Com base nos critérios mínimos para a definição do número e da potência de
pontos de tomadas apresentados pela ABNT NBR 5410/2008 – Instalações elétricas de baixa tensão,
assinale a alternativa que expressa corretamente o número de pontos de tomadas necessários em
um dormitório com 3m de largura e 4m de comprimento e suas respectivas potências.
Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
Quais estão corretas?
Nas linhas 20-23, tem-se um parágrafo constituído por um único período. Assinale a alternativa que apresenta o número de orações que o compõe.
Considerando o emprego da palavra “metodologias” (l. 38), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O vocábulo refere-se a um conjunto organizado de procedimentos, expressão que poderia ser empregada no texto sem alteração de seu sentido original.
( ) Trata-se de substantivo comum de dois gêneros, formado por derivação prefixal, usando o prefixo “-logia”, do latim “logos”, que significa “ciência”.
( ) Trata-se de palavra polissílaba, cujo acento tônico a classifica como oxítona.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere que todos os programas estão instalados em sua configuração padrão (default), o mouse está configurado para destros e, ainda, os programas possuem licença para o uso. Caso haja no enunciado da questão expressões com Negrito, Itálico, Sublinhado, ou ainda, “ ” (aspas), elas somente servem para chamar a atenção do(a) candidato(a).
Com base na Figura 3 abaixo, considere que o usuário digitou, no endereço de célula E2, o seguinte: =MÉDIA(A2;C1) e, logo após, pressionou a tecla Enter do teclado. Que valor conterá em E2?

Figura 3 – Visão parcial de uma planilha do programa Microsoft Excel 2016.
Para responder à questão, considere que todos os programas estão instalados em sua configuração padrão (default), o mouse está configurado para destros e, ainda, os programas possuem licença para o uso. Caso haja no enunciado da questão expressões com Negrito, Itálico, Sublinhado, ou ainda, “ ” (aspas), elas somente servem para chamar a atenção do(a) candidato(a).
O Painel de Controle é um dos elementos que compõe qual dos seguintes programas?
A partir do Decreto-Lei nº 79.822/1977, que regulamenta a Lei nº 5.766/1971 que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, quanto às Eleições, os membros do Conselho Regional serão eleitos _______________, no período ______________ dias de
antecedência, em relação à data da realização da eleição.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
De acordo com a Resolução CFP nº 003/2007, que institui a consolidação das resoluções do Conselho Federal de Psicologia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação ao entendimento dado no artigo 2º, aos termos descritos abaixo:
( ) Método: entende-se como o conjunto sistemático de procedimentos orientados para fins de produção ou aplicação de conhecimentos.
( ) Métodos Psicológicos: entende-se como toda atividade específica, coerente com os princípios gerais estabelecidos pelo método.
( ) Solução de Problemas de Ajustamento: o processo que propicia condições de autorrealização, de convivência e de desempenho para o indivíduo, o grupo, a instituição e a comunidade, mediante métodos psicológicos preventivos, psicoterápicos e de reabilitação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Certa entidade pública, no início do ano de 2019, reuniu funcionários e diretores para a elaboração do planejamento estratégico dos próximos quatro anos. Na primeira reunião, trataram de realizar a Análise SWOT ou FOFA. Quando recolheram as sugestões, dadas por escrito, havia uma
folha com a seguinte frase: “o quadro de servidores da instituição é altamente qualificado”. Tendo em vista os conceitos consagrados para o tema, pode-se dizer que a opinião descrita nessa folha se relaciona com a ideia de:
O sistema Just-in-Time trouxe uma nova visão para o processo produtivo. Foi introduzido na empresa japonesa Toyota nos anos 1950 e se tornou uma revolução na maneira de gerenciar estoques. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA em relação a esse sistema.
Os créditos adicionais são alterações qualitativas e quantitativas realizadas no orçamento. Segundo a Lei nº 4.320/1964, são créditos adicionais as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Tendo em vista o conteúdo apresentado, assinale a alternativa que apresenta conceito adequado sobre créditos adicionais suplementares.
Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.

Analise as assertivas a seguir, considerando o texto lido:
Quais estão corretas?
Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.

No texto, temos o trecho “Há outros termos que passaram batidos”, grafado no presente do indicativo. Assinale a alternativa que apresenta sua correta transposição para o pretérito imperfeito do indicativo.
Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.

Considerando o emprego dos nexos linguísticos, analise o trecho a seguir:
Na linha 43, a conjunção “ainda que” introduz a ideia de ___________, podendo ser substituída por ___________, desde que ___________ alterações no período.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Para responder à questão, considere o seguinte caso fictício:
Matheus é servidor público há mais de 5 anos, na cidade de Gramado, no cargo de Técnico em Informática. Recentemente concluiu a graduação de Análise de Sistemas e se inscreveu no Concurso Público da cidade para um cargo de acordo com sua atual formação.
Em 2017, a mãe de Matheus adoeceu e necessitou de cuidados especiais constantes. Sendo o único filho, sem outras alternativas possíveis, precisou pedir licença do trabalho para poder cuidar de sua mãe durante o tratamento. Em relação à licença por motivo de doença em pessoa da família, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, conforme disposto na Lei nº 2.912/2011.
( ) Matheus não terá prejuízo na remuneração por um período de até 3 meses de licença.
( ) Após 6 meses de licença, até 12 meses, será descontado 2/3 da remuneração de Matheus.
( ) A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for indispensável e não poder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo, o que deverá ser apurado através de acompanhamento por Assistente Social do Município.
( ) A licença poderá ser concedida a Matheus mediante comprovação médica oficial do Município.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Lista de Símbolos lógicos:
~ negação
∧ conjunção
∨ disjunção
⊕ disjunção exclusiva
→ condicional
↔ bicondicional
Suponha que seja verdadeiro o valor lógico da proposição P e falso o valor lógico das proposições Q e R. Sendo assim, avalie o valor lógico das seguintes proposições compostas:
Quais têm valor lógico verdadeiro?
Considerando as capitais no Brasil, a alternativa que apresenta um contexto verdadeiro para a afirmação Todas as cidades não são capitais de estados brasileiros é:
Com base no que estabelece a Lei nº 8.987/1995, analise as seguintes assertivas quanto à política tarifária:
Quais estão corretas?
No que se refere ao disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal (DF) acerca da ordem econômica do DF, assinale a alternativa correta.
No que tange ao disposto na Lei Complementar no 840/2011 acerca do regime disciplinar e de processos de apuração de infração disciplinar, assinale a alternativa correta.
A Constituição distribuiu o poder de tributar entre os entes federativos. Com relação aos impostos instituídos por esses entes, observados os preceitos constitucionais, assinale a alternativa correta.
A reforma trabalhista trouxe a regulamentação procedimental Exceção de Incompetência Territorial ou Relativa, ambém conhecida como Exceção Declinatória de Foro, afastando, assim, a aplicabilidade da novidade do Código de Processo Civil de 2015, que tornou a incompetência territorial como preliminar de contestação. Quanto a esse procedimento, assinale a alternativa correta.
A reforma trabalhista regulamentou a Distribuição Estática e Dinâmica do ônus da prova na Justiça do Trabalho, acordo melhorando a redação antiga do art. 818 da Consolidação das Leis do Trabalho, com fulcro nos dizeres do art. 373, do Código de Processo Civil de 2015. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), acerca das características e dos princípios, da qualidade de produtos serviços, da prevenção e reparação de danos, da proteção contratual, da defesa do consumidor em juízo e do entendimento dos tribunais superiores nas relações de consumo, assinale a alternativa correta.
Considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça acerca dos contratos bancários, assinale a alternativa correta.
Em relação ao crime de corrupção passiva, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das áreas de atuação do professor empreendedor, de acordo com o texto:
Considerando o emprego do vocábulo “que”, assinale a alternativa na qual ele é empregado como pronome relativo, relacionando-se a um substantivo e caracterizando-o.
Os países têm realizado constantemente relações econômicas entre si, almejando o crescimento de suas economias. Nesse contexto, podemos citar o BRICS, que se trata do conjunto
econômico de países considerados "emergentes"; e o bloco econômico sul-americano, MERCOSUL, que tem o objetivo de garantir a construção de uma consolidação econômica, política e social entre os países-membros, colaborando para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos que habitam os Estados que constituem o bloco. Qual o país que participa desses dois conjuntos econômicos, MERCOSUL e BRICS?