No início de 2003, após debates em âmbito nacional, houve alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação com a sanção da conhecida Lei n° 10.639, determinando que:
Sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), leia as afirmativas.
I. Fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica - desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos.
II. Cada estado distribui os recursos de seu próprio fundo, de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de Educação Básica.
III. Todas as etapas do ensino devem receber o mesmo valor por aluno.
Está correto apenas o que se afirma em:
Na tendência liberal tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:
A integração de Machado de Assis à sociedade pela via do “embranquecimento” teria ocorrido, segundo:

Assinale a alternativa em que constam, nos termos da Constituição Federal de 1988, direitos sociais dos trabalhadores urbanos e rurais.
A Coordenação de Comunicação (CoordCom) de uma Instituição Federal de Ensino ficou responsável pela divulgação – através de um sítio eletrônico – de procedimentos, eventos e demais informações internas de caráter administrativo, com acesso exclusivo ao corpo discente. A solução recomendada para a CoordCom deve ser adotar a:
Com relação aos tempos homéricos na Grécia é correto afirmar:
I. A denominação tempos homéricos para o início da história grega foi dada porque as principais fontes para o estudo desse período são as obras atribuídas ao poeta Homero, a Ilíada e a Odisseia.
II. Os relatos sobre a expansão sobre os Aqueus na Ásia Maior estão no poema a Ilíada.
III. A narrativa sobre a vida cotidiana dos Gregos e o retorno de grandes heróis, como Ulisses está no poema a Odisseia.
IV. Os tempos Homéricos tiveram início com a invasão dos romanos em 1.200 a.C. Assinale as afirmativas Corretas:
Todas as afirmativas estão corretas, Exceto:
0 importante conceito weberiano o qual se refere "a um amplo processo de perda de influência social da religião" (DOMINGUES, J. M:1999; 134) é denominado:
Consoante a Weber (2009;14), "uma ação que, em seu curso, se determina ou se co-determina, de maneira reativa:
Marx & Engels, em O Manifesto do Partido Comunista, referem-se a um tipo de "epidemia" que, conquanto em qualquer outra época parecesse um paradoxo, é recorrente à sociedade capitalista (2005; 45). Essa "epidemia" à qual Marx & Engels remetem sua análise tem sua melhor expressão no conceito de:
À sociologia weberiana o tipo de situação social cuja transgressão resulta na reprovação e no castigo é o que fundamenta a ideia de lei e de direito. Porém, o que, para Weber (2009; 21), é decisivo no conceito de direito é a:
Segundo o Histórico-Cultural de Vygotsky, considera o sujeito um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo. Nessa perspectiva a apreensão do conhecimento se dá na interação de: Assinale a alternativa CORRETA:
No Renascimento, houve muitas mudanças em diversos campos do conhecimento humano. Tudo isso influenciou também a pintura e a arte em geral, que buscou desenvolver novas técnicas, uma nova estética e o artista começou a ter visibilidade. Sobre o Renascimento classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( )A perspectiva foi utilizada nesse movimento na busca pela harmonia e um ideal de beleza.
( )As igrejas passaram a ser questionadas, surgiu nesse período o movimento chamado Reforma.
( )Nesse movimento, a emoção foi o fator mais marcante nas obras de arte.
( )Houve um retorno à Antiguidade Clássica e uma valorização de estudos filosóficos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Se é verdade que alguns assistentes em administração sabem atender ao público, que todo assistente em administração sabe informática e que outros assistentes em administração têm dificuldade de atender ao público, então é necessariamente verdade que:
Se escolhermos ao acaso um número do conjunto {1, 2, 3,..., 300}, a probabilidade de sair um número que NÃO seja múltiplo de 4 é de:
A Regulação de Sistemas de Saúde contempla um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. Esse conjunto de ações citado está relacionado com atividades de:
A Semana de Arte Moderna foi um movimento que marcou a história da arte no Brasil aconteceu em São Paulo em 1922, vários artistas participaram da exposição com suas obras.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação ao foco da narrativa do texto, pode-se afirmar que o narrador é:
Assinale a alternativa que substitui o conectivo em destaque sem prejuízo de sentido. “voto pela proteção dos micos-leões e falho com os ursos-polares”.
“Filha de pai anarquista e mãe sufragista (...)" a palavra em destaque se refere a:
Assinale a alternativa que classifica corretamente o termo em destaque em “Casou-se com um tenente português”.
O estilo Rococó vem da palavra francesa rocaille, que significa concha. Este movimento artístico durou do início ao fim do século XVIII e tinha como principais características o exagero na ornamentação e o afastamento dos temas religiosos. Analise as sentenças a seguir:
I- Temas banais fizeram do Rococó um estilo superficial e fútil.
II- O Rococó, assim como o Barroco, surgiu na Itália.
III- Podemos destacar elementos mais rudes nas composições do Rococó.
IV- O estilo Rococó era conhecido por usar cores escuras, sombrias, revelando o espírito da época.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o vencimento e a remuneração do servidor público federal, de acordo com a Lei nº 8.112/1990, é correto afirmar que:
De acordo com a Lei nº 9.784/1999, nos processos administrativos serão observados os seguintes critérios, EXCETO:
De acordo com os artigos 15 e 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, “a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis".
O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

A adolescência é caracterizada por inúmeros elementos, dos quais pode-se considerar:
I. a perda do corpo infantil, dos pais da infância e da identidade infantil.
II. a reorganização de novas estruturas e estados de mente.
III. a entrada na fase oral.
IV. a apropriação do novo corpo; a vivência de uma nova etapa do processo de separação-individuação.
V. a construção de novos vínculos com os pais, caracterizados por menor dependência e idealização.
É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa correta:
A Lei nº 13.146 (MEC/2015) considera adaptações, modificações e ajustes necessários e apropriados que não acarretem encargos desproporcionais, a fim de garantir que a pessoa com deficiência possa exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, como:
De acordo com a proposta triangular, trabalhar com o ensino da Arte não significa apenas desenvolver atividades que liberam as emoções, mas também enfocar a arte como construção do conhecimento, realização de experiências do fazer artístico, da leitura da obra de arte, da contextualização, bem como: