No final do século XVIII e no princípio do seguinte, o termo germânico Kultur era utilizado
para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra
francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo.
Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês
Culture, que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui
conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer capacidade ou hábitos
adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade". Com essa definição, Tylor
abrangia em uma só palavra todas as possibilidades de realização, além de marcar
fortemente o aprendizado da cultura em oposição à ideia de aquisição inata, transmitida
por mecanismos biológicos. (...). O homem é o resultado do meio cultural em que foi
socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o
conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam.
A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as
invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado
do esforço de toda uma comunidade. (...)
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 24edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
ed,2009 P.25.45
A distinção e a relação entre determinismo e liberdade ou natureza e cultura deve-se
essencialmente ao fato de
Deveis saber, portanto, que existem duas formas de se combater: uma, pelas leis; outra,
pela força. A primeira é própria do homem; a segunda, dos animais. Como, porém, muitas
vezes, a primeira não é suficiente, é preciso recorrer à segunda. Ao Príncipe torna-se
necessário, porém, saber empregar convenientemente o animal e o homem. [...] E uma
sem a outra é a origem da instabilidade. Sendo, portanto, um príncipe obrigado a bem
servir-se da natureza da besta, deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois
este não tem defesa alguma contra os laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois,
ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos. Os que se fazem
unicamente de leões não entendem de Estado. Por isso, um príncipe prudente não pode
nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as
causas que o determinaram cessem de existir. Se os homens todos fossem bons, esse
preceito seria mau. Mas, dado que são maus, e que não a observariam a teu respeito,
também não és obrigado a cumpri-la para com eles.
MAQUIAVEL.N. O príncipe. Cap. XVIII. Trad., Lívio Xavier. São Paulo: Folha de são Paulo, 2010 p. 40
Com base no fragmento acima, é CORRETO afirmar que a virtude política, em Maquiavel,
Uma das diferenças do trabalho de Nicolau Maquiavel em relação aos conhecimentos
pré–científicos anterior ao Renascimento é que ele
“Não é o sujeito epistemológico que efetua a síntese, é o corpo; quando sai de sua
dispersão, se ordena, se dirige por todos os meios para um termo único de seu
movimento, e quando, pelo fenômeno da sinergia, uma intenção única se concebe nele."
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto ribeiro de Moura São
Paulo: Martins Fontes, 2006 p.312
Em conformidade com essa visão de percepção, assinale a alternativa CORRETA.
Leia os fragmentos a seguir, extraídos do diálogo entre Sócrates e Mênon:
SÓCRATES ___ Vês, Mênon, que não lhe estou a ensinar nada e que me limito a
interrogá-lo? Neste momento ele julga saber qual é o comprimento do lado que dá um
quadrado de oito pés. Concordas comigo?
MÊNON ___ Sim.
SÓCRATES ___ Mas sabe-o?
MÊNON ___ Certamente que não, [...]
SÓCRATES ___ Vês, Mênon, a distância que ele já percorreu no percurso da
reminiscência? A princípio, não sabendo o lado do quadrado de oito pés, que aliás ainda
não sabe, julgava sabê-lo e respondia com segurança, como se soubesse, sem qualquer
sentido da dificuldade. Agora tem consciência do seu embaraço e, embora não saiba,
pelo menos não julga que sabe.
PLATÃO. Mênon. [84] Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio / São Paulo: Edições Loyola, 2001 .Tradução de
Maura Iglesias. [Mênon, 84].
Com base nesses fragmentos e em outras informações, o método socrático é
essencialmente caracterizado por
Leias os fragmentos a seguir.
O ingresso da massa na atividade política, causa originária e característica da democracia,
é um pressuposto histórico necessário para se colocarem conscientemente os problemas
eternos que com tanta profundidade o pensamento grego se colocou naquela fase da sua
evolução e legou à posteridade.
W. Jaeger, Paidéia. São Paulo: Martins fontes, 2001 p. 337
“O homem é a medida de todas as coisas, daquelas que são por aquilo que são e
daquelas que não são por aquilo que não são". (Protágoras)
A partir desses fragmentos, a presença dos sofistas na emergente democracia grega
significou
Leia o fragmento a seguir:
Uma ciência não é meramente um “corpo de fatos". Será, no mínimo, uma coleção, e
como tal depende dos interesses do colecionador, de um ponto de vista. Em ciência, esse
ponto de vista é determinado por uma teoria científica; isto é, escolhemos dentre a infinita
variedade de fatos e dentre a infinita variedade de aspectos dos fatos aqueles fatos e
aspectos que são interessantes porque ligados a alguma teoria científica mais ou menos
preconcebida. O método da ciência reside na procura de fatos que possam refutar a
teoria.
Karl POPPER. A sociedade aberta e seus inimigos. Tomo 2. 3ª edição. São Paulo: Itatiaia, 1998 p.267-268
Com base nesse fragmento e em outras informações sobre a concepção de Karl Popper
sobre a atividade científica, é CORRETO afirmar que ela é o saber que
O povo, por si, quer sempre o bem, mas por si nem sempre o encontra. A vontade geral é
sempre certa, mas o julgamento que a orienta nem sempre é esclarecido. (...) Os
particulares discernem o bem que rejeitam; o público quer o bem que não discerne. Todos
necessitam, igualmente, de guias. A uns é preciso obrigar a conformar a vontade à razão,
a outro, ensinar a conhecer o que quer. Então, das luzes públicas resulta a união do
entendimento e da vontade no corpo social, daí o perfeito concurso das partes e, enfim, a
maior força do todo. Eis donde nasce a necessidade de um Legislador.(...)
Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade
para, por assim dizer, mudar a natureza humana, transformar cada ser individual, que por
si mesmo é um todo perfeito e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo
modo esse indivíduo recebe sua vida e seu ser; alterar a constituição do homem para
fortificá-la, substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da
natureza, por uma existência parcial e moral.
ROUSSEAU, J. Jacques, Do contrato social. Livro segundo. Trad. Lourdes Santos Machado. 5ª ed. São
Paulo: Nova Cultural, 1991 p.56-57
A partir desse fragmento, a ideia de governo da natureza humana expressa que
A consciência não pode nunca ser outra coisa, senão o ser consciente e o ser dos
homens é seu processo de vida real. E se, em toda ideologia, os homens e suas relações
nos parecem postos de cabeça para baixo como numa câmera escura, esse fenômeno
decorre de seu processo de vida histórica, absolutamente como a inversão dos objetos na
retina decorre de seu processo de vida diretamente física.
MARX, ideologia alemã. In: VV. AA. Os filósofos através dos textos. De Platão a Sartre. Tradução de
Constança Terezinha M. César. São Paulo: Paulus, 1997 P.253-254
A partir desse fragmento e considerando o pensamento filosófico, econômico e político de
Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta a concepção de ideologia expressa por
Marx.
O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque
primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer.
Assim, não há natureza humana (...). Mas se verdadeiramente a existência precede a
essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do
existencialismo é o de pôr todo homem no domínio do que ele é de lhe atribuir a total
responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por
si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita
individualidade, mas que é responsável por todos os homens.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1973 p. 11-12
Com base nesse fragmento, a partir do existencialismo de Sartre, sobre o tema da
condição humana é CORRETO afirmar que
Na tradição filosófica em que predomina a abordagem metafísica herdada dos gregos
busca-se a unidade na multiplicidade dos seres, ou seja, a essência que caracteriza cada
coisa. [...]. É assim que Kant, no século XVIII, diz que “o fim da educação é desenvolver,
em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". O educador polonês
Suchodolski chama de essencialista essa tendência que marca a pedagogia durante
longo período da história da educação e ainda hoje coexiste com outras tendências. Os
limites dessa abordagem se acham na visão parcial do problema educacional.
Excessivamente centrado no interior do indivíduo e nas formas ideais que determinam a
priori o que é o homem e como deve ser a educação.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2ed. São Paulo: Moderna, 1996 p.112-113
A concepção de educação está profundamente vinculada à concepção de homem que se
pretende educar.
Considerando-se as diferentes concepções históricas de homem, que seguiram essa
visão transcrita no fragmento acima, é CORRETO afirmar que
Cada príncipe deve desejar ser tido como piedoso e não como cruel: apesar disso, deve
cuidar de empregar convenientemente essa piedade. César Borgia era considerado cruel;
contudo, sua crueldade havia reerguido a Romanha e conseguido uni-la e conduzi-la à
paz e à fidelidade. O que, bem considerado, mostrará que ele foi muito mais piedoso do
que o povo florentino, o qual, para evitar a pecha de cruel, deixou que Pistoia fosse
destruída. Não deve, portanto, importar ao Príncipe a qualificação de cruel para manter
seus súditos unidos e leais, porque, com raras exceções, é ele mais piedoso do que
aqueles que por muita clemência deixam acontecer desordens, das quais podem nascer
assassínios ou rapinagem.
MAQUIAVEL.N. O príncipe. Cap. XVII. Trad. Livio Xavier. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010 p. 38
A partir do fragmento acima, sobre o poder e a ação do príncipe Maquiavel é CORRETO
afirmar que
Com relação à ética, assinale a alternativa INCORRETA.
19
“A partir da década de 1960 surgem propostas de inspiração tecnicista, baseadas na
convicção de que a escola só se tornaria eficaz, se adotasse o modelo empresarial [...]. A
tendência tecnicista aplicada à educação surge nos EUA. Em seguida, seus teóricos e
técnicos passam a influenciar os países latino-americanos em via de desenvolvimento."
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3 ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,
2006 p.171 (Adaptado)
Entre os objetivos da escola estruturada a partir do modelo empresarial, destaca-se a
preocupação em
“A percepção sinestésica é a regra, e, se não percebemos isso, é porque o saber
científico desloca a experiência e porque desaprendemos a ver, a ouvir e, em geral, a
sentir, para deduzir de nossa organização corporal e do mundo tal como concebe o físico
aquilo que devemos ver, ouvir e sentir."
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto ribeiro de Moura. São Paulo:
Martins Fontes, 2006, p.308
Merleau-Ponty traz uma concepção de percepção como