Dos números abaixo, NÃO pertence ao conjunto dos números reais apenas o número:
A decisão de investir ou não em um determinado empreendimento é tomada com base em estudo de viabilidade técnica e econômica, sendo a estimativa de custos um dos elementos para esse estudo.
Com relação a uma estimativa de custos, é incorreto afirmar que ela:
O conceito de projeto integrado surgiu para evitar a enorme quantidade de problemas que apareciam nas obras devidos, quase sempre, à falta de entrosamento entre os projetos de arquitetura, de estruturas e de instalações.
Entre esses problemas, é incorreto afirmar que estavam:
De acordo com Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “[...] Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições, respeitar alguns princípios." Para tanto, boas situações de aprendizagem são pautadas em quantos pressupostos pedagógicos?
“A sistematização de objetivos, conteúdos, processos de ensino e aprendizagem e avaliação tem como meta a inclusão do aluno na cultura corporal de movimento, por meio da participação e reflexão concretas e efetivas. Busca-se reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).
A definição acima trata de um dos aspectos fundamentais que os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica. Indique de qual aspecto se trata:
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, sobre os números racionais, julgue as alternativas como verdadeiras V ou falsas F:
( ) Se o “tamanho" da escrita numérica, no caso dos naturais, é um bom indicador da ordem de grandeza (8345 > 83), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece ao mesmo critério.
( ) Cada número racional pode ser representado por diferentes, mas finitas, escritas fracionárias.
( ) Ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1), a expectativa é a de encontrar um número menor que ambos.
( ) Se a sequência dos números naturais permite estabelecer sucessor e antecessor, para os racionais isso não faz sentido, uma vez que entre dois números
racionais quaisquer é sempre possível encontrar outro racional.
Com relação aos preceitos da NBC TA 501, sobre evidências de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as afirmativas a seguir relativas à obrigação de o auditor determinar a materialidade para a execução da auditoria com o objetivo de avaliar os riscos de distorções relevantes e determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.
I. A materialidade para execução da auditoria é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nas demonstrações contábeis excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.
II. A materialidade para execução da auditoria relacionada a um nível de materialidade determinado para classe específica de transações é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nessa classe específica de transações excedam o nível de materialidade para essa classe específica de transações.
III. A determinação de materialidade para execução de testes é um cálculo mecânico simples e não envolve o exercício de julgamento profissional. Tal determinação não se limita às expectativas do auditor, deve resultar de uma análise realizada (pelo auditor) na entidade, com o objetivo de estimar o risco a partir da natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre projeções cartográficas, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os tipos de projeções a suas respectivas funções.
COLUNA I
1 Projeção cônica
2 Projeção plana (ou azimutal)
3 Projeção cilíndrica
4 Projeção universal transversa de Mercator
COLUNA II
( ) Utilizada para mapear países e continentes em grandes extensões de terra, em especial quando contempla uma larga faixa no sentido leste-oeste ou localizada em climas temperados.
( ) Desenvolvida para dar suporte às navegações e explorações territoriais a partir do século XV, promove elevada distorção em áreas próximas às regiões polares. Os meridianos e paralelos são representados por linhas retas que se interceptam ortogonalmente.
( ) Utilizada para mapear regiões polares. Tem como principais atrativos a simplicidade do plano e a manutenção da direção dada por azimutes. Apresenta excessiva distorção quando se afasta do ponto central.
( ) Amplamente utilizada no Brasil, foi desenvolvida para facilitar o mapeamento sistemático. Seu uso correto deve incluir correções angulares (convergência meridiana) e correções lineares (fator de escala).
Assinale a sequência CORRETA.
O processo de atribuir um significado a um pixel de uma imagem digital em função de suas propriedades numéricas é denominado de classificação. Em decorrência do grau de participação do analista no processo de classificação, esse processo pode ser denominado de classificação supervisionada e classificação não supervisionada.
Posto isso, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A classificação supervisionada é um passo importante a ser executado antes da classificação não supervisionada.
( ) Na classificação não supervisionada, os pixels de uma imagem são alocados automaticamente em classes criadas pelo sistema computacional.
( ) A matriz de confusão é um artifício utilizado para computar os erros do processo de classificação e conhecer a qualidade desse processo, seja pelo método supervisionado ou pelo não supervisionado.
( ) O método de classificação pelas K-médias tem por essência fazer com que todas as classes tenham valor médio e variância similares.
Assinale a sequência CORRETA.
Sobre as etapas de um processo de produção em aerofotogrametria, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando as etapas do processo de produção em aerofotogrametria à sua descrição.
COLUNA I
1 Aerotriangulação
2 Reambulação
3 Restituição
4 Apoio de campo
COLUNA II
( ) Etapa responsável pelo cálculo da amarração das fotografias aéreas entre si, utilizando pontos homólogos de enlace.
( ) Extração de feições tridimensionais obtidas a partir da visualização estereoscópica das feições presentes no modelo formado por pares de imagens aéreas.
( ) Verificação qualitativa em campo das informações mapeadas remotamente, etapa que tem por finalidade solucionar problemas de interpretação de feições, toponímias e falta de dados.
( ) Levantamento topográfico de pontos foto-identificados para possibilitar rigidez geométrica no modelo e possibilitar o controle de qualidade.
Assinale a sequência CORRETA.
On page 97 of the book Literacy and Language Teaching by Richard Kern, the author says that students may have different interpretations. In his words, this is due to:
Sobre os sistemas de apropriação de custos, assinale a alternativa INCORRETA.
Leia o texto a seguir para responder a questão.
“Ortografia é lógica". A palavra sublinhada pode ser substituída pelo processo de sinonímia por: