O planejamento familiar é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde. O planejamento familiar é direito de todo cidadão, observado o disposta Lei 9.263 de 12 de janeiro de 1996. De acordo com esta lei, somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações:
As frases são compostas geralmente de sujeito, que consiste o de quem se fala algo, e o predicado, que é o algo que se fala do sujeito. Identifique o sujeito e o predicado da seguinte frase: “Todo indivíduo tem direito a` vida”.
A quantidade de garotos em uma sala de aula
é igual ao dobro de garotas mais 2. Sabendo que
nessa sala há 50 alunos, quantos são os garotos?
Progressões geométricas são sequências de números nas quais o próximo número é obtido a partir da multiplicação do número anterior por um número fixo, a razão. Sabendo que o terceiro número dessa progressão é 15 e o quinto é 135, qual das alternativas pode representar o segundo termo dessa razão?
O Reino Unido é uma monarquia europeia
constitucional, composta por quatro países. Quais
países são esses?
A Teoria sobre Estilos de Liderança estuda os comportamentos do líder perante os seus subordinados. De acordo com esta teoria, escolha a alternativa que apresenta corretamente essas relações dos líderes com os grupos.
No trecho: “todo indivíduo tem direito à vida”, pode-se afirmar que as palavras TODO e INDIVÍDUO estão no gênero masculino. Assinale a alternativa que interpreta corretamente esse fato:
O Pacto pela Vida é um compromisso dos gestores do SUS - Sistema Único de Saúde em torno de seis prioridades que apresentam grande impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Qual das seguintes alternativas NÃO apresenta uma dessas prioridades?
Ainda conforme a gramática da língua portuguesa, verbo é a palavra que geralmente demonstra ação e conjuga sua forma de acordo com o sujeito. Aponte a alternativa que apresenta somente verbos que foram utilizados e conjugados no texto:
José deseja fazer um teste para praticar seus
conhecimentos sobre probabilidade. Ele jogou um
dado comum de seis faces por três vezes e, por
pura “sorte", nas três vezes o dado parou com a
face de número 5 voltada para cima. Calculando a
probabilidade disso acontecer, ele obteve, na forma
fracionária:
A mensuração da pressão arterial visa detectar precocemente desvios de normalidade e indicar variações individuais de níveis pressóricos para conduzir o tratamento. Sobre a técnica de verificação da pressão arterial, assinale a alternativa INCORRETA:
O pré-natal de alto risco abrange cerca de 10%
das gestações que cursam com critérios de risco, o
que aumenta significativamente nestas gestantes a
probabilidade de intercorrências e óbito materno e/
ou fetal. Atenção especial deverá ser dispensada
às grávidas com maiores riscos, a fim de reduzir
a morbidade e a mortalidade materna e perinatal.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta critérios
que classifiquem a gestação de alto risco:
As frases são compostas geralmente de sujeito, que consiste o de quem se fala algo, e o predicado, que é o algo que se fala do sujeito. Identifique o sujeito e o predicado da seguinte frase: “Todo indivíduo tem direito a` vida”.
Em um computador com Windows 7 Professional instalado, você pode restaurar arquivos e/ou pastas que modificou ou excluiu acidentalmente ou que estavam danificados. O Windows criará automaticamente uma cópia de arquivos e/ou pastas a cada vez que um ponto de restauração do sistema for criado, levando em consideração a versão mais atual quando esse processo for realizado várias vezes em um dia, se a opção de proteção do sistema estiver ativada. O recurso descrito acima é denominado:
Quando conectado à internet, um computador recebe um endereço único representado por números. Para que não seja necessário conhecer as combinações de números que identificam os equipamentos responsáveis por servidores de websites e serviços, como por exemplo, o e-mail, existe um sistema que realiza a tarefa de conversão dos endereços numéricos para nomes de domínio, cuja denominação é apresentada na alternativa:
Ainda conforme a gramática da língua portuguesa, verbo é a palavra que geralmente demonstra ação e conjuga sua forma de acordo com o sujeito. Aponte a alternativa que apresenta somente verbos que foram utilizados e conjugados no texto:
José deseja fazer um teste para praticar seus conhecimentos sobre probabilidade. Ele jogou um dado comum de seis faces por três vezes e, por pura “sorte”, nas três vezes o dado parou com a face de número 5 voltada para cima. Calculando a probabilidade disso acontecer, ele obteve, na forma fracionária:
De acordo com a Portaria n.º 25, de 29 de Dezembro de 1994, assinale a alternativa correta para a classificação dos principais riscos ocupacionais e suas respectivas cores correspondentes.
Na frase: “ela era bitransitiva”, podemos afirmar que o autor faz referência à transitividade dos verbos, ou seja, à necessidade de complementos ou não para o entendimento completo de um verbo. Em Língua Portuguesa, a respeito da transitividade de verbos, analise as asserções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que aponte somente as afirmações corretas: I. Há verbos intransitivos, transitivos diretos e indiretos. II. Verbos transitivos diretos complementam seu sentido com objetos diretos, ou seja, objetos sem preposição. III. Verbos transitivos indiretos complementam seu sentido com objetos indiretos, ou seja, objetos com preposição. IV. Verbos bitransitivos complementam seu sentido com objetos diretos e indiretos.
Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo,
nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. De acordo com o que prescreve a Declaração
Universal dos Direitos Humanos leia e analise as assertivas abaixo:
I - Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.
II - Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a
igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal
discriminação.
III - Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que
violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.
A Lei nº 8080/1990, que regulamenta o Sistema Único de Saúde, no capítulo que trata dos objetivos e atribuições,
inclui no campo de atuação do SUS, exceto:
O Capítulo III da lei Federal 8080/90, do Planejamento e Orçamento, define que os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde - SUS, e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária. É correto afirmar que as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde serão estabelecidas pelo:
A regulação em saúde é definida como:
Leia o cartoon.

Disponível em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/Images/AOCartoon2.jpg. Acesso em 05 de mar. de 2016
O efeito de humor no cartoon é produzido devido a uma mudança na grafia da palavra “microondas" de acordo
com o Novo Acordo Ortográfico. Segundo esse documento
Um servidor público na função de motorista é considerado um bom profissional, desde que respeite todas normas e placas de sinalização de trânsito. Ocorre que algumas vezes, entra no diálogo dos usuários que transporta, colocando seus pontos de vista nos assuntos tratados. Mas, isso é desprezível já que ele prestará um bom serviço aos usuários se os tratar com cordialidade e presteza e se tiver um profundo conhecimento das normas de legislação de trânsito e as cumprir com rigor. Assinale a alternativa correta
A reflexão de Parini sobre o ofício do professor evidencia um processo complexo da busca da identidade profissional. Disso deduz-se que
Em: “Nada encontraria senão o que há para encontrar” A palavra em destaque assume a função morfológica de
Pode-se inferir da leitura do texto que o autor defende uma educação que seja
Pela avaliação do texto como um todo, pode-se dizer que seu discurso segue um percurso rumo a uma linguagem
O fato responsável pela mudança de situação em torno da qual se estabelece o conflito é