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Em relação às normas e aos critérios tratados na Lei nº 10.098 sobre a acessibilidade nos

Sistemas de Comunicação e Sinalização.

Com relação às pessoas com deficiência auditiva e surdez, assinale a alternativa

INCORRETA.

São preceitos éticos que o intérprete deve seguir para realizar o seu trabalho, EXCETO:

Lacerda (2009) aponta algumas características fundamentais do Intérprete Educacional

(IE).

Assinale a alternativa em que estão apresentadas as características INCORRETAMENTE.

Quadros (1997), com base em Davies (1994), aponta três aspectos básicos que são

característicos de um professor em escola bilíngue para surdos.

Assinale a alternativa que NÃO é uma característica de um professor em escola bilíngue.

Relacione os conceitos em português na COLUNA I que identificam os sinais na

COLUNA II.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes à família:


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Na Libras, os sinais são formados a partir dos

parâmetros: configuração de mãos, movimento,

orientação e ponto de articulação, que podem ser

comparados a “pedacinhos" de um sinal. Contudo, o

processo de formação de alguns sinais pode ocorrer

por meio da modificação por adição à raiz, modificação

interna da raiz, por derivação ou por composição. Com

relação à modificação por adição à raiz é CORRETO

afirmar que:

I.São modificações que aparecem como

sufixo, elas se incorporam em alguns

verbos: a raiz, que possui um determinado

movimento em um primeiro momento,

finaliza-se com um movimento contrário, que

caracteriza a negação incorporada; como

nos verbos: QUERER / QUERER-NÃO;

GOSTAR / GOSTAR-NÃO.

II.São modificações que aparecem como flexão

que, por meio da direcionalidade, marca as

pessoas do discurso fazendo com que a raiz

se inverta ou até adquira uma forma em arco.

III.São modificações que aparecem como

acréscimo de um marcador de concordância

de gênero que, por meio de configurações de

mãos (classificadores), especifica a coisa:

objeto plano vertical/horizontal, redondo etc.

IV.São modificações que aparecem como

infixo, ela se incorpora simultaneamente à

raiz por meio do movimento ou expressão

corporal: TER / TER-NÃO; PODER / PODERNÃO.

As pessoas que têm boa fluência em Libras fazem uso

de um recurso dessa língua para classificar o

substantivo, estabelecer concordância, ou ainda, para

atribuir qualidade a alguma coisa. Este recurso é

chamado de CLASSIFICADOR. Analise as alternativas

abaixo e assinale aquela que explica o verdadeiro

significado desse recurso:

Perlin (1998) em seu texto Identidade Surda e Inclusão

defende a existência de diferentes identidades surdas

tendo em vista que o sujeito se constrói quando

estabelece contatos com o meio e vive situações

diferenciadas de representação. Estas identidades

são: Identidades surdas flutuantes – Identidades

surdas inconformadas – Identidades surdas de

transição – Identidades surdas híbridas – Identidades

surdas. Analise as proposições e, a seguir, assinale a

alternativa que contém apenas proposições

verdadeiras sobre as identidades surdas

inconformadas ou socialmente incapazes:

I.São identidades presentes nos surdos

que foram mantidos sob o cativeiro da

hegemônica representação da identidade

ouvinte e que passam para a comunidade

surda.

II.São identidades em que os ouvintes

veem o surdo como deficiente e os

surdos não conseguem captar a

representação da identidade ouvinte.

III.São identidades em que é visível o

domínio determinante do ouvinte, sendo

os surdos forçados a viverem a situação

imposta como que conformados a ela.

IV.São identidades em que os ouvintes

determinam comportamentos, vida e

aprendizados dos surdos.

De acordo com a Lei nº 12.319/10 – que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – são atribuições deste profissional, no exercício de suas competências: I. efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
II. opinar, discutir e traduzir apenas informações coerentes com o cotidiano e a integridade moral da pessoa surda. Interferindo no discurso do palestrante, caso este contrarie a opinião pessoal do tradutor;
III. interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas unicamente nas instituições de ensino em nível fundamental e médio, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;
IV. interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental e médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;
V. atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos;
VI. atuar no apoio à organização de atividades recreativas e didáticas em instituições de ensino e repartições públicas;
VII. prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.
Estão corretas apenas as afirmativas dos itens

QUADROS (2004) indica que existem 4 parâmetros observados na formação dos sinais: Configuração de Mãos (CM), Ponto de Articulação (PA ), Movimento (M ) e Orientação (O ), além de aspectos não manuais.
( ) “Envolve desde os movimentos internos das mãos, os movimentos do pulso e os movimentos direcionais no espaço até o conjunto de movimentos no mesmo sinal”.
( ) “É o lugar, no corpo ou no espaço, em que o sinal é realizado”.
( ) “É a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal”.
( ) “Refere-se às formas que as mãos assumem na produção dos sinais”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características de cada um dos parâmetros apresentados, na ordem em que aparecem.

Quadros, no livro O tradutor e intérprete da língua brasileira de sinais e língua portuguesa, afirma: “O intérprete educacional é aquele que atua como profissional intérprete de língua de sinais na educação. É a área de interpretação mais requisitada atualmente”. A autora apresenta algumas das características e dificuldades desse trabalho, afirmando que as competências e responsabilidades desses profissionais não são tão fáceis de serem determinadas. Principalmente por questões éticas e também por conta da própria formação do intérprete, sendo que muitas vezes o papel do intérprete em sala de aula acaba sendo confundido com o papel do professor. O conceito que melhor expressa a função do intérprete educacional em sala de aula é

Leia atentamente esta afirmativa: “O fato é que não existe uma identidade exclusiva e única, como a identidade surda. Ela éconstruída por papéis sociais diferentes (pode-se ser surdo, rico, heterossexual, branco, professor, pai, etc.). Elas são determinadas pelas práticas sociais, impregnadas por relações simbólicas de poder.”
Mesmo não havendo uma identidade única da pessoa surda, um elemento significativo na produção das subjetividades é

Leia atentamente a definição abaixo e assinale a alternativa que complete corretamente a afirmativa:
Os __________ são sinais que, substituindo o nome que as precedem, podem vir junto com o verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Funcionam como partes dos verbos de movimento, localização, ou para descrever tamanhos e formas de objetos.

O Decreto que regulamenta a Lei de Libras determina que essa língua deva ser incluída como disciplina curricular nas Universidades.
Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao Decreto, no que diz respeito à inclusão da disciplina de Libras.

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