Conforme Soares (2005), aos alunos do Instituto Nacional de Surdos–Mudos que não
seriam destinados “para a carreira das letras", ou seja, para aqueles a quem não seria
ensinada a linguagem escrita, o ensino profissionalizante deveria levar em conta alguns
fatores.
Analise as seguintes afirmativas e assinale a INCORRETA.
Leia os textos a seguir de Soares (2005).
“Às professoras especializadas, carinhosamente preparadas pelo Instituto Nacional de
Educação de Surdos, (...) ofereço estes ensinamentos por mim colhidos em fontes
idôneas, na experiência bem–sucedida de outros povos e na minha própria experiência,
como auxílio à intensificação da campanha de redenção da criança deficiente da audição
e da fala, numa patriótica e educativa contribuição ao progresso (...)."
“As crianças surdas serão muito mais felizes e alcançarão o nível das demais crianças,
que no seio da sociedade vivem, quando nós lhes ensinarmos a falar e a compreender o
que os outros dizem."
De acordo com o autor, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a
proposta educacional defendida.
A sequência de sinais apresentados abaixo forma uma estrutura sintática em Libras.
Conforme Quadros e Karnopp (2004), a construção acima está associada a qual estrutura?
Na elaboração de um sinal em Libras, existem algumas propriedades e algumas
restrições que são impostas pelo sistema perceptual (visual) e outras pelo sistema
articulatório (fisiologia das mãos). Essas restrições fazem com que os sinais sejam mais
facilmente produzidos e percebidos, produzindo, assim, um sistema linguístico com uma
complexidade controlada.
Assinale a alternativa que NÃO faz parte das restrições requeridas para a boa–formação
de sinais.
O Decreto 5626 regulamenta a Lei nº 10.436 e o Art. 18 da Lei nº 10.098.
De acordo com esse Decreto
A obra de Vigotsky tem influenciado diversos autores atuais na busca de compreender
melhor o pensamento, a aquisição da linguagem, o processo de aprendizagem e o
desenvolvimento da criança surda.
De acordo Vigotsky, assinale a alternativa CORRETA.
Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes a meios de transporte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as proposições abaixo e aponte entre elas
aquela que apresenta o nome de um dos primeiros
linguistas a estudar uma língua de sinais, dando a ela,
um tratamento linguístico. Este autor apresentou,
ainda, uma análise descritiva da língua de sinais
americana, revolucionando a linguística na época, pois
até então, todos os estudos linguísticos
concentravam-se nas análises de línguas faladas.
Em Libras, no nível da sintaxe, as marcações nãomanuais
são responsáveis por indicar determinados
tipos de construções, como sentenças negativas,
interrogativas, afirmativas, condicionais, relativas,
construções com tópico e com foco. Sobre as
sentenças negativas é correto afirmar que:
A Lei Nº 10.436/02 afirma que a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, definindo Libras como forma de comunicação e expressão
O ano de 1880 marcou profundamente a história dos surdos no mundo todo, principalmente no que diz respeito às questões educacionais. Assinale a alternativa que apresente corretamente o evento ocorrido no ano mencionado.
De acordo com princípios éticos, são deveres fundamentais do tradutor e intérprete de LIBRAS, no exercício de sua função:
I. ser uma pessoa de alto caráter moral, honesta, consciente, confidente e de equilíbrio emocional;
II. adotar uma conduta adequada de se vestir, sem adereços, mantendo a dignidade da profissão e não chamando
atenção indevida sobre si mesmo, durante o exercício da função;
III. manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a
menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo;
IV. interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o pensamento, a intenção e o espírito
do palestrante;
V. reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, procurando assistência de outros
intérpretes e/ou profissionais, quando necessário, especialmente em palestras técnicas.
Quantas dessas cinco indicações de deveres estão corretas?
Traduzir uma fala, ou um texto, envolve um conjunto complexo de habilidades e competências. O profissional tradutorintérprete
deverá saber lidar com essa linguagem viva, composta por um amplo conjunto de informações simultâneas, que
envolve o cotidiano em que está envolvido. De acordo com Quadros, diante dessa realidade, poderão ser solicitadas
diferentes propostas de modelos de processamento no ato da tradução e interpretação. Considerando o chamado “Modelo
Cognitivo”, o processo pelo qual o intérprete passa, apresenta os seguintes passos:
Mensagem original > Recepção e compreensão > Análise e internalização > Expressão e avaliação > Mensagem interpretada
para a língua-alvo
Desse modo, está correto afirmar que os três passos a serem seguidos pelo intérprete, no modelo cognitivo, na ordem como
aparecem acima, são:
Identifique a forma de se perceber a pessoa surda de acordo com cada concepção ou
visão.
Relacione as concepções na COLUNA II com as definições na COLUNA I.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a aprendizagem de Libras por ouvintes, é INCORRETO afirmar que o aprendiz
dessa língua