É vedada a cobrança do imposto sobre serviços de qualquer natureza no caso de
Com relação ao regime jurídico-administrativo, assinale a opção correta.
Acerca da organização político-administrativa e da administração pública, assinale a opção correta.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os órgãos responsáveis pela admissão de acusação contra o presidente da República e pelo seu processo e julgamento no caso de cometimento de crime de responsabilidade.
Com relação às condições de elegibilidade e aos partidos políticos, assinale a opção correta.
Em 2006, um dos maiores varejistas americanos, que emprega mais
de 300 mil funcionários em suas mais de duas mil lojas espalhadas
pelo mundo e fatura mais de 100 bilhões de reais, começou a operar
no mercado chinês com seu tradicional slogan faça você mesmo.
Contudo, a estratégia revelou-se um fiasco. Em 2012, todas as lojas
na China haviam sido fechadas e a empresa retirou-se do país.
Executivos, analistas de mercado e estudiosos foram unânimes ao
afirmar o motivo do fracasso: conflito de culturas.
Robert Sutton. I; RAO, Huggy. Pontencializando a excelência: como
escalonar práticas exemplares para ter melhor desempenho. São Paulo:
HSM do Brasil, 2015 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção
correta no que diz respeito às dimensões da cultura.
Com base no disposto na Lei n.º 8.666/1993, o TRE/MT poderá praticar a dispensa de licitação
A eficiência na gestão de estoque contribui com o planejamento,
o desenvolvimento e a administração das atividades de uma
instituição. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Sabendo que a armazenagem e o controle de materiais são atividades de grande relevância para que o processo eleitoral transcorra de forma adequada, com garantia da qualidade do serviço prestado ao cidadão, assinale a opção correta.

As imagens representam as geleiras da Groenlândia, que sofreram e sofrem impactos, resultantes do(a)

A mudança apresentada na tabela é reflexo da Lei Eusébio de Queiróz que, em 1850,
Dubai é uma cidade-estado planejada para estarrecer os visitantes. São tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer. O maior shopping do tórrido Oriente Médio abriga uma pista de esqui, a orla do Golfo Pérsico ganha milionárias ilhas artificiais, o centro financeiro anuncia para breve a torre mais alta do mundo (a Burj Dubai) e tem ainda o projeto de um campo de golfe coberto! Coberto e refrigerado, para usar com sol e chuva, inverno e verão.
Disponível em: http://viagem.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).
No texto, são descritas algumas características da paisagem de uma cidade do Oriente Médio. Essas características descritas são resultado do(a)
Na sociedade democrática, as opiniões de cada um não são fortalezas ou castelos para que neles nos encerremos como forma de autoafirmação pessoal. Não só temos de ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações, como também devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões. A partir dessa perspectiva, a verdade buscada é sempre um resultado, não ponto de partida: e essa busca inclui a conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. SAVATER, F. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (adaptado).
A ideia de democracia presente no texto, baseada na concepção de Habermas acerca do discurso, defende que a verdade é um(a)
Em 1960, os 20% mais ricos da população mundial dispunham de um capital trinta vezes mais elevado do que o dos 20% mais pobres, o que já era escandaloso. Mas, ao invés de melhorar, a situação ainda se agravou. Hoje, o capital dos ricos em relação ao dos pobres é, não mais trinta, mas oitenta e duas vezes mais elevado. RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003 (adaptado).
Que característica socioeconõmica está expressa no texto?
Após ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito.
DESCARTES, R. Meditações. Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979
A proposição "eu sou, eu existo" corresponde a um dos momentos mais importantes na ruptura da filosofia do século XVII com os padrões da reflexão medieval, por
O ícone dos conflitos que assolam a região da bacia do Xingu na atualidade é o projeto da hidrelétrica de Belo Monte. Prevista para ser implantada no Médio Xingu, tem a capacidade de gerar, segundo os estudos da Eletronorte, 11 mil megawatts de energia, o que faria dela a segunda maior hidrelétrica do Brasil. Entre adesivos que refletem o teor polêmico do projeto — "Eu quero Belo Monte" e "Fora Belo Monte" —, os moradores de Altamira, cidade polo da região onde a usina deverá ser construída, se dividem. MARTINHO, N. O coração do Brasil. Horizonte Geográfico, n. 129, jun. 2010 (adaptado). Na polêmica apresentada, de acordo com a perspectiva dos trabalhadores da região, um argumento favorável e outro contrário à implementação do projeto estão, respectivamente, na
Se vamos ter mais tempo de lazer no futuro automatizado, o problema não é como as pessoas vão consumir essas unidades adicionais de tempo de lazer, mas que capacidade para a experiência terão as pessoas com esse tempo livre. Mas se a notação útil do emprego do tempo se torna menos compulsiva, as pessoas talvez tenham de reaprender algumas das artes de viver que foram perdidas na Revolução Industrial: como preencher os interstícios de seu dia com relações sociais e pessoais; como derrubar mais uma vez as barreiras entre o trabalho e a vida.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).
A partir da reflexão do historiador, um argumento contrário à transformação promovida pela Revolução Industrial na relação dos homens com o uso do tempo livre é o(a)
As autoridades de Kiribati, arquipélago do Oceano Pacífico formado por 33 atóis e uma ilha de coral, estão conscientizando sua população para que aceitem que, nas próximas décadas, terão de fugir do país. A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem desaparecer. O governo convocou os líderes de todas as ilhas para convencê-los da importância de mudar a mentalidade das pessoas, com pleno conhecimento que é uma questão muito sensível porque ameaça a própria identidade de um país. Kiribati já antecipou convênios com Austrália e Nova Zelândia para enviar seus cidadãos aos países vizinhos, algo que muitos dos moradores do arquipélago não aceitam. Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012. No texto, faz-se referência a um problema que se tornou um tema recorrente na agenda global. Nesse sentido, a preocupação apresentada pela população de Kiribati fundamenta-se na previsão de

Considerando que se queira obter 16 mols do metal em
uma reação cujo rendimento é de 80%, a massa, em
gramas, do minério necessária para obtenção do cobre
é igual a
A obtenção de sistemas coloidais estáveis depende
das interações entre as partículas dispersas e o meio
onde se encontram. Em um sistema coloidal aquoso,
cujas partículas são hidrofílicas, a adição de um solvente
orgânico miscível em água, como etanol, desestabiliza
o coloide, podendo ocorrer a agregação das partículas
preliminarmente dispersas.
A desestabilização provocada pelo etanol ocorre porque
O avanço tecnológico da medicina propicia o
desenvolvimento de tratamento para diversas doenças,
como as relacionadas à visão. As correções que utilizam
laser para o tratamento da miopia são consideradas
seguras até 12 dioptrias, dependendo da espessura e
curvatura da córnea. Para valores de dioptria superiores a
esse, o implante de lentes intraoculares é mais indicado.
Essas lentes, conhecidas como lentes fácicas (LF), são
implantadas junto à córnea, antecedendo o cristalino (C ),
sem que esse precise ser removido, formando a imagem
correta sobre a retina (R ).
O comportamento de um feixe de luz incidindo no olho
que possui um implante de lentes fácicas para correção
do problema de visão apresentado é esquematizado por
Observações astronômicas indicam que no centro
de nossa galáxia, a Via Láctea, provavelmente exista um
buraco negro cuja massa é igual a milhares de vezes a
massa do Sol. Uma técnica simples para estimar a massa
desse buraco negro consiste em observar algum objeto
que orbite ao seu redor e medir o período de uma rotação
completa, T, bem como o raio médio, R, da órbita do objeto,
que supostamente se desloca, com boa aproximação, em
movimento circular uniforme. Nessa situação, considere
que a força resultante, devido ao movimento circular, é
igual, em magnitude, à força gravitacional que o buraco
negro exerce sobre o objeto.
A partir do conhecimento do período de rotação, da
distância média e da constante gravitacional, G, a massa
do buraco negro é

Na etapa de obtenção do alumínio líquido, as reações que ocorrem no cátodo e ânodo são:
Os parasitoides são insetos diminutos, que têm
hábitos bastante peculiares: suas larvas se desenvolvem
dentro do corpo de outros animais. Em geral, cada
parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie
e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente
usados para o controle biológico de pragas agrícolas.
O uso desses insetos na agricultura traz benefícios
ambientais, pois diminui o(a)
A cafeína é um alcaloide, identificado como 1,3,7-trimetilxantina (massa molar igual a 194 g/mol), cuja estrutura química contém uma unidade de purina, conforme representado. Esse alcaloide é encontrado em grande quantidade nas sementes de café e nas folhas de chá-verde. Uma xícara de café contém, em média, 80 mg de cafeína.

Considerando que a xícara descrita contém um volume de 200 mL de café, a concentração, em mol/L, de cafeína nessa xícara é mais próxima de:
Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio. O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o
Durante uma aula experimental de física, os estudantes construíram um sistema ressonante com pêndulos simples. As características de cada pêndulo são apresentadas no quadro. Inicialmente, os estudantes colocaram apenas o pêndulo A para oscilar.

Quais pêndulos, além desse, passaram também a oscilar?
Com relação à ética e à moral, julgue os itens seguintes.
A efetivação da cidadania e a consciência coletiva da cidadania são indicadores do desenvolvimento moral e ético de uma sociedade.
Com relação à ética e à moral, julgue os itens seguintes.
A ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem
valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de
uma sociedade.
Com base na Lei n.º 8.429/1992, que trata de improbidade
administrativa, julgue os próximos itens.
As cominações da lei de improbidade administrativa alcançam os sucessores daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente.