A Lei Complementar n° 25, de 29 de dezembro de 1995, instaura a Região Metropolitana de Aracaju (RMA), em substituição da Região da Grande Aracaju (RGA), área definida pela Lei 2.371/82 com alterações dadas pela Lei 2.578/85. A região foi composta, inicialmente, pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Maruim, sendo, posteriormente, incluídos os municípios de Itaporanga d'Ajuda e Riachuelo (MENEZES, C. R.C; VASCONCELOS, J.F. , 2011).
Sobre a Região Metropolitana de Aracaju (RMA), assinale a alternativa incorreta:
Se y é a quantidade de números naturais que satisfazem a inequação a seguir, é correto afirmar que o valor de y é:
Qual o valor de x na proporção abaixo?
Sobre o Teorema de Pitágoras, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o polinômio a seguir, marque a alternativa INCORRETA:
Se as raízes do polinômio x3 -7x + 6 são iguais a x,y,-3, então x + y é igual a:
Observe as operações unitárias apresentadas abaixo, e assinale a alternativa que possui a ordem correta para o tratamento da água: I. Fluoretação II. Decantação III. Filtração IV. Floculação V. Desinfecção
A respeito das interações das radiações com o tecido biológico, assinale a alternativa correta.
Acerca dos dosímetros, assinale a alternativa correta.
O responsável legal pelo serviço radiológico deve manter um sistema de assentamento de dados, conforme discriminado na Portaria nº 453/1998, quanto a procedimentos radiológicos realizados, sistema de garantia da qualidade, controle ocupacional implantado e treinamentos realizados. A esse respeito, é correto afirmar que os assentamentos de levantamentos radiométricos devem incluir
Os materiais radioativos embalados devem ser submetidos a ensaios que visam a demonstrar sua capacidade de resistência em condições normais de transporte. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta o ensaio ao qual deve ser submetido um embalado do tipo “A”.
De acordo com a Norma CNEN-NN-6.01, as aplicações médicas para o uso e manuseio de fontes radioativas seladas, incluem
Duas lâmpadas são ligadas a um banco de baterias que gera 120 V. A lâmpada 1, de 25 W brilha com sua claridade normal quando ligada ao circuito, enquanto a lâmpada 2, de 500 W brilha apenas fracamente quando conectada ao banco de baterias. Assinale a alternativa correta sobre o que ocorre neste circuito:
Diversos problemas ambientais atuais são decorrentes da alta demanda de produtos e alimentos por parte das populações humanas. Entre os grandes problemas ambientais encontram-se o desmatamento, mudanças climáticas globais e poluição atmosférica em grandes centros urbanos.Assinale a alternativa que corresponde às causas desses problemas, respectivamente:
O átomo de magnésio (Mg) possui massa atômica de 24 u.a (unidades atômicas) e número de prótons igual a 12. Calcule o número de nêutrons e número de elétrons contidos no átomo de Mg, calcule o número de prótons e o número de elétrons do cátions formado pelo Mg. A seguir assinale a alternativa que contenha respectivamente os números apresentados.
Na prática da radioterapia, uma área será classificada como área supervisionada quando
Segundo a Norma CNEN-NE-5.01, o expedidor deve incluir na documentação de transporte, para cada expedição, determinadas informações, entre as quais é correto citar
Segundo os dispositivos da Norma CNEN-NN-6.01, na área de serviços, o profissional de nível superior poderá atuar
No que concerne aos parâmetros característicos do campo de irradiação, assinale a alternativa correta.
No que se refere ao abuso de poder, tal como posicionado no âmbito do Direito Administrativo, assinale a alternativa incorreta:
No âmbito da Gestão Educacional, a avaliação de desempenho dos professores e dos trabalhadores da educação constitui um indicador do seguinte cenário educacional:
No que diz respeito às disposições constitucionais incidentes sobre a Segurança Pública, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta nos termos da Constituição do Estado de Sergipe.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) constituem um referencial de qualidade para a educação. Em relação aos seus princípios e fundamentos, analise as afirmativas abaixo. I. Os parâmetros desconsideram a diversidade regional, cultural e política existente no país, busca priorizar determinadas regiões carentes. II. Reconhece a importância da participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem. III. A orientação proposta nos PCNs reconhece a importância da participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, a intervenção do professor para a aprendizagem. IV. Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes. V. Determina uma diretriz obrigatória sem adaptações, estabelecendo os currículos estaduais e municipais. Está correto o que se afirma em:
Segundo a LDB, o professor tem como incumbência não só ministrar os dias letivos e horas aulas estabelecidas, mas também participar de forma integral dos períodos dedicados ao planejamento.
Em relação ao planejamento, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras ou “F” para as falsas.
( ) O bom planejamento de ensino é aquele que melhor adapta-se a realidade sociocultural em que o aluno está inserido.
( ) O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
( ) O planejamento escolar é uma tarefa burocrática exclusiva do professor.
( ) O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente.
( ) O planejamento consiste em uma ações eventuais para a organização dos materiais didáticos.
A sequência CORRETA é:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9394/96, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras ou “F” para as falsas.
( ) A Educação de Jovens e Adultos é destinada apenas aos maiores de 18 anos de idade, moradores da zona rural.
( ) A finalidade da Educação Infantil é o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
( ) A Educação Básica, no nível fundamental, será organizada com a carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
( ) O Ensino Fundamental é obrigatório, com duração de oito anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos cinco anos de idade.
( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola.
( ) O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena e as artes visuais, a dança, a música e o teatro não constituem um componente curricular.
A sequência correta de cima para baixo é:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao supervisor escolar, parceiro político e pedagógico do professor.
No segundo e terceiro parágrafos, o autor hierarquiza argumentos que ratificam a tese que ele desenvolve em seu texto. Sobre esses argumentos, é correto afirmar que:
A campanha publicitária da Vodka Absolut, afirma ao público que: I. É a primeira vez que a marca sueca modifica a figura e a textura de sua desenhada e colorida garrafa. II. Há dúvidas que consigam cativar aos colecionadores. III. É o presente ideal. IV. É a edição limitada de uma garrafa excepcional. V. Provavelmente cativará a todos que consomem este tipo de bebida. Assinale a alternativa correta.