Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

São precursores da Didática:

Os instrumentos de avaliação são elementos importantes para a Didática à medida que ajudam na coleta de dados sobre a

aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, é certo garantir que:

Ao passo que os adultos reconhecem a inteligência das crianças que lhes são próximas, como filhos, netos, sobrinhos, as escolas propõem atividades não condizentes com as competências e habilidades infantis. São atividades pensadas para uma criança genérica, imatura, em dissonância com o seu nível de desenvolvimento. Tal pressuposto tem justificado a presença de atividades ditas preparatórias na educação infantil, visando à aquisição de pré-requisitos para aprendizagens posteriores do Ensino Fundamental.
Sobre o texto acima, indique a alternativa correta.

No Brasil, nem sempre foi aceita a ideia de haver um currículo para a Educação Infantil, termo em geral associado à escolarização. No entanto, a integração da Educação Infantil ao Sistema Educacional impõe a ela trabalhar com esses conceitos, diferenciando-os e articulando-os.
Assinale a alternativa correta sobre o currículo da Educação Infantil.

A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. Indique abaixo a alternativa que NÃO CONTEMPLA princípios decorrentes de estudos, pesquisas, práticas e debates desenvolvidos nos últimos anos sobre a área de Matemática no ensino fundamental.

Considere a figura abaixo.


Calcule a área de cada polígono e marque a alternativa correta.

Com base nas regras de flexão nominal e flexão verbal e com base no aspecto semântico (o sentido das palavras e da interpretação dos enunciados de acordo com o contexto), observe o seguinte excerto “Eu nunca me esqueci da história daquela outra menina” (l. 19) e aponte a alternativa em que todas as palavras desse excerto foram corretamente flexionadas apenas em número, de acordo com o contexto.

Quanto à regência do verbo deslizar no trecho “acompanhando a leitura com uma régua que ia deslizando” (l. 09 e 10), indique a alternativa cujo conteúdo está incorreto.

No dia D, o dólar comercial encerrou o pregão da bolsa de valores com uma cotação de x reais. No dia seguinte D+1, o dólar perdeu 1,02% do seu valor. Para que o dólar volte ao seu patamar original de x reais, é necessário que o seu valor correspondente ao dia D+1 aumente em qual percentual?

Milena é 4 vezes mais velha que Pedro. Há 12 anos, Milena era 7 vezes mais velha que Pedro. Daqui a 5 anos, podemos afirmar que:

Na superfície de um cilindro reto, o ponto A está no círculo da base superior e os pontos B e C estão no círculo da base inferior.

O segmento AB corresponde à altura do cilindro e o ponto C está diametralmente oposto ao ponto B. Uma formiga parte do ponto

A em direção ao ponto C, caminhado sobre a surperfície do cilindro. Sabendo que a altura e o raio da base do cilindro são iguais a 1,

a menor distância a ser percorrida pela formiga é:


Leia o poema.

SOS

tem gente morrendo de medo

tem gente morrendo de esquistossomose

tem gente morrendo de hepatite meningite sifilite

tem gente morrendo de fome

tem muita gente morrendo por muitas causas

nós que não somos médicos psiquiatras

nem ao menos bons cristãos

nos dedicamos a salvar pessoas

que como nós

sofrem de um mal misterioso: o sufoco

CHACAL, SOS. In: Samira Youssef. Poesia Marginal dos anos 70. São Paulo:Scipione, 1995, p.46

A quem se refere o pronome “nós", referido na segunda estrofe, nos versos 6º e 9º?

Desde a chegada da estrada de ferro em Ipameri, em 1913, Goiás experimentou um grande desenvolvimento

econômico, principalmente a partir da segunda metade do século XX. A chegada da estrada de ferro em Ipameri

permitiu

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião. I.Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo. II.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional. III.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções. Está correto o que se afirma em

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. No que se refere à rotina escolar, o Conselho Tutelar deverá ser acionado nas situações listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

A respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Sobre as consequências da mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Mantém as relações propostas e evocadas na elaboração curricular. ( ) Deverá romper com o silêncio e desvelar rituais pedagógicos a favor da discriminação racial. ( ) Estabelece que o trabalho acerca das questões raciais deve acontecer como uma mudança cultural e política no campo curricular. As afirmativas são, respectivamente,

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,

analisando os seguintes resultados de seus alunos na última

edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I.Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os

professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de

uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de

toda uma etapa de ensino.

II.Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas

avaliações em larga escala é o de estimular o maior

comprometimento das escolas e das redes com a melhora

dos indicadores escolares.

III.As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão

relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos

parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista. imagem O objetivo desta atividade era

Percepção e análise de produções visuais são atividades

intrínsecas à arte educação, incluindo a capacidade de

reconhecimento de linguagens da arte contemporânea, como o

hibridismo, marcado pela fusão de estilos, elementos e materiais.

Analise as imagens acima e assinale a opção que indica

corretamente exemplos de hibridismo na arte contemporânea.

Analise as imagens a seguir.

A respeito da dissolução das fronteiras entre ciência, tecnologia,

arte e natureza - própria das linguagens contemporâneas da arte

- e com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir.

I.As linguagens artísticas baseadas nas tecnologias digitais

confirmam a tendência à especialização que caracteriza o

trabalho de artistas e cientistas, treinados, respectivamente,

em saberes práticos e teóricos.

II.O uso de técnicas digitais na produção de imagens artísticas e

científicas demonstra o caráter altamente técnico da arte

contemporânea, confirmando a irredutibilidade entre

natureza e artifício.

III.Arte, ciência e tecnologia formam um campo transdisciplinar

e transmetodológico, caracterizado pela convergência de

diversos graus de artificialismo.

Assinale:

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as

afirmativas a seguir.

I.Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical,

formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como

“silenciosos".

II.Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma

execução musical, concentrando-se não na música em si, mas

em todos os sons não-musicais exteriores a ela.

III.A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em

ambiente acusticamente isolado, de modo que a música

ressoe sobre um fundo neutro.

As teses de Schafer são confirmadas

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o

debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o

movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe

uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são

aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?

Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas

a seguir.

I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,

capaz de gerar identidade e promover a interação.

II.Compreender e apreciar as diversas danças como

manifestações culturais, sem hierarquizá-las.

III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em

movimento para entender o valor dos exercícios físicos.

Assinale:

A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma

técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, assinale a

opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

Em 2005, a Coreia do Sul produziu um cãozinho clonado chamado Snuppy. Ele era o resultado da união de núcleos de células adultas, retiradas da pele da orelha de um cão da raça afghan hound macho e transferidos para óvulos previamente desnucleados. Os embriões resultantes foram implantados em fêmeas da raça labrador. A partir dos dados acima, é correto afirmar que o patrimônio genético de Snuppy é constituído

Em uma análise a respeito das inferências científicas no filme Perdido em Marte, aparece a seguinte citação: “O maior desafio de todos é conseguir que o corpo humano se adapte, sem grandes traumas, a viver por longos períodos em condições completamente diferentes daquelas em que foi moldado”. Ciência Hoje, nº 333. Com relação à ideia de que o corpo humano ... foi moldado, citada no texto, analise as afirmativas a seguir. I.As condições ambientais selecionaram, no indivíduo, os genes adequados e eliminaram os inadequados. II.As condições ambientais provocaram, no indivíduo, mutações adequadas ao ambiente em que ele se desenvolveu. III.As condições ambientais interferiram na regulação gênica no genoma do indivíduo, ligando e desligando genes, levando à sua formação (modelagem). Assinale:

A figura a seguir representa (de modo simplificado) uma seção de

uma molécula de ADN (DNA) durante a replicação. Os algarismos

representam as bases nitrogenadas constantes da molécula.

A substituição de algarismos por bases nitrogenadas pode levar a

numerosas configurações. Entre as propostas de substituição

listadas a seguir, assinale a correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282