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   Há um tempo, belas e boas são todas as ações justas e virtuosas. Os que as conhecem nada podem preferir-lhes. Os que não as conhecem, não somente não podem praticá-las como, se o tentam, só cometem erros. Assim praticam os sábios atos belos e bons, enquanto os que não o são só podem descambar em faltas. E se nada se faz justo, belo e bom que não pela virtude, claro é que na sabedoria se resumem a justiça e todas as mais virtudes.

XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates.Apud CHALITA, G. Vivendo a filosofia.
São Paulo: Ática, 2005.

Ao fazer referência ao conteúdo moral da filosofia socrática narrada por Xenofonte, o texto indica que a vida virtuosa está associada à

    Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos
atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta.

MANDUCO, A. Ciência política. São Paulo: Saraiva, 2011.

Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a)

“Cidadania, participação política, democracia: estas noções fundamentais, de grande atualidade, formaram-se no período das cidades-Estados da Antiguidade clássica. Naquele mundo das cidades gregas independentes e da República romana, todos estariam de acordo com a ideia de Aristóteles quanto a ser o homem um animal cuja finalidade consiste em viver, como cidadão, uma vida associativa numa cidade-Estado e com a crença de que no Estado imperam as leis, não os homens.”

CARDOSO, Ciro Flamarion S. A cidade-Estado antiga. São Paulo: Ática, 1985.

Dentre as características comuns às cidades-Estados clássicas no mundo antigo, identificamos: 

  A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.

CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.

Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

De acordo com o texto, a atuação política dos cidadãos atenienses na Antiguidade Clássica tinha como característica fundamental o(a)

Analise o gráfico a seguir.

Atenas é conhecida como berço da democracia, opondo-se ao sistema de governo oligárquico presente em outras cidades gregas.
A partir do gráfico acima, assinale a alternativa correta.

Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:

Fundada pelos dórios no século IX a.C., Esparta se desenvolveu na Península do Peloponeso e, diferentemente das demais regiões da Grécia, apresentava terras férteis. Desse modo:

Entre as marcas da democracia antiga, é correto identificar

A região sul da Península Balcânica, as ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor deram origem ao mundo grego. Essa região foi ocupada inicialmente por cretenses e, posteriormente, por aqueus (civilização micênica), dórios, jônios e eólios, povos de origem indo-europeia. Sobre essa civilização é possível afirmar corretamente que:

O regime de governo que Clístenes implantou em Atenas (509 a.C) com suas reformas foi denominado:

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização

ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e

Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos,

entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política

e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a

Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo

e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma

instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja

Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas

transformações que atingem a culminância no início da Idade

Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa

geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a

partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova

era para uma história crescentemente globalizada.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os

itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.

Situam-se na Grécia as mais antigas bases do pensamento filosófico ocidental, especialmente a partir das contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles.

Considerando a Antiguidade Clássica assinale a alternativa CORRETA:

Com relação aos tempos homéricos na Grécia é correto afirmar:

I. A denominação tempos homéricos para o início da história grega foi dada porque as principais fontes para o estudo desse período são as obras atribuídas ao poeta Homero, a Ilíada e a Odisseia.

II. Os relatos sobre a expansão sobre os Aqueus na Ásia Maior estão no poema a Ilíada.

III. A narrativa sobre a vida cotidiana dos Gregos e o retorno de grandes heróis, como Ulisses está no poema a Odisseia.

IV. Os tempos Homéricos tiveram início com a invasão dos romanos em 1.200 a.C. Assinale as afirmativas Corretas:

"As formas clientelistas atravessaram a industrialização dos anos 1940-50, a ditadura militar e, como se viu, as quase três décadas de democracia sob a Constituição de 1988, para desembocar neste governo descolado da opinião pública."

André Singer. Jornal Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/andresinger/2017/10/1931 038-a-vitoria-da-modernizacao-conservadora.shtml. Acesso em 28.10.2017.

O tema democracia se faz parte do noticiário nacional e internacional do mundo, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial. A origem deste termo é grega e remonta à Atenas.
Sobre a democracia ateniense, assinale a alternativa correta.

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