A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) reúne em um único indicador os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: complementaridade e monitoramento.
Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
Na construção do PPP dessa escola, os gestores estão colocando em prática uma concepção de política curricular.
Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
A tecnologia utilizada no curso em questão limita a aprendizagem a conceitos lineares.
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
A educação popular é um processo no qual o educador tem o papel de atribuir consciência ao educando.
Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.
Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir.
O processo de avaliação do referido curso teve como foco a aprendizagem e o crescimento dos estudantes em habilidades, conteúdos e atitudes.
No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
Os conceitos de grupo e de equipe são iguais, quando se trata dos resultados de uma instituição.
Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.
Uma noção ampla de território fomenta o papel problematizador da educação, porque indica a maneira como os bens culturais são distribuídos entre os agentes culturais e sociais.
Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.
Em uma política cultural cujas ações estejam articuladas à dimensão educativa, a participação dos agentes sociais e culturais deve ocorrer de modo consciente somente na etapa de acompanhamento dos resultados.
Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.
Registrar os mestres griôs na comunidade local e dar condições para que eles dialoguem com diferentes espaços culturais são ações que favorecem um processo educativo de reconhecimento da especificidade de ser griô.
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial é um processo educativo formal e não formal restrito a dois espaços educativos: escolas e museus.
Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.
Devido às semelhanças entre os meios de comunicação de massa e os meios de comunicação digital, a conduta do profissional que exerce atividades nesses campos de trabalho é exatamente a mesma.
Julgue o item subsecutivo, referente à comunicação pública.
A comunicação pública tem origem na comunicação governamental, mas são distintas: enquanto a comunicação pública se refere a tudo que seja destinado ao público, a comunicação governamental diz respeito a cada governo em si e ao terceiro setor.
O advento da comunicação de massa e a midiatização da cultura fazem parte do desenvolvimento industrial e são responsáveis por moldar a conduta e a cultura das pessoas. Com isso, a indústria de comunicação atingiu tanta importância nas sociedades modernas que tudo o que se sabe sobre a sociedade e sobre o mundo foi apreendido por intermédio dos meios de comunicação.
Considerando esse texto como motivador inicial, julgue o seguinte item.
A Internet tornou-se um meio essencial de comunicação em todas as esferas da sociedade, e o ciberespaço atua como instrumento de informação, recrutamento e organização de debates ideológicos e políticos, transformando-se em ferramenta essencial na divulgação de dados e na comunicação interpessoal.
A respeito das características da redação em jornais, revistas, rádio, Internet e vídeo, julgue o próximo item.
O formato chamado de diamante é utilizado na redação de textos em mídias digitais e apresenta as seguintes características: a base contém a profundidade do discurso; o topo contempla o discurso; e a ponta inferior é preenchida com o nível de controle do usuário.
A respeito de imparcialidade, objetividade e veracidade enquanto princípios da imprensa, julgue o item subsequente.
A objetividade preconiza que o profissional de comunicação se abstenha de emitir juízo de valor ao relatar cena que, por ele presenciada, será material de notícia.
Com relação à imprensa escrita, julgue o item seguinte.
A montagem final da reportagem corresponde à edição, etapa em que a complexidade do fato real é sintetizada na redação da matéria.
Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.
O assessor de imprensa de uma organização deve se relacionar de forma proativa com a imprensa externa, buscando oportunidades para colocar a empresa em evidência, abrindo espaços para que ela figure como matéria principal ou, pelo menos, como fonte.
Julgue o próximo item, relativo ao relacionamento das instituições com a imprensa, à organização de entrevistas e a produtos de assessoria de imprensa.
Dado o seu conteúdo basicamente opinativo e interpretativo, o artigo oferece uma análise sobre assunto de interesse público, razão por que tem ampla aceitação pelos veículos de comunicação.
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
Conhecido também como jornal da empresa, o house-organ é um instrumento de comunicação escrita de custo inferior ao da revista, razão por que é uma ótima opção para divulgação das informações do ambiente organizacional.
Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.
O projeto gráfico determina as características visuais da publicação e estipula um padrão a ser reproduzido em cada nova edição.
Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.
Enquanto ponto de apoio para uma página, uma fotografia constitui um elemento secundário no processo de diagramação.
Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.
O tamanho do corpo da letra determina o espacejamento natural entre uma linha e outra composição gráfica.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.
A família tipográfica é o conjunto de caracteres que possuem as mesmas características de desenho, independentemente de suas variações de peso, inclinação e corpo.
Com relação a técnicas de editoração modernas, julgue o item que se segue.
Os comprimentos das linhas de texto considerados eficientes em páginas compostas por uma única coluna variam entre quarenta e cinquenta caracteres.
O bom funcionamento da relação entre o terapeuta e a pessoa, de acordo com FIORINI (2008), depende das condições da pessoa e em maior medida do perfil do terapeuta. Assim, assinale a alternativa que NÃO se caracteriza como perfil adequado do terapeuta no processo psicoterápico.
A partir de BOCK et al. (2011) a Psicanálise é um dos sistemas mais conhecidos na psicologia. Porém, por este motivo mesmo há muitas interpretações equivocadas sobre os conceitos desta teoria/abordagem. Assim, a partir das definições psicanalíticas sobre o inconsciente, analise as assertivas abaixo.
I- No inconsciente estão elementos reativos, que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à consciência.
II- Há uma vivacidade e imediatismo no material inconsciente. Memórias muito antigas, quando liberadas à consciência, não perdem nada de sua força emocional.
III- Quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estão no inconsciente.
IV- Uma parte do inconsciente é consciente. Ali estão os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, e pulsões ou instintos.
Está CORRETO o que se afirma em
A partir de Maciel (2012) o movimento de Reforma Psiquiátrica tem início nos anos de 1970 com o surgimento dos movimentos de efervescência conceitual-filosófica que têm implicações diretas no cuidado ao doente mental. A partir das questões que nortearam a Reforma Psiquiátrica, assinale V para verdadeiro e F para falso na coluna abaixo.
( ) A Reforma Psiquiátrica questiona a instituição asilar e a prática médica, visando humanizar a assistência.
( ) A Reforma Psiquiátrica reforça o paradigma que entende a loucura como sinônimo de incapacidade e de periculosidade, adotando medidas de tutela.
( ) A Reforma Psiquiátrica foca na reabilitação ativa em detrimento da custódia e da segregação.
( ) A Reforma Psiquiátrica abandona o paradigma da razão, da produtividade, do ajustamento social e da norma.
A sequência CORRETA é:
Julgue o próximo item, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro, com base em uma perspectiva territorial.
A Política Nacional de Desenvolvimento Regional trabalha com o conceito de mesorregião para seus recortes territoriais, com o objetivo de diminuir as desigualdades existentes no Brasil.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA: