Conforme o Decreto que regulamenta a Lei de Libras, para garantir o ensino da Língua Portuguesa para pessoas surdas, as instituições federais de ensino devem realizar as seguintes ações, EXCETO:
Na história da educação dos surdos, a língua de sinais foi amplamente utilizada com
resultados bastante positivos.
Que fato veio interromper esse uso e quando isso aconteceu?
Relacione os conceitos na COLUNA II com as definições na COLUNA I
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
São características da comunicação total, EXCETO:
Quadros (1997) apresenta em seu livro resultados de algumas experiências da proposta
bilíngue. Ela conclui que há variações entre as formas de aplicar essa abordagem, mas
que as conquistas alcançadas apresentam alguns aspectos semelhantes.
Assinale a alternativa que NÃO CARACTERIZA aspectos da proposta bilíngue.
Analise as afirmativas abaixo sobre legislação para surdos e assinale com V as
verdadeiras e com F as falsas.
( ) Na Lei nº 10.098 são definidas condições de acessibilidade que garantam
autonomia da pessoa portadora de deficiência que tenha qualquer barreira que
sirva de obstáculo ao recebimento de mensagens por intermédio dos meios ou
sistemas de comunicação, sejam ou não de massa.
( ) A Lei nº 10.098 dispõe que a acessibilidade inclui prioritariamente a garantia de
que as crianças surdas possam estudar em classes comuns junto com outras
crianças ouvintes, para adquirirem o português através do convívio com essas
crianças.
( ) De acordo com a Lei nº 10.098 os sinais de tráfego, semáforos, postes de
iluminação ou placas devem conter, inclusive, sinais em Libras que facilitem a
compreensão das pessoas com surdez.
( ) De acordo com a Lei nº 10.098 os serviços de radiodifusão sonora e de sons e
imagens deverão apresentar plano de medidas técnicas com uso de língua de
sinais ou legenda para garantir o acesso às pessoas com deficiência auditiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com Quadros (2004), o ato de interpretar envolve vários elementos.
Assinale a alternativa que NÃO CARACTERIZA o ato de interpretar.
Analise as afirmativas abaixo sobre a atuação do professor no contexto da educação
inclusiva e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O professor regente deve ter conhecimento da Libras, para saber interagir com o
aluno surdo em sala de aula.
( ) O professor regente deve procurar discutir com o IE aspectos das aulas que
poderiam ser conduzidos de outra forma, para melhor atender ao aluno surdo.
( ) É responsabilidade do IE criar recursos adicionais – para além da Libras, a fim de
favorecer a interpretação e a construção de sentidos pelos alunos surdos
(cartazes, desenhos, entre outros).
( ) As questões de disciplina e atenção dos alunos surdos são de responsabilidade do
IE, pois a responsabilidade da sala de aula deve ficar dividida entre os dois
profissionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique as palavras no quadro abaixo, na ordem em que foram escritas, usando–se o
alfabeto manual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Relacione os conceitos em português na COLUNA I que identificam os sinais na
COLUNA II.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes a profissões:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Observe as seis afirmações seguintes, que se referem ao alfabeto manual da Libras:
I. É uma língua utilizada pela comunidade surda no Brasil;
II. É um código de representação gestual das letras alfabéticas;
III. Com o alfabeto datilológico é possível soletrar 27 diferentes letras (considerando também o “ç”);
IV. É utilizado para soletrar nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas ou palavras que ainda não possuem sinais
correspondentes;
V. O alfabeto datilológico é o mesmo em todos os países onde se utiliza língua de sinais;
VI. Cada país tem seu próprio alfabeto manual, sendo que no Brasil, além do alfabeto datilológico comum, temos um
alfabeto manual tátil, realizado com as duas mãos, para comunicação com interlocutores surdo-cegos.
Quais dessas afirmações estão corretas?
De acordo com a legislação, como o modelo de bilinguismo adotado para a educação de surdos no Brasil compreende o ensino da língua oral? fim de resguardar o direito de opção da família ou do próprio aluno por sua cultura surda.
Leia atentamente as afirmativas abaixo e reconheça se são falsas (F ) ou verdadeiras (V ).
( ) A LIBRAS é uma língua universal.
( ) A LIBRAS possui gramática própria.
( ) Não é possível expressar conceitos abstratos em LIBRAS.
( ) Existe gírias e variações regionais em LIBRAS.
( ) A LIBRAS é uma forma de comunicação em que é preciso soletrar todas as palavras.
( ) Existe polissemia em LIBRAS.
Assinale a alternativa que representa o correto preenchimento dos parênteses.
Em uma proposta inclusiva, para o aluno com surdez,
o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
requer o desenvolvimento de três momentos didáticopedagógicos.
Quais são esses momentos? Analise as
proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa
que contém a( s) resposta(s ) CORRETA(S ):
I.Momento do Atendimento Educacional
Especializado em Libras na escola
comum, em que todos os conhecimentos
dos diferentes conteúdos curriculares
são explicados nessa língua por um
professor, sendo este preferencialmente
surdo.
II.Momento do Atendimento Educacional
Especializado para o ensino de Libras na
escola comum, no qual os alunos com
surdez terão aulas de Libras, favorecendo
o conhecimento e a aquisição,
principalmente, de termos científicos.
III.Momento do Atendimento Educacional
Especializado para o ensino da Língua
Portuguesa, no qual são trabalhadas as
especificidades dessa língua para
pessoas com surdez.
IV.Momento do Atendimento Educacional
Especializado para o ensino da Língua
Portuguesa em sua modalidade oral, para
que pessoas com surdez possam se
comunicar com mais facilidade com os
ouvintes, facilitando, assim, o processo
de inclusão.