Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 290 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Acerca da ITIL, julgue os itens que se seguem

A meta do gerenciamento de acesso da ITIL é prevenir incidentes recorrentes.

Julgue os itens seguintes à luz do ITIL, versão 3.

A realização do gerenciamento do catálogo de serviço garante uma fonte única de informações sobre todos os serviços que estão operacionais e sobre os que estão sendo preparados para entrar em operação, sendo esse gerenciamento subdivido em serviços de negócio e serviços técnicos.

Existem vários processos ITIL que constam da fase de

Operação de Serviços (Service Operation). Alguns

desses processos inclusos são:

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos e

fundamentos de ITIL, COBIT e CMMI.

No ITIL, o processo Melhoria Contínua do Serviço é suportado por dois processos de gerenciamento de serviço, como o processo de relato de serviço e o de medição de serviço. O relato de serviço é composto por relatórios de serviço, a partir de dados coletados e monitorados durante a entrega do serviço.

A ITIL, considerada uma fonte de boas práticas, é utilizada pelas organizações para estabelecer e melhorar as

capacitações em gerenciamento de serviços. O núcleo da ITIL é composto por 5 publicações. Relacione o tipo de

publicação às respectivas características.

1.Desenho do Serviço.

2.Melhoria Contínua do Serviço.

3.Operação do Serviço.

4.Transição do Serviço.

5.Estratégia do Serviço.

( ) Orienta sobre como as políticas e processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados,

desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos ao longo do ciclo de vida de serviço. Entre os tópicos

abordados nessa publicação, estão os ativos de serviço, o catálogo de serviços, o gerenciamento financeiro, o

gerenciamento de portfólio de serviços, o desenvolvimento organizacional, os riscos estratégicos etc.

( ) Fornece orientação para o desenho e desenvolvimento dos serviços e dos processos de gerenciamento de

serviços, detalhando aspectos do gerenciamento do catálogo de serviços, do nível de serviço, da capacidade,

da disponibilidade, da continuidade, da segurança da informação e dos fornecedores, além de mudanças e

melhorias necessárias para manter ou agregar valor aos clientes ao longo do ciclo de vida de serviço.

( ) Orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas,

detalhando os processos de planejamento e suporte à transição, gerenciamento de mudanças, gerenciamento

de configuração e dos ativos de serviço, gerenciamento da liberação e distribuição, teste e validação de serviço,

avaliação e gerenciamento do conhecimento.

( ) Descreve a fase do ciclo de vida do gerenciamento de serviços que é responsável pelas atividades do dia a dia,

orientando sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz e detalhando os

processos de gerenciamento de eventos, incidentes, problemas, acesso e de execução de requisições.

( ) Orienta, através de princípios, práticas e métodos de gerenciamento da qualidade, sobre como fazer

sistematicamente melhorias incrementais e de larga escala na qualidade do serviço, nas metas de eficiência

operacional, na continuidade do serviço etc., com base no modelo PDCA preconizado pela ISO/IEC 20000.

A sequência está correta em

De acordo com o ITIL, os ativos de um cliente, que podem ser recursos (resources) ou habilidades (capabilities), fornecem a base para a determinação do valor de um serviço. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Acerca da ITIL, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento de serviço é um conjunto especializado de habilidades organizacionais que propiciem o fornecimento de valor aos clientes em forma de serviço.

De acordo com a ITIL, há quatro atributos ou perspectivas para explicar o conceito de gerenciamento de serviços de TI (IT service management). São alguns desses atributos, EXCETO:

A respeito da ITIL V3, julgue os itens subsecutivos.

O desenho do serviço é influenciado por alterações nas necessidades de negócio e melhorias de serviços. O ITIL preconiza que deve ser adotada uma abordagem estruturada e holística para o desenho dos serviços, com vistas a garantir a consistência e a integração com o negócio.

Construir e testar os serviços especificados para atender às solicitações dos stakeholders, são atividades relacionadas pelo ITIL no processo de Gerenciamento

Considere:

Um compromisso documentado em um acordo de nível de serviço (SLA), segundo o ITIL, trata-se de ....I.... de nível de serviço ...II..... de nível de serviço.

Preenchem correta e respectivamente as lacunas I e II acima:

Segundo o ITIL, na fase de categorização de incidentes, para poder analisar os tipos e frequências de incidentes e poder estabelecer as tendências para seu uso em
Gerenciamento de Problemas, Gestão de Fornecedores e outras atividades, é importante que

À luz da legislação pertinente a contratações de TI pela administração pública, julgue os itens que se seguem

Não há base legal para a exigência de atendimento de nível de serviço (qualidade e desempenho) em contratos públicos de TI, mas apenas boas práticas — como, por exemplo, o ITIL —, que foram incorporadas à IN-4

About the factors in strategic assessment on ITIL, choose the correct alternative.

Dentre os processos que compõem a fase de Operação de Serviços do ITIL encontra-se o processo de

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282