Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 45 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Dentre as atribuições que competem ao Assistente de Educação, não caracteriza sua função:

O fracasso escolar é uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola. Os aspectos que diretamente estão relacionados ao fracasso escolar são:

Diante das competências específicas da área de Ciências Humanas, o componente curricular de História deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências, dentre elas deve ser destacada:

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

A configuração do marco explicativo __________________ para os processos de educação escolar deu-se, entre outras influências, a partir da psicologia ____________________, da teoria sociointeracionista e das explicações da atividade significativa. Vários autores partiram dessas ideias para desenvolver e conceitualizar as várias dimensões envolvidas na educação escolar, trazendo ______________________ contribuições à teoria e à prática educativa."

A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O uso dessa ferramenta possibilita a criança, EXCETO:

A tendência Pedagógica Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo formando mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho. Nesse método de ensino, o aluno é visto como:

“No pós-guerra, a realidade tornou-se mais complexa. O desenvolvimento do capitalismo afastou-se cada vez mais da fase concorrencial e penetrou na fase monopolista do grande capital. A urbanização acentuouse e megalópoles começaram a se constituir. O espaço agrário sofreu as modificações estruturais comandadas pela_____________________, em função da industrialização e da mecanização das atividades agrícolas em várias partes do mundo; as realidades locais passaram a se articular em uma rede de escala mundial. Cada lugar ou região deixou de explicar-se por si mesmo." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia). Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

O processo escolar de alunos com necessidades especiais tem início na educação infantil. Qual a idade mínima para ingresso? Assinale a alternativa CORRETA.

Na história do ensino de Arte no Brasil, ao longo dos anos 1920 e 1970, as escolas tinham por experiência no que diz respeito a esta modalidade de ensino, uma influência da estética modernista, tendo uma base nas tendências da Escola Nova. Considerado isso é possível afirmar que:


O quadro “Operários", de Tarsila do Amaral, foi pintado em 1933 e busca representar, entre outras coisas, o crescimento urbano que o país experimentava à época.

No mesmo período, iniciou-se uma intensa expansão do número de vagas nas escolas públicas brasileiras, incentivada pelo:

A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, valorizando as raízes próprias das diferentes regiões do País. Essa concepção de escola exige:

É consensual a impossibilidade de estudar a História de todos os tempos e sociedades. Torna-se necessário fazer seleções baseadas em determinados critérios para estabelecer os conteúdos a serem ensinados. A seleção de conteúdos na história do ensino da área tem sido variada, sendo feita geralmente segundo uma tradição já consolidada, mas permanentemente rearticulada de acordo com temas relevantes a cada momento histórico. Os conteúdos expressam três grandes intenções:

I- Favorecer o conhecimento de diversas sociedades, por meio de estudos que considerem especificamente as temporalidades contemporâneas.
II- Propiciar a compreensão de que as histórias individuais e coletivas se integram e fazem parte da História.
III- Contribuir para a formação intelectual e cultural dos estudantes.

Indique a alternativa correta:

Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos saberes da docência na área da educação do campo.

( ) Tardif (2006) salienta a importância do acolhimento da experiência coletiva e individual do professor para a construção dos saberes docentes. Para esse autor, os saberes docentes são incorporados às experiências coletiva e individual sob a forma de habitus e de habilidade de saber, saber fazer e saber ser, representando a cultura docente em ação.

( ) Um dos problemas que impossibilitam a incorporação da vida campesina, da identidade do campo, da vida, história, memória, saberes e lutas do sujeito do campo no interior da escola, como parte da práxis pedagógica, é o fato de o próprio docente não ter reconhecido o seu saber, suas memórias, sua vida e experiências, sua autoria e criatividade profissional, pois são regidos a uma conformação de identidade que o homogeneíza.

( ) O saber do cotidiano e da realidade, na qual está inserido o educando, não necessita fazer parte da formação do professor. Este é o único conhecimento que pode ficar ausente da formação. O conhecimento das políticas do campo é suficiente para dar a competência ao professor para atuar no meio socioeducativo dos educandos.

( ) A realidade de exclusão em que se situam, ainda hoje, os educadores do campo determina, de antemão, os limites do ensinar e do aprender nesse contexto.

Assinale a sequência CORRETA:

Leia o fragmento abaixo e indique a opção com o conceito que melhor completam as lacunas.

“A perspectiva sócio histórica ancora-se, dentre outras, na teoria de Vygotsky que aponta novos paradigmas para a compreensão do desenvolvimento humano. Essa teoria, fundamentada no materialismo histórico-dialético, ________________________________________. Vygotsky, em sua teoria social do desenvolvimento humano, compreende o sujeito como constituído e construído nas relações sociais, via linguagem. Ele afirma também que, na ontogênese, deve ser considerada não só a linha natural, biológica, mas também a linha cultural, social, histórica."

(Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282