De acordo com Soares (2005), eram características da seleção e do tratamento oferecido
aos surdos no Instituto Nacional de Surdos–Mudos do Rio de Janeiro, EXCETO:
A Libras é regida por parâmetros que se combinam na formação dos sinais. Relacione os
sinais da COLUNA I conforme o parâmetro pelo qual são opostos na COLUNA II.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a Lei nº 10.436 que Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras
providências, assinale a alternativa INCORRETA.
No processo de aquisição de linguagem das crianças surdas, as diferentes abordagens
possuem enfoques diferentes, que acabam direcionando formas diferentes de se
trabalharem metodologias para o ensino/aprendizagem dessas crianças.
Relacione os teóricos da COLUNA I que melhor representam as características das
abordagens na COLUNA II.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique as palavras no quadro abaixo, na ordem em que foram escritas, usando–se o
alfabeto manual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes a sentimentos:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A Lei nº 12.319/10 afirma que o intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela
inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial,
I. pela honestidade e discrição em seu trabalho, mas lembrando que a lei não prevê o direito de sigilo da informação
recebida;
II. pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero;
III. pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir, desde que eles não contrariem opiniões e
princípios pessoais do tradutor;
IV. pelas postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional;
V. pela solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição
social e econômica daqueles que dele necessitem;
VI. pelo conhecimento das especificidades da comunidade surda;
VII. pela divulgação plena da necessidade de remuneração e condições de trabalho adequadas aos profissionais da
LIBRAS.
Estão corretas apenas as afirmativas dos itens
Considerando a estrutura morfológica da LIBRAS, as frases negativas podem ser feitas por meio de três processos. São eles:
Quadros, no livro “O tradutor e intérprete da língua brasileira de sinais e língua portuguesa”, apresenta as competências que
um profissional tradutor-intérprete deve desenvolver, a saber:
I. competência linguística: habilidade em manipular com as línguas envolvidas no processo de interpretação
(habilidades em entender o objetivo da linguagem usada em todas as suas nuanças e habilidade em expressar
corretamente, fluentemente e claramente a mesma informação na língua-alvo);
II. competência para transferência: não é qualquer um que conheça duas línguas que tem capacidade para transferir a
linguagem de uma língua para a outra, pois essa competência envolve habilidade para compreender a articulação
do significado no discurso da língua-fonte, habilidade para interpretar o significado da língua-fonte para a línguaalvo;
III. competência metodológica: habilidade em usar diferentes modos de interpretação (simultâneo, consecutivo, etc);
IV. competência na área: conhecimento requerido para compreender o conteúdo de uma mensagem que está sendo
interpretada;
V. competência bicultural: profundo conhecimento das culturas que subjazem as línguas envolvidas no processo de
interpretação;
VI. competência técnica: habilidade para posicionar-se apropriadamente nas situações necessárias.
Quantas dessas seis competências estão corretas?
Os verbos na LIBRAS estão divididos nas seguintes classes:
Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a
alternativa que contém apenas proposição(ões)
verdadeira(s ) sobre os tipos de movimento e
orientação que faz( m) parte da estrutura gramatical
da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS:
Iniciativas de alguns pesquisadores da área da surdez
vêm apresentando uma forma de registrar, no papel,
os sinais que são produzidos no espaço. Qual o nome
desse sistema de notação e quem o criou ou
desenvolveu?
Analise as afirmativas abaixo sobre Educação bilíngue no contexto da educação inclusiva
e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Se a língua de sinais é uma língua natural, aprendida de forma sistematizada; e a
língua oral é aprendida de forma espontânea, as pessoas surdas têm o direito de
ser ensinadas na língua de sinais.
( ) A maior importância da inclusão de alunos surdos está em colocá–los fisicamente
nas escolas comuns, compreendendo que eles devem submeter–se à cultura e à
língua majoritária, sem que as diferenças sociais e linguísticas existentes tenham
alguma importância.
( ) O oralismo é considerado uma imposição social de uma maioria linguística sobre
uma minoria linguística sem expressão.
( ) A LDB prevê atendimento educacional especializado na escola regular, porém
admite que, nos casos de necessidades específicas de alunos que impeçam que
este aluno se desenvolva satisfatoriamente nas classes existentes, que este aluno
teria direito de ser educado em classe ou serviço especial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com Soares (2005), no Instituto Nacional de Surdos–Mudos do Rio de Janeiro,
o ensino da escrita para os surdos não era privilegiado porque
Observe as duas sequências de sinais abaixo.
Ambas representam, na Libras: