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Nas camadas de bases de brita graduada ou camadas estabilizadas granulometricamente devem-se efetuar procedimentos em laboratório e em pista. Quanto aos procedimentos em pista, antes da etapa de execução, deve ser construída uma “Pista de Controle", conforme discriminações constantes nas instruções e recomendações gerais do Deinfra.

Dentre as discriminações é estabelecido que a “Pista de Controle" deverá ter mesma espessura e idêntico material do segmento que representa, com área mínima de:

Alguns cuidados específicos a serem adotados para ocupação e/ou travessia de adutoras ou dutos nas faixas de domínio do Deinfra, entre eles:

“Travessias subterrâneas deverão ter profundidade mínima (medidas a partir da geratriz superior do tubo camisa), de:

Em uma obra de pavimentação, o material para base do pavimento está sendo obtido de 6 jazidas com diferentes distâncias de transporte ao centro da obra, conforme os dados da tabela a seguir

O valor da distância média de transporte para a obra é:

No Decreto no 759/2011, que trata do Plano Rodoviário Estadual, consta a definição de anel rodoviário como sendo o trecho de rodovia destinado à circulação de veículos na periferia das áreas urbanas das cidades sedes ou distritos de municípios, com a finalidade de evitar ou minimizar o tráfego de passagem no seu interior, circundando-as completamente. Assinale a alternativa que apresenta um Anel Rodoviário Planejado.

Analise a definição abaixo do Manual de Conservação do DNIT:

“É o conjunto de operações destinado a restabelecer o perfeito funcionamento de um bem determinado ou avariado, e restabelecer, na íntegra, suas características técnicas originais. Envolve, portanto, um conjunto de medidas destinadas a adaptar a rodovia, de uma forma permanente, às condições de tráfego atuais e futuras, prolongando seu período de vida."

Trata-se da definição de:

O Deinfra tem por finalidade implementar a política formulada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, para adequação de capacidade e ampliação de bens, obras e serviços de interesse do Estado. Dentre essas finalidades está a infraestrutura de transportes que compreende o que está sob a jurisdição do Estado:

1 - os sistemas viários.

2 - as rodovias, as ferrovias.

3 - as vias navegáveis, as instalações portuárias e as aeroviárias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

O projeto e a execução de pavimentos devem contemplar as interferências com o meio ambiente. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Analise o texto abaixo:

Após a execução de misturas asfálticas usinadas a quente, como camada de rolamento (capa), deve-se proceder a determinação das deflexões recuperáveis com......................., a cada 20 metros, na posição correspondente à trilha da roda externa em cada uma das faixas de tráfego.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

No manual de conservação do DNIT, as macroatividades da conservação possuem grupos e respectivas tarefas relacionadas. Na listagem de tarefas consta por exemplo o concreto ciclópico, ou seja, o concreto convencional (cimento, água, areia e brita) com adição de pedras-de-mão, ou matacão ou pedra marroada).

Entende-se por pedra marroada:

A pavimentação intertravada com peças de concreto, destinada a áreas de armazenamento de produtos, ao tráfego de pedestres e de veículos dotados de pneus, deve possuir contenções que garantam a estabilidade do sistema. Com relação às condições para essas contenções, exigidas por norma, analise as afirmativas a seguir.

I. As contenções permanentes devem ser executadas após a camada de revestimento.

II. As contenções permanentes devem ser constituídas de estrutura rígida ou de dispositivos fixados na base do pavimento.

III. As vigas de contenção devem ser utilizadas em todo encontro do pavimento intertravado com outro tipo de pavimentação ou com via sem pavimentação.

Está correto o que se afirma em:

Quanto às propriedades físicas e mecânicas de maior interesse no campo rodoviário, é correto afirmar:

Segundo o Sistema Funcional da Rede Rodoviária de Santa Catarina, as rodovias cuja função principal é a de propiciar mobilidade, como por exemplo, as rodovias federais que são, ou poderão vir a ser, corredores internacionais, inter-regionais e interestaduais: BR-101, BR-116, BR-153, BR-158, BR-163, BR-280, BR-282, BR-376, BR-470 e BR-475 são classificadas como:

A segurança em uma via depende, dentre outras variáveis, da qualidade da pavimentação empregada. O correto planejamento e o processo de execução dos serviços devem seguir parâmetros técnicos. Em relação aos processos empregados na execução de uma obra de pavimentação, é correto afirmar que

Em obras rodoviárias, de modo geral, recomenda-se que os aterros sejam compactados em camadas de:

No controle tecnológico de pavimentação, antes do início da primeira execução na obra de camadas de brita graduada, ou no caso de se constatar alteração mineralógica (visual) na jazida ou na bancada da pedreira em exploração, ou de ocorrer mudança na fonte de materiais, deverão ser executados os ensaios:

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