Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • Certo
    • Errado
  • 16
    • Certo
    • Errado
  • 17
    • Certo
    • Errado
  • 18
    • Certo
    • Errado
  • 19
    • Certo
    • Errado
  • 20
    • Certo
    • Errado
  • 21
    • Certo
    • Errado
  • 22
    • Certo
    • Errado
  • 23
    • Certo
    • Errado
  • 24
    • Certo
    • Errado
  • 25
    • Certo
    • Errado
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • Certo
    • Errado
  • 28
    • Certo
    • Errado
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d

No circuito esquematizado a seguir, considere que a bateria é ideal e que as lâmpadas são idênticas e se comportam como resistores de mesma resistência R. A classificação das lâmpadas em ordem crescente de intensidade de brilho é

Obs: Lâmpadas com brilhos iguais são colocadas entre parênteses.

Quando observada uma molécula de H2, por exemplo, sabe-se que os dois elétrons dessa molécula estão igualmente compartilhados entre os dois átomos, formando ligações do tipo não-polares, ou apolares. Porém, moléculas com diferentes ligantes possuem comportamento diferenciado. Analise as afirmações a seguir:

I. Átomos de dois elementos diferentes podem possuir afinidades iguais por elétrons.

II. A ligação H - Cl possui carga parcial negativa no átomo de cloro.

III. Espera-se que a molécula de HF tenha uma maior polaridade que a molécula de HCl.

IV. Em ligações do tipo covalente pura, há uma completa transferência de elétrons de um átomo para outro.

Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:

A água para abastecimento urbano deve passar por processos de tratamento para que se torne potável e livre de patógenos que podem fazer a população adoecer e levar a um sério problema de saúde público. As alternativas a seguir apresentam diferentes operações unitárias utilizadas para tratamento da água, assinale a alternativa incorreta sobre a propriedade química do contaminante e o tipo de processo de tratamento.

Cada imunobiológico demanda uma via específica para a sua administração, a fim de se manter a sua eficácia plena. Considerando a via parenteral, marque a alternativa INCORRETA:

A vigilância nutricional e o monitoramento do crescimento objetivam promover e proteger a saúde da criança e, quando necessário, por meio de diagnóstico e tratamento precoce para sub ou sobrealimentação, evitar que desvios do crescimento possam comprometer sua saúde atual e sua qualidade de vida futura. Considerando a afirmativa, marque a alternativa INCORRETA:

Sobre a avaliação física do RN, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

A hiperglicemia é frequentemente encontrada em RNs prematuros com extremo baixo peso (< 1.000 g), os quais costumam apresentar intolerância a infusões endovenosas de glicose. Considerando as várias as situações clínicas em que há risco de desenvolvimento de hiperglicemia, marque a alternativa INCORRETA:

O trecho a seguir foi retirado do sítio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na internet: “Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km2 em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje resta cerca de 29% de sua cobertura original. Mesmo assim, estima-se que existam cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. É composta por formações florestais nativas , como a Floresta Ombrófila Densa e outras e ecossistemas associados". (MMA. Bioma. Encontrado em:< http://www.mma.gov.br/biomas>). Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao bioma descrito:

A segunda Lei da Termodinâmica afirma “Se um processo ocorre em um sistema fechado, a entropia do sistema aumenta para processos irreversíveis e permanece constante para processos reversíveis. Ela nunca diminui”. Uma forma equivalente de enunciar a segunda Lei é a seguinte:

Numa cena de perseguição de lanchas em alta velocidade, em um dos filmes da série 007, o agente secreto resolve passar entre dois grandes barcos que estão parados e, em seguida, a lancha em perseguição não consegue passar, pois os barcos se aproximam e a lancha acaba colidindo. O motivo da aproximação dos barcos, causada pela passagem da primeira lancha, está relacionado à/ao

A figura a seguir representa um circuito retificador elementar composto por um diodo, um resistor e um capacitor. O gráfico da tensão nos terminais 3 e 4 em função do tempo, quando o circuito é alimentado nos terminais 1 e 2 por um sinal senoidal de tensão máxima de 10V, é

Considere o circuito a seguir, composto de um capacitor C, um indutor L e um resistor R. A frequência da força eletromotriz, ε0cosωt ,é planejada para ser ߱ e também e . A impedância complexa total do circuito Z, dada somente em função de R, e a corrente complexa total através do capacitor são dadas, respectivamente, por

A respeito das características e do emprego do cimento como material de construção, julgue os itens a seguir.

O cimento Portland de alta resistência inicial é indicado quando há necessidade de remoção rápida das fôrmas.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um grande princípio para o bom atendimento é o foco nos direitos humanos. Direitos Humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos, como os direitos civis e políticos.

II. A empatia é um fator crucial para a excelência no atendimento ao público.

Marque a alternativa CORRETA:

No projeto geométrico de rodovias, a concordância entre dois alinhamentos retos que se interceptam em um vértice é feita normalmente a partir do emprego de uma curva circular simples.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A superelevação é prevista para trechos de curvas horizontais, como forma de compensar a aparência de estreitamento da pista à frente dos condutores dos veículos.

A norma recomenda, como primeira providência para iniciar a avaliação, que o avaliador tome conhecimento da documentação disponível do imóvel antes de vistoriá-lo.

A preocupação do engenheiro eletricista em omitir sua formação do laudo de avaliação é infundada, pois engenheiro de qualquer especialidade está habilitado a fazer avaliação de imóveis urbanos.

Acerca de avaliação de imóveis urbanos, julgue os itens subsequentes.

A norma de avaliação de imóveis orienta que, na fase preliminar de tratamento de dados, sejam verificados, entre outros aspectos, o equilíbrio da amostra e a influência das possíveis variáveis-chave sobre os preços e a forma de variação.

Um engenheiro fiscal interrompeu a obra de execução de um aterro em razão de uma série de falhas de compactação, entre elas: o teor de umidade do solo, diferente do ideal; a inadequada espessura de camadas de compactação; e características do solo adotado fora do especificado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Tanto o excesso quanto a falta de umidade no solo são prejudiciais à compactação de aterros, pois não permitem que seja atingido o grau de compactação máximo.

A licitação para a construção de determinado prédio público encontra-se na fase de divulgação. Faltando cinco dias úteis para findar o prazo de recebimento das propostas, que foi de cinquenta dias, uma licitante protocolou pedido de impugnação do edital. Quando do recebimento do pedido, a comissão de licitação observou que a licitante questiona a exigência de atestados emitidos no máximo há dez anos e por pessoas jurídicas para a comprovação de aptidão, assim como a proibição da utilização de atestados emitidos por pessoas físicas para tal fim.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, à luz do disposto na Lei n.º 8.666/1993.

O pedido de impugnação foi realizado intempestivamente, já que o prazo legal para protocolá-lo é de até cinco dias após o início da divulgação do edital.

Determinada empresa foi contratada pela administração pública para construir um prédio. Durante a construção, houve atrasos no cronograma, para os quais a empresa apresentou as seguintes justificativas: alterações de projeto propostos pela fiscalização; dias de chuva durante a fase de terraplenagem e fundações, atividades críticas da obra; e dificuldades de obtenção de mão de obra qualificada na região.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, de acordo com a legislação vigente.

A aceitação da justificativa para os atrasos de terraplenagem e fundações depende de a contratada comprovar que as chuvas foram imprevisíveis ou excepcionais.

Determinada empresa foi contratada pela administração pública para construir um prédio. Durante a construção, houve atrasos no cronograma, para os quais a empresa apresentou as seguintes justificativas: alterações de projeto propostos pela fiscalização; dias de chuva durante a fase de terraplenagem e fundações, atividades críticas da obra; e dificuldades de obtenção de mão de obra qualificada na região.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, de acordo com a legislação vigente.

Toda prorrogação de prazo de execução devidamente justificada assegura ao contratado a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

A respeito de engenharia de segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

Nenhuma saída de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho pode ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho, mas podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura a partir do interior do estabelecimento ou do local de trabalho.

A respeito de engenharia de segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

Independentemente do número de trabalhadores, os canteiros de obras devem dispor de ambulatório.

A respeito de engenharia de segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.

Em se tratando de atividades de carpintaria, a serra circular deve ser provida de coifa protetora do disco e cutelo divisor, com identificação do fabricante, além de coletor de serragem, devendo a carcaça do motor ser aterrada eletricamente.

Considerando a legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue os itens subsequentes.

Um profissional de engenharia que deixar de cumprir disposições do Código de Ética poderá receber as penas de advertência reservada e de censura pública, conforme a gravidade da falta e os casos de reincidência, podendo, ainda, seu registro ser cancelado por má conduta pública e escândalos.

Considerando a legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue os itens subsequentes.

A instância superior da fiscalização do exercício profissional de um engenheiro civil é o conselho regional de engenharia, arquitetura e agronomia a cuja jurisdição ele pertença.

Leia as afirmativas a seguir:

I. O sigilo profissional trata de uma informação a ser propagada, impõe uma relação entre privacidade e publicidade, cujo dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, a informar a matéria sigilosa.

II. É dever do servidor público, entre outras coisas, representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

III. Cobertura de estoque é o período que o estoque médio será capaz de atender à demanda média (caso não haja reposição).

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A área orçamentária, na gestão de materiais, busca a provisão dos recursos necessários à aquisição de novos materiais.

II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, exceto por ele próprio, pois segue o direito Constitucional de moralidade administrativa.

III. No sistema de reposição descontínua de estoque, sempre que o estoque atingir uma determinada quantidade, um novo pedido de compra é emitido. Essa quantidade é chamada de ponto de pedido.

Marque a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282