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Conforme o Decreto que regulamenta a Lei de Libras, para garantir o ensino da Língua Portuguesa para pessoas surdas, as instituições federais de ensino devem realizar as seguintes ações, EXCETO:

Na história da educação dos surdos, a língua de sinais foi amplamente utilizada com resultados bastante positivos.
Que fato veio interromper esse uso e quando isso aconteceu?

Relacione os conceitos na COLUNA II com as definições na COLUNA I


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

São características da comunicação total, EXCETO:

Quadros (1997) apresenta em seu livro resultados de algumas experiências da proposta bilíngue. Ela conclui que há variações entre as formas de aplicar essa abordagem, mas que as conquistas alcançadas apresentam alguns aspectos semelhantes.
Assinale a alternativa que NÃO CARACTERIZA aspectos da proposta bilíngue.

Analise as afirmativas abaixo sobre legislação para surdos e assinale com V as

verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na Lei nº 10.098 são definidas condições de acessibilidade que garantam

autonomia da pessoa portadora de deficiência que tenha qualquer barreira que

sirva de obstáculo ao recebimento de mensagens por intermédio dos meios ou

sistemas de comunicação, sejam ou não de massa.

( ) A Lei nº 10.098 dispõe que a acessibilidade inclui prioritariamente a garantia de

que as crianças surdas possam estudar em classes comuns junto com outras

crianças ouvintes, para adquirirem o português através do convívio com essas

crianças.

( ) De acordo com a Lei nº 10.098 os sinais de tráfego, semáforos, postes de

iluminação ou placas devem conter, inclusive, sinais em Libras que facilitem a

compreensão das pessoas com surdez.

( ) De acordo com a Lei nº 10.098 os serviços de radiodifusão sonora e de sons e

imagens deverão apresentar plano de medidas técnicas com uso de língua de

sinais ou legenda para garantir o acesso às pessoas com deficiência auditiva.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

De acordo com Quadros (2004), o ato de interpretar envolve vários elementos.

Assinale a alternativa que NÃO CARACTERIZA o ato de interpretar.

Analise as afirmativas abaixo sobre a atuação do professor no contexto da educação

inclusiva e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O professor regente deve ter conhecimento da Libras, para saber interagir com o

aluno surdo em sala de aula.

( ) O professor regente deve procurar discutir com o IE aspectos das aulas que

poderiam ser conduzidos de outra forma, para melhor atender ao aluno surdo.

( ) É responsabilidade do IE criar recursos adicionais – para além da Libras, a fim de

favorecer a interpretação e a construção de sentidos pelos alunos surdos

(cartazes, desenhos, entre outros).

( ) As questões de disciplina e atenção dos alunos surdos são de responsabilidade do

IE, pois a responsabilidade da sala de aula deve ficar dividida entre os dois

profissionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Identifique as palavras no quadro abaixo, na ordem em que foram escritas, usando–se o

alfabeto manual.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Relacione os conceitos em português na COLUNA I que identificam os sinais na

COLUNA II.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes a profissões:


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Observe as seis afirmações seguintes, que se referem ao alfabeto manual da Libras: I. É uma língua utilizada pela comunidade surda no Brasil;
II. É um código de representação gestual das letras alfabéticas;
III. Com o alfabeto datilológico é possível soletrar 27 diferentes letras (considerando também o “ç”);
IV. É utilizado para soletrar nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas ou palavras que ainda não possuem sinais correspondentes;
V. O alfabeto datilológico é o mesmo em todos os países onde se utiliza língua de sinais;
VI. Cada país tem seu próprio alfabeto manual, sendo que no Brasil, além do alfabeto datilológico comum, temos um alfabeto manual tátil, realizado com as duas mãos, para comunicação com interlocutores surdo-cegos.
Quais dessas afirmações estão corretas?

De acordo com a legislação, como o modelo de bilinguismo adotado para a educação de surdos no Brasil compreende o ensino da língua oral? fim de resguardar o direito de opção da família ou do próprio aluno por sua cultura surda.

Leia atentamente as afirmativas abaixo e reconheça se são falsas (F ) ou verdadeiras (V ). ( ) A LIBRAS é uma língua universal.
( ) A LIBRAS possui gramática própria.
( ) Não é possível expressar conceitos abstratos em LIBRAS.
( ) Existe gírias e variações regionais em LIBRAS.
( ) A LIBRAS é uma forma de comunicação em que é preciso soletrar todas as palavras. ( ) Existe polissemia em LIBRAS.
Assinale a alternativa que representa o correto preenchimento dos parênteses.

Em uma proposta inclusiva, para o aluno com surdez,

o Atendimento Educacional Especializado (AEE)

requer o desenvolvimento de três momentos didáticopedagógicos.

Quais são esses momentos? Analise as

proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa

que contém a( s) resposta(s ) CORRETA(S ):

I.Momento do Atendimento Educacional

Especializado em Libras na escola

comum, em que todos os conhecimentos

dos diferentes conteúdos curriculares

são explicados nessa língua por um

professor, sendo este preferencialmente

surdo.

II.Momento do Atendimento Educacional

Especializado para o ensino de Libras na

escola comum, no qual os alunos com

surdez terão aulas de Libras, favorecendo

o conhecimento e a aquisição,

principalmente, de termos científicos.

III.Momento do Atendimento Educacional

Especializado para o ensino da Língua

Portuguesa, no qual são trabalhadas as

especificidades dessa língua para

pessoas com surdez.

IV.Momento do Atendimento Educacional

Especializado para o ensino da Língua

Portuguesa em sua modalidade oral, para

que pessoas com surdez possam se

comunicar com mais facilidade com os

ouvintes, facilitando, assim, o processo

de inclusão.

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