Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A área da Supervisão Educacional vem ganhando diferentes contornos no decorrer do seu processo histórico, suas funções/atribuições foram sendo modificado de acordo com as transformações ocorridas em âmbito social, político, econômico e educacional. Logicamente o supervisor escolar, em suas ações, pode delinear o início de uma nova era educacional, onde haja mais coletividade e o ensino seja buscado com qualidade, priorizando o aluno e valorizando as experiências significativas.
Analise as afirmativas:
I- ( ) No atual contexto da educação brasileira, cresce a importância do supervisor educacional, que representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o processo educacional. Sabe-se que o Supervisor Escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere.
II- ( ) Diante das perspectivas de inovação o supervisor escolar representa uma figura de inovação. Aquele profissional que assume o papel fundamental de decodificar as necessidades, tanto da administração escolar, a fim de fazer com que sejam cumpridas as normas e como facilitador da atividade docente, garantindo o sucesso do aprendizado. Contudo, a ação supervisora tornarse-á sem efeito se não for integrada com os demais especialistas em educação, (Orientador Escolar, Secretário Escolar e Administrador Escolar) respectivamente.
III- ( ) A única função do supervisor de ensino se resume em realizar reuniões mensais para discutir as dificuldades em sala de aula, procurando promover ações que viabilizem a recuperação dos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem. O supervisor deverá confeccionar uma ficha de acompanhamento individual do aluno, onde os professores deverão mensalmente analisar e preencher quadro de estatística de desenvolvimento e evolução.
IV- ( ) Nos dias atuais percebe-se o uso dos termos Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica, estes são dois elementos compreendidos por muitos sujeitos como termos sinônimos, ou seja, na literatura que debate estes temas, muitas vezes, encontra-se o mesmo conceito para caracterizar a Coordenação e a Supervisão Escolar
V- ( ) A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; porém ele é apenas um solucionador de problemas relacionados à prevenção da indisciplina na escola.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282