O artigo 169 da CF de 1988 estabelece que “a despesa com pessoal ativo e inativo dos entes da federação, não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar”. Em relação aos Municípios marque a alternativa que apresenta esse limite em relação à receita corrente líquida.
Considerando as previsões contidas na Lei nº 4320/64 e alterações posteriores, é correto dizer que:
A planilha abaixo foi elaborada no Excel 2019 BR, na qual foram realizados os procedimentos descritos a seguir
Em E13, foi inserida a expressão =SOMA(A11:D11).
Em E15, foi inserida a expressão =CONT.SE(A11:D11;”>=15”)

Os valores mostrados nas células E13 e E15 são, respectivamente:
O Município X, detentor do capital social integral da Empresa Pública Y, devido à exploração de uma determinada atividade econômica, deseja criar uma subsidiária desta. Sendo assim, é correto afirmarque:
Segundo a RDC Nº 222, 28 março de 2018 que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e outras providências, reciclagem é definido como:
Artigos de jornais, publicados em novembro de 2019, demonstraram que as possibilidades de contingenciamento e de corte de recursos nas áreas da educação, ciência e tecnologia preocupou estudiosos, cientistas e congressistas do país, por considerarem que a redução acentuada de investimento em educação e pesquisa nos tempos atuais poderá se transformar, no futuro, em um fator que:
Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso desses no atendimento e na defesa dos seus direitos (Lei nº 8.662/93) constitui:
A perspectiva renovadora do Serviço Social designada por Netto (2007) de “intenção de ruptura”, se distinguiu das demais vertentes de renovação da profissão no Brasil devido ao seu caráter de oposição em face da autocracia burguesa, utilizando-se de referenciais teórico-metodológicos críticos a essa realidade. Segundo o referido autor, foram construções fundamentais para as formulações da perspectiva de intenção de ruptura:
Em “para combatê-la” (1º parágrafo), o pronome retoma a seguinte expressão:
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à ocorrência de crase.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, analise a oração abaixo.
Durante a temporada de inverno, preferia montanha do que praia.
É correto afirmar que, na oração acima, ocorre um ERRO de
Se 268 metros de calçada são construídos em 8 dias, em 17 dias serão construídos