Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A ITIL, considerada uma fonte de boas práticas, é utilizada pelas organizações para estabelecer e melhorar as

capacitações em gerenciamento de serviços. O núcleo da ITIL é composto por 5 publicações. Relacione o tipo de

publicação às respectivas características.

1.Desenho do Serviço.

2.Melhoria Contínua do Serviço.

3.Operação do Serviço.

4.Transição do Serviço.

5.Estratégia do Serviço.

( ) Orienta sobre como as políticas e processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados,

desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos ao longo do ciclo de vida de serviço. Entre os tópicos

abordados nessa publicação, estão os ativos de serviço, o catálogo de serviços, o gerenciamento financeiro, o

gerenciamento de portfólio de serviços, o desenvolvimento organizacional, os riscos estratégicos etc.

( ) Fornece orientação para o desenho e desenvolvimento dos serviços e dos processos de gerenciamento de

serviços, detalhando aspectos do gerenciamento do catálogo de serviços, do nível de serviço, da capacidade,

da disponibilidade, da continuidade, da segurança da informação e dos fornecedores, além de mudanças e

melhorias necessárias para manter ou agregar valor aos clientes ao longo do ciclo de vida de serviço.

( ) Orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas,

detalhando os processos de planejamento e suporte à transição, gerenciamento de mudanças, gerenciamento

de configuração e dos ativos de serviço, gerenciamento da liberação e distribuição, teste e validação de serviço,

avaliação e gerenciamento do conhecimento.

( ) Descreve a fase do ciclo de vida do gerenciamento de serviços que é responsável pelas atividades do dia a dia,

orientando sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz e detalhando os

processos de gerenciamento de eventos, incidentes, problemas, acesso e de execução de requisições.

( ) Orienta, através de princípios, práticas e métodos de gerenciamento da qualidade, sobre como fazer

sistematicamente melhorias incrementais e de larga escala na qualidade do serviço, nas metas de eficiência

operacional, na continuidade do serviço etc., com base no modelo PDCA preconizado pela ISO/IEC 20000.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282