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Santo Agostinho desenvolve sua teoria para o processo do

conhecimento a partir de:

Um dos principais fi lósofos do Empirismo do período clássico

foi Francis Bacon. São dois aspectos de sua contribuição filosófica:

A virtude é defi nida por Spinoza (2013, 2 ed.) como aquilo

que contribui para o ser humano conservar o seu ser, ou seja, a

sua autopreservação. Neste sentido, a virtude consiste em agir

conforme a natureza, isto é, de acordo com:

Segundo Marcondes (2013), para Hegel o modo de compreensão

do sujeito é necessariamente:

O pensamento mítico faz parte de uma tradição cultural que

antecedeu o pensamento fi losófi co-científi co na Grécia antiga.

Um dos elementos centrais desse pensamento para explicitar a

realidade é:

Em sua obra “A Filosofi a na Idade Média", Étienne Gilson

(2013), ao analisar a cultura patrística latina, afi rma “que o ideal que

dominava essa cultura se encontra nas obras de Cícero". Para esse

fi lósofo, “o homem só se distingue dos animais pela linguagem".

Cícero considerava como “virtude e arte suprema":

O Empirismo constitui-se, a partir do século XVI, uma das

correntes formadoras do pensamento moderno. Os empiristas

rejeitam a noção:

Em sua grande obra “Ética", Spinoza faz uma distinção entre

“o bem e o mal" e em sua compreensão sobre o bem apresenta a

seguinte proposição:

Hegel, em sua obra A fenomenologia do espírito, analisa as

etapas do progresso da consciência, estabelecendo como ponto

de partida a:

Segundo Marcondes (2013), Sartre caracteriza o homem

como:

De acordo com Bettencourt apud Rezende (2012), para

Aristóteles, “a fi losofi a implica o abandono do senso comum e o

despertar da consciência crítica". Esse abandono do senso comum

ocorre em virtude:

O pensamento de Descartes pretende fundamentar e legitimar

a possibilidade do conhecimento científi co e com isso refutar:

Segundo Marcondes (2013), "Hume, o mais radical dos empiristas",

questiona dois princípios fundamentais da tradição fi losófica:

Em sua “Terceira dissertação sobre o que significam ideais

ascéticos", Nietzsche a inicia analisando os artistas e os elimina de

imediato. Para o autor, “eles estão longe de se colocar no mundo

e contra o mundo". Segundo o filósofo, o significado desses ideais

para esse grupo é:

A liberdade é o tema central do pensamento sartreano. Ao

desenvolver o tema, Sartre recusa:

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