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Para o terceiro ciclo do ensino fundamental 5ª e 6ª séries/6° e 7° anos), os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem o eixo temático "História das Relações Sociais, da cultura e do trabalho", que se desdobra em dois subtemas: "As relações sociais e a natureza" e As relações de trabalho".

O eixo temático e os subtemas remetem ao estudo de questões sociais relacionadas a:

I - Real idade dos alunos.

II - Acontecimentos históricos e suas relações e durações no tempo.

III - Conceitos históricos e seus conceitos.

IV - Como cada sociedade organizava a divisão do tralha entre indivíduos e grupos sociais.

V - Organizações Políticas Internacionais.

Estão de acordo com o eixo temático e subtemas do terceiro ciclo do ensino fundamental as afirmativas:


Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social

brasileira é marcada pela

A Constituição do Estado da Paraíba, votada pela Assembleia Legislativa, estabeleceu em seus princípios educacionais:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a História como área escolar obrigatória surgiu com a criação do(a):

Conforme Delgado (2005), a questão agrária no Brasil, desde os anos 1960, é gerida no sentido da adoção de melhorias técnicas com o intuito de aumentar a oferta de alimentos. Neste sentido, é CORRETO afirmar:

Atribuindo que o estudo da história e seu rigor metodológico precisam seguir certos compromissos, é correto afirmar que:

Em 1932 foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova liderado por Fernando de Azevedo. Tal Manifesto se caracterizou fundamentalmente pela defesa da (o) binômio abaixo:

Considerando que a Norma ISO 10015 traz vários benefícios para as empresas que a adotam, assinale a alternativa correta quanto a essa norma e aos respectivos benefícios.

Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido "ao povo e ao governo", esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.

D. Saviani. O legado educacional do "Longo Século XX" brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.

A escola para todos, amparada na perspectiva da educação como uma função eminentemente pública, orientada pelos princípios de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e unicidade, é um dos pontos centrais do Manifesto dos Pioneiros.

Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido "ao povo e ao governo", esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.

D. Saviani. O legado educacional do "Longo Século XX" brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.

Demandas que continuam em pauta hoje, como a construção de um sistema nacional de educação, articulando os diferentes níveis de ensino, da educação infantil à universidade, já se faziam presentes no Manifesto dos Pioneiros.

No que se refere à pesquisa participante, instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os itens a seguir.

As proposições da pesquisa participante contribuem para o trabalho docente emancipador, devido ao seu caráter crítico-reflexivo e à sua perspectiva transformadora.

Nos anos de 1950 e de 1960, disseminou-se no Brasil uma concepção de educação fundamentada na “teoria do capital humano”. Nessa perspectiva, a educação passou a ser compreendida como:

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

Segundo a abordagem tradicional de planejamento, que se apoia na teoria positivista, as ações de planejamento cabem aos especialistas que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos.

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da
psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.

O pensamento pedagógico brasileiro constitui-se do esforço de análise crítica de vários autores ao pensamento pedagógico

oficial. Uma das sínteses mais conhecidas é a

de Dermeval Saviani, que identifica na história da educação as seguintes tendências:

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