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Five words/phrases have been omitted from the text above. The alternative containing the words/phrases that respectively best complete the gaps is:

According to the text, it is INCORRECT to state that:

The alternative below that provides the correct order of the sentences above is:

The alternative with the correct prepositions respectively resulting from the nominalization in the groups of sentences below is:
They released the video in 1998. The release ___ the video took place in 1998
The law was amended last week. The amendment ___ the law occurred last week.
The war drained the country’s resources. The war was a drain ___ the country’s resources.

Analise as proposições, a seguir, sobre o uso de

expressões faciais e, em seguida, assinale a

alternativa que contém apenas aquelas que forem

CORRETAS:

I.As expressões faciais não são utilizadas

em todas as línguas, apenas as línguas

de sinais fazem uso deste recurso não

verbal.

II.Nas línguas de sinais, as expressões

faciais desempenham uma função

gramatical.

III.As expressões faciais gramaticais estão

relacionadas a certas estruturas

específicas, tanto no nível da morfologia

quando no nível da sintaxe e são

obrigatórias nas línguas de sinais em

contextos determinados.

IV.Em virtude de serem específicas das

línguas de sinais, as expressões faciais

precisam ser analisadas a partir da forma

como os surdos a utilizam.

Na Libras, alguns sinais se formam por composição.

Neste processo de formação do sinal, duas ou mais

raízes se combinam e dá origem a outra forma, outro

sinal. Esta composição é aqui representada pelo sinal

gráfico circunflexo (^ ), as raízes encontram-se em letra

maiúscula e o novo sinal que surge encontra-se em

minúsculo e entre aspas. Das alternativas abaixo, qual

apresenta CORRETAMENTE os sinais com esta

estruturação por composição?

Sabemos que Língua de Sinais é uma forma de

comunicação e expressão, de natureza visual-motora,

com estrutura gramatical própria. Sabemos, ainda,

que em cada região do mundo onde há uma

comunidade surda constituída há uma língua de sinais

que difere das demais. Sendo assim, qual alternativa

contém o nome da língua de sinais oficial dos surdos

brasileiros reconhecida pela lei 10.436, de 24 de abril

de 2002?

Analise as proposições e, a seguir, assinale a

alternativa que contém apenas aquelas que forem

verdadeiras em relação à cultura surda:

I.O teatro surdo é parte integrante da

cultura surda, pois com muito

profissionalismo e seriedade, aborda

questões relacionadas à educação e à

visão de mundo a partir do próprio

universo surdo.

II.O cinema mudo que retrata as comédias e

as tragédias surdas ao longo da história

de existência do povo surdo é um

elemento cultural surdo.

III.As músicas compostas pelos surdos, via

de regra, cantam as situações

vivenciadas por eles em suas relações

amorosas.

IV.A Língua de sinais constitui o mais

evidente e mais significativo elemento

cultural dos surdos e com a qual podem

expressar seus pensamentos.

O sistema ‘SignWriting’ pode ser corretamente definido como

Ao longo da história de educação de surdos, diferentes metodologias e abordagens foram defendidas e aplicadas. Dentre elas, podemos destacar três, cujas características principais estão descritas abaixo:
I. “Baseado em muitas técnicas, seu foco principal era desenvolver a fala e a leitura orofacial. O pressuposto básico era de quem sem essas competências, o surdo não poderia se comunicar. A língua de sinais era proibida”. II. “Considerada uma situação intermediária, essa abordagem não descartava a utilização da língua de sinais.
Baseava-se na premissa básica de que toda forma de comunicação era válida, sendo que nenhum método deveria ser enfatizado ou proibido”.
III. “Abordagem que prevê a aquisição precoce da língua de sinais, sem descartar a necessidade de desenvolvimento da língua da sociedade a qual o surdo pertence. A fala é vista como uma possibilidade, e não como uma necessidade, e seu ensino não é mais o objetivo principal da escola. Está ancorada nos princípios de valorização multicultural e das identidades surdas”.
Assinale a única alternativa que apresenta corretamente essas concepções e suas respectivas definições, na ordem em que aparecem.

Quatro são os parâmetros para realização de um sinal – Configuração de Mãos (CM), Ponto de Articulação (PA ), Movimento (M ) e Orientação (O ). Observe as três situações abaixo e assinale a única alternativa que apresente exemplos correspondentes aos agrupamentos indicados, na ordem em que aparecem.
I – Sinais realizados com a mesma CM, mas com PA diferentes;
II – Sinais realizados com CM e PA iguais;
III – Sinais realizados com o mesmo PA, mas com CM diferentes.

Considerando o Modelo Bilíngue e Bicultural de tradução e interpretação – modelo que apresenta uma consideração especial quanto à postura do intérprete e seu comportamento em relação às línguas e culturas envolvidas – analise as afirmativas: I. Nesse modelo, a ênfase está no significado e não nas palavras exclusivamente;
II. Nesse modelo, a ênfase está na utilização das palavras exatamente iguais às utilizadas na língua-fonte, mesmo que isso possa comprometer o significado na língua-alvo;
III. Cultura e contexto apresentam um papel importante em qualquer mensagem;
IV. Cultura e contexto apresentam um papel importante apenas em discursos históricos e políticos;
V. O tempo é considerado o problema crítico (a atividade é exercida em tempo real envolvendo processos mentais de curto e longo prazos);
VI. A interpretação adequada é definida em termos de como a mensagem original é retida e passada para a língua alvo considerando-se também a reação da audiência;
VII. A interpretação adequada é definida em termos de como a mensagem original é literalmente passada para a língua alvo, independente da compreensão ou não da plateia presente.
Quantas dessas sete afirmativas estão corretas?

Perlin aponta as múltiplas identidades das pessoas surdas que se apresentam na

comunidade. Relacione as identidades na COLUNA II com as definições na COLUNA I.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Como a maioria das crianças surdas provém de famílias ouvintes, a Libras não é

adquirida naturalmente por essas crianças desde o nascimento e elas precisam passar

por um processo em que essa língua lhes seja ensinada.

Sobre o ensino da Libras a crianças surdas, assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com Soares (2005), um dos primeiros educadores de surdos foi

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