Dentre as atribuições que competem ao Assistente de Educação, não caracteriza sua função:
O fracasso escolar é uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola. Os aspectos que diretamente estão relacionados ao fracasso escolar são:
Diante das competências específicas da área de Ciências Humanas, o componente curricular de História deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências, dentre elas deve ser destacada:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“A configuração do marco explicativo __________________ para os processos de educação escolar deu-se, entre outras influências, a partir da psicologia ____________________, da teoria sociointeracionista e das explicações da atividade significativa. Vários autores partiram dessas ideias para desenvolver e conceitualizar as várias dimensões envolvidas na educação escolar, trazendo ______________________ contribuições à teoria e à prática educativa."
A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O uso dessa ferramenta possibilita a criança, EXCETO:
A tendência Pedagógica Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo formando mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho. Nesse método de ensino, o aluno é visto como:
“No pós-guerra, a realidade tornou-se mais complexa. O desenvolvimento do capitalismo afastou-se cada vez mais da fase concorrencial e penetrou na fase monopolista do grande capital. A urbanização acentuouse e megalópoles começaram a se constituir. O espaço agrário sofreu as modificações estruturais comandadas pela_____________________, em função da industrialização e da mecanização das atividades agrícolas em várias partes do mundo; as realidades locais passaram a se articular em uma rede de escala mundial. Cada lugar ou região deixou de explicar-se por si mesmo." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia). Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:
A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
O processo escolar de alunos com necessidades especiais tem início na educação infantil. Qual a idade mínima para ingresso? Assinale a alternativa CORRETA.
Na história do ensino de Arte no Brasil, ao longo dos anos 1920 e 1970, as escolas tinham por experiência no que diz respeito a esta modalidade de ensino, uma influência da estética modernista, tendo uma base nas tendências da Escola Nova. Considerado isso é possível afirmar que:
O quadro “Operários", de Tarsila do Amaral, foi pintado em 1933 e busca representar, entre outras coisas, o crescimento urbano que o país experimentava à época.
No mesmo período, iniciou-se uma intensa expansão do número de vagas nas escolas públicas brasileiras, incentivada pelo:
A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, valorizando as raízes próprias das diferentes regiões do País. Essa concepção de escola exige:
É consensual a impossibilidade de estudar a História de todos os tempos e sociedades. Torna-se necessário fazer seleções baseadas em determinados critérios para estabelecer os conteúdos a serem ensinados. A seleção de conteúdos na história do ensino da área tem sido variada, sendo feita geralmente segundo uma tradição já consolidada, mas permanentemente rearticulada de acordo com temas relevantes a cada momento histórico. Os conteúdos expressam três grandes intenções:
I- Favorecer o conhecimento de diversas sociedades, por meio de estudos que considerem especificamente as temporalidades contemporâneas.
II- Propiciar a compreensão de que as histórias individuais e coletivas se integram e fazem parte da História.
III- Contribuir para a formação intelectual e cultural dos estudantes.
Indique a alternativa correta:
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos saberes da docência na área da educação do campo.
( ) Tardif (2006) salienta a importância do acolhimento da experiência coletiva e individual do professor para a construção dos saberes docentes. Para esse autor, os saberes docentes são incorporados às experiências coletiva e individual sob a forma de habitus e de habilidade de saber, saber fazer e saber ser, representando a cultura docente em ação.
( ) Um dos problemas que impossibilitam a incorporação da vida campesina, da identidade do campo, da vida, história, memória, saberes e lutas do sujeito do campo no interior da escola, como parte da práxis pedagógica, é o fato de o próprio docente não ter reconhecido o seu saber, suas memórias, sua vida e experiências, sua autoria e criatividade profissional, pois são regidos a uma conformação de identidade que o homogeneíza.
( ) O saber do cotidiano e da realidade, na qual está inserido o educando, não necessita fazer parte da formação do professor. Este é o único conhecimento que pode ficar ausente da formação. O conhecimento das políticas do campo é suficiente para dar a competência ao professor para atuar no meio socioeducativo dos educandos.
( ) A realidade de exclusão em que se situam, ainda hoje, os educadores do campo determina, de antemão, os limites do ensinar e do aprender nesse contexto.
Assinale a sequência CORRETA:
Leia o fragmento abaixo e indique a opção com o conceito que melhor completam as lacunas.
“A perspectiva sócio histórica ancora-se, dentre outras, na teoria de Vygotsky que aponta novos paradigmas para a compreensão do desenvolvimento humano. Essa teoria, fundamentada no materialismo histórico-dialético, ________________________________________. Vygotsky, em sua teoria social do desenvolvimento humano, compreende o sujeito como constituído e construído nas relações sociais, via linguagem. Ele afirma também que, na ontogênese, deve ser considerada não só a linha natural, biológica, mas também a linha cultural, social, histórica."
(Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)