afirmativa INCORRETA.
Analise as seguintes afirmativas concernentes à Administração de Mudanças. I.A análise administrativa deve ser realizada por meio da adoção de uma metodologia que procure o constante aperfeiçoamento das práticas de trabalho e a renovação organizacional. Seus pontos fundamentais são: o diagnóstico situacional das causas; o estudo da solução dos problemas e o planejamento e implementação das mudanças. II.O Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu como um movimento voltado para estratégias de mudança organizacional planejada, por meio de modelos de diagnóstico, intervenção e mudança, que envolvem modificações estruturais ao lado de modificações comportamentais, a fim de melhorar a eficiência e a eficácia da organização. III.A desburocratização, segundo seus idealizadores, é fundamental para combater as disfunções da burocracia ou suas patologias (exigências de controles excessivos e o culto do processo entre outras). Desburocratizar, nesse caso, é administrar de forma mais humana e eficaz, confiando mais nas pessoas e punindo os que não correspondem à confiança, dando mais valor às palavras e aos fatos do que aos documentos. IV.A resistência à mudança pode ser pública, implícita, imediata ou adiada. As fontes da resistência podem ser individuais (hábito, segurança, fatores econômicos, medo do desconhecido e processamento seletivo das informações) ou organizacionais (inércia estrutural, foco limitado da mudança, inércia do grupo, ameaça à especialização, ameaça às relações estabelecidas de poder e ameaça às distribuições estabelecidas de recursos). A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Considere que, em reunião, um executivo cobrou do diretorpresidente da empresa o desejo de participar mais de decisões, exigindo diversidade, autonomia e possibilidade de enfrentar maiores desafios em suas atribuições. Essa motivação do executivo faz parte da hierarquia das necessidades de Maslow denominada:
A busca pela qualidade de atendimento deve ser constante tanto no setor privado quanto no setor público. Assim, ao deparar-se com uma situação de conflito, o atendente deverá