Acerca dos fatores que influenciaram as mudanças na gestão organizacional, julgue o item
As organizações passaram a observar competências específicas, concentrando‐se em executar as que consideram como excelentes e em delegar a terceiros outras atividades.
Pedro, funcionário de uma organização pública, não se mostra satisfeito com o trabalho. No entanto, seu chefe reconhece que ele desempenha suas atribuições com responsabilidade e com a qualidade exigida. Quando perguntado por que continua a trabalhar na organização, em vez de buscar outras oportunidades, Pedro respondeu: “Não procuro outro emprego porque ganho bem e não há boas oportunidades no mercado, no momento”.
O comprometimento de Pedro em relação à organização é do tipo:
Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Se determinado administrador tentar compreender as necessidades de seus funcionários e adaptar a empresa a essas necessidades, terá adotado a abordagem comportamental da administração.
Em relação ao comportamento organizacional, caracteriza o “comportamento microorganizacional”:
A propósito do modo de avaliar o desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.
Indicadores não são medidas diretas de qualidade, mas podem servir como sinalizadores para pontuar problemas específicos que requeiram revisão mais intensiva.
A propósito do modo de avaliar o desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.
As contribuições da avaliação de desempenho hospitalar por meio de indicadores se restringem a foco nos serviços intensivos em conhecimento, nos processos de criação do conhecimento e no envolvimento dos recursos humanos para promover melhoria contínua, eficiência e eficácia de processos.
O paralelo entre a avaliação de desempenho no passado (ADP) e a avaliação de desempenho contemporânea (ADC) auxilia na visão comparativa entre os métodos tradicionais e os métodos contemporâneos que contextualizaram a avaliação por competência no mundo globalizado. Nesse sentido, tem-se que, na ADP,
A propósito do modo de avaliar o desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.
De acordo com o modelo de avaliação dos sistemas de saúde baseados na avaliação sistêmica, a estrutura corresponde às características mais estáveis da assistência de saúde, envolvendo tal assistência desde a estrutura física e a disponibilidade de equipamentos até a capacitação dos indivíduos que prestem a assistência, chegando à organização dos serviços.
A propósito do modo de avaliar o desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.
Entre os desafios da gestão por evidências, é fator crítico aprender com o erro e reorientar ações que ampliem os conhecimentos para a aquisição de melhorias.
A dinâmica do processo motivacional, bem assim os fatores que induzem ou favorecem a motivação têm sido objeto de estudo por diversas teorias, entre as quais a que aponta a concepção negativa da natureza humana, predicando que o homem médio não gosta do trabalho e precisa ser controlado e dirigido, representando
A propósito do modo de avaliar o desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.
A avaliação do desempenho por meio dos programas de acreditação hospitalar tem sido uma prática pouco explorada e direcionada apenas para a satisfação do usuário.
Numa palestra aos recém-contratados da empresa, o palestrante diz que os novos funcionários estão ingressando numa organização inteligente e inovadora, numa organização capaz de gerir o conhecimento de modo estruturado e integrado’.
Com base nessa afirmação, conclui-se que essa empresa
O empreendedorismo corporativo não é um fenômeno espontâneo. A cultura empreendedora precisa ser semeada e colhida adequadamente, ou seja, a organização deve criar uma cultura que incentive e desenvolva o espírito empreendedor de seus colaboradores. Analise as assertivas a seguir, relativas às dimensões-chave de uma orientação empreendedora. I. A dimensão "assumir riscos" refere-se à propensão que a organização tem para praticar ações que permitam a superação de rivais de maneira consistente e substancial. II. A dimensão "capacidade de inovação" sugere que as pessoas sejam parte de uma organização líder e não apenas seguidoras de outras. III. A dimensão "agressividade competitiva" é a propensão que a organização tem para praticar ações que permitam que ela supere suas rivais de maneira consistente e substancial.
Quando as necessidades humanas não são atendidas o resultado é frustração. A frustração também pode ser uma motivação poderosa para a ação humana. Desses comportamentos são: