Conforme Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS): Complemente o Art. 23. Entendem-se por serviços socioassistenciais.......Assinale a alternativa CORRETA:
No âmbito da Política de Educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressam em ações que devem articular as diversas dimensões da atuação profissional. Sobre a dimensão investigativa é CORRETO afirmar:
Sobre algumas propriedades gerais dos materiais de construção assinale V(verdadeiro) e F(falso): ( )Porosidade: a propriedade que tem a matéria de não ser contínua, havendo espaços entre as massas. ( ) Durabilidade: definida como a resistência que os corpos opõem ao serem riscados. ( ) Tenacidade: a resistência que o material opõem ao choque ou percurssão. ( ) Maleabilidade ou Plasticidade: a capacidade que têm os corpos de se adelgaçarem até formarem lâminas sem, no entanto, se romperem. ( )Ductibilidade: a capacidade que têm os corpos de se reduzirem a fios sem se romperem. ( ) Dureza: a capacidade que os corpos apresentam de permanecerem inalterados com o tempo. Assinale a alternativa que condiz com a sequência CORRETA:
Sobre a representação gráfica de projetos de arquitetura :Relacione as colunas sobre tipos de plantas: I - Planta de situação: II - Planta de locação: III - Planta de edificação: ( ) Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. ( ) Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina. ( )Planta que compreende vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Pronomes pessoais são palavras usadas para indicar as pessoas do discurso: eu, tu, ele, nós, vós e eles. Assinale o pronome que completa a frase: ____ andamos por toda a rua e não o encontramos.
Uma empreiteira está construindo um loteamento. Cada quadra possui 100 metros de largura e de comprimento. Considerando que cada lote terá uma área total de 200 m². Quantos lotes cada quadra possuirá?
Em relação a psicologia e o senso comum analise as afirmativas abaixo sobre as características de psicologia e de senso comum: I-Senso comum é um campo de estudo científico. II-Psicologia é uma disciplina. III-Em Psicologia chega- se a conclusões por meio de pesquisas ou experiências. IV-Quando se fala de senso comum, usa - se as experiências anteriores. V- O senso comum tem uma base teórica clara. Estão CORRETAS as afirmativas:
A profissão de Serviço Social teve sua primeira Lei de Regulamentação aprovada em 27 de agosto de 1957. Em 1993 é aprovada uma nova Lei de Regulamentação (8.662) que estabelece nos Artigos 4º e 5º respectivamente, as competências e atribuições dos profissionais do Serviço Social. Em se tratando das atribuições privativas do profissional, considere as opções abaixo.
I. realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
II. orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;
III. elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;
IV. encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.
Quanto ao exposto em relação as atribuições privativas do Assistente Social, somente é correto o que se afirma em:
O planejamento se apresenta como um processo que se apoia em relações de confiança entre as diversas partes interessadas e influenciadas pelas decisões. De acordo com Batista (2000), o planejamento se realiza a partir de um processo de aproximações, que tem como centro de interesse a situação delimitada como objeto da intervenção profissional. Desse modo, o planejamento consiste na definição do caminho a ser percorrido para se alcançar o objetivo e envolve uma soma de iniciativas, ações e etapas que são constituídas por:
Segundo Mioto (2009), as ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias no âmbito dos processos socioassistenciais ganham materialidade e legitimidade à medida que se inscrevem de forma articulada nos processos de trabalho compartilhados nas diferentes instituições, serviços ou programas. Todavia, para se trabalhar com essas ações de forma eficaz requer: I. Conhecimento do espaço sócio ocupacional, visto que este se organiza a partir de um conjunto de princípios e finalidades voltado, especialmente, à execução de determinadas políticas sociais. II. Conhecimento das demandas/necessidades dos usuários, tanto nas suas singularidades, como no conjunto dos usuários ao longo do tempo (conhecimento cumulativo). III. O planejamento das ações que implica a definição dos objetivos dessas ações, a partir dos diferentes espaços ocupados pelos assistentes sociais nos serviços, nos programas ou nas instituições e dos sujeitos destinatários das ações. IV. O conhecimento do território onde vivem os sujeitos demandantes dos serviços, quando for necessário incluí-los nos serviços, nos programas ou nas instituições. A partir das assertivas referentes às exigências postas ao Assistente Social para trabalhar com as ações socioeducativas somente é correto.
A Lei no 12.852/2013 institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Para efeito dessa Lei são considerados jovens:
Um casal pretende ter 5 filhos. Se a chance de um filho nascer do sexo masculino é igual à chance do filho nascer do sexo feminino, a probabilidade do casal ter, no mínimo, dois filhos do sexo feminino é de
Considere a circunferência dada por e a elipse dada por
. A circunferência e a elipse se interceptam em quantos pontos?
Considere que um tetraedro regular tem a medida de cada aresta igual a 12cm. Desta forma, a medida de uma altura do tetraedro, em cm, é igual a
Considere o arco de circunferência entre os pontos A e B de acordo com a figura a seguir. O raio da circunferência que tem este arco mede