Com o objetivo de coordenar e supervisionar as ações do SINAES foi instituída a CONAES. Sobre este tema, é correto afirmar:
Aprovado pela Emenda Constitucional nº 53/2006, o FUNDEB Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, visa garantir uma educação pública universal e de qualidade para o Brasil.
Sobre ele não é possível afirmar: (Assinale a opção adequada.)
A Lei n.º 8666 define que a inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão. Considerando as sentenças seguintes,
I. O cumprimento irregular de especificações, projetos e prazos.
II. O atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.
III. A subcontratação total ou parcial do objeto do contrato.
é correto afirmar que se constitui(em) motivo para a rescisão do contrato
Segundo a formulação mais simples da teoria keynesiana da determinação da renda, é possível afirmar:
I. O consumo é uma função estável da renda.
II. Uma dada mudança num componente autônomo da demanda agregada provoca uma mudança ainda maior na renda de equilíbrio.
III. Política fiscal não afeta a renda de equilíbrio.
Sobre as afirmativas acima, verifica-se que
Dadas as seguintes afirmativas em relação à Mendel,
I. Mendel, após anos de estudo, desenvolveu duas leis básicas da genética.
II. A Primeira Lei de Mendel afirma que os genes são formados por um par de alelos. Esses alelos separam-se na formação dos gametas. Cada gameta apresenta somente um dos alelos.
III. A Segunda Lei de Mendel afirma que os genes apresentam segregação independente.
IV. As características cor (verde ou amarelo) e textura (liso ou rugoso) das ervilhas estudadas por Mendel apresentavam codominância.
verifica-se que
Dadas as seguintes afirmativas sobre Banco de Germoplasma,
I. Unidade conservadora de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro.
II. Pode ser classificado em Bancos de Base ou em Bancos Ativos.
III. Banco de Germoplasma é utilizado somente para a conservação in situ.
IV. Um Banco de Germoplasma deve conter baixa variabilidade genética de cada acesso.
verifica-se que
As afirmativas seguintes
I. Simetria bilateral; triblástico; celomado; corpo mole, organizado em cabeça, pé e massa visceral; a maioria das espécies é portadora de concha calcárea.
II. Simetria bilateral na larva e penta radial quando adulto; triblástico; celomado; corpo não apresenta cabeça; endoesqueleto calcário; animais estritamente marinhos.
III. Simetria bilateral; triblástico; celomado; exoesqueleto de quitina.
IV. Simetria bilateral; corpo organizado em cefalotórax e abdome; quatro pares de patas; um par de quelíceras.
referem-se, respectivamente, aos grupos
Viroides e príons são agentes infecciosos constituídos, respectivamente, por
Em relação às técnicas bioquímicas de diagnóstico, é incorreto afirmar:
Qual a opção abaixo que contém apenas doenças transmitidas por vetores relacionados com a água?
A Seguridade Social brasileira, assegurada pela Constituição de 1988, caracteriza-se
Método de arquivamento é um plano preestabelecido de colocação dos documentos que visa à facilidade de guarda e pesquisa. Nessa direção, qual é a opção abaixo em que a indicação do método está correta?
Nos termos da Lei Federal nº 8.112, de 1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais), não é correta a opção que afirma que
A Universidade Federal de Alagoas oferece cursos em diferentes níveis. Aqueles que são abertos aos candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pela instituição no ato de sua criação, conforme suas finalidades são denominados como cursos de
Verifica-se na atualidade a valorização da liderança democrática como elemento capaz de ampliar as possibilidades de crescimento profissional dos diferentes colaboradores da organização. Um dos elementos destacados nesse tipo de ambiência é o do fornecimento de feedback como processo de ajuda para mudança de comportamento. Implica em comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Para que esse feedback seja efetivo ele precisa ser conduzido de forma coerente. Assinale a opção que apresenta uma exceção ao que se espera desse instrumento gerencial.
Em relação a gestão de materiais, não é correto afirmar:
A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual,
I. Atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração privada.
II. Participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos.
III. Participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes.
IV. Participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades.
Dadas as assertivas acima, verifica-se que
A redação de documentos oficiais deve pautar-se por impessoalidade, clareza, concisão e pelo uso correto da norma culta. Todas essas qualidades são respeitadas no seguinte trecho:
A investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica, denomina-se:
No que concerne ao processo administrativo:
É possível a acumulação remunerada de
Tratando-se de coisa móvel da qual o adquirente já estava na posse, ele, de regra, decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral habilita os candidatos eleitos e seus suplentes a exercer seus respectivos mandatos. Dentre suas características, destaca-se que
O processo eleitoral é uma das formas de concretização do princípio democrático, razão pela qual é merecedor de diversas garantias previstas, expressamente, na legislação. Entre tais garantias, destaca-se que
Considere as afirmações abaixo sobre projeto de terraplenagem.
I. Define-se como ponto de passagem os pontos onde terminam os cortes e começam os aterros e os pontos onde terminam os aterros e começam os cortes.
II. Quando o material do corte é aplicado no aterro ele sofre uma redução de volume, por causa da compactação. O valor desta redução depende do tipo de solo, densidade natural e adensamento nos cortes e grau de compactação dos aterros.
III. Linha de compensação é toda linha horizontal, traçada sobre o diagrama de massas (Diagrama de Bruckner) que corte pelo menos uma onda. Todas as ondas do diagrama de massas deverão ser cortadas, ou ao menos tangenciadas, por uma única linha de compensação.
Está correto o que se afirma em
Considere: 
O deslocamento vertical máximo de uma viga simplesmente apoiada, submetida a uma carga concentrada no meio do vão é
A norma regulamentadora NR-18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e de sistemas preventivos de segurança no meio ambiente de trabalho da indústria da construção. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) nos estabelecimentos com, no mínimo,
Instruções: Considere os dados a seguir, extraídos das demonstrações contábeis da Cia.São José, relativas ao exercício de 2009, para responder às questões de números 40 e 41. 
Calculando-se o prazo de rotação de estoques e de recebimento de clientes com base na média das contas patrimoniais e considerando-se o ano comercial de 360 dias, os valores obtidos são, em número de dias, respectivamente,
Um investidor aplica 30% de seu capital a uma taxa de juros simples de 12% ao ano, durante 18 meses. O restante do capital ele aplica a uma taxa de juros simples de 18% ao ano, durante 20 meses. Se a soma dos montantes das duas aplicações é igual a R$ 31.600,00, então o valor dos juros da segunda aplicação supera o valor dos juros da primeira aplicação em, em R$,
A lei do país em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família. No caso de casamento, tendo os nubentes domicílio diverso, regerá os casos de invalidade do matrimônio a lei do