A Lei nº 10.216/01, fruto de incessante luta do movimento anti-manicomial, trouxe diversas modificações no que tange ao tratamento de pessoas portadoras de sofrimento mental. Sobre essa lei, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental: ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades; ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade; ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração; ter garantia de que as informações prestadas serão in formadas a quem de direito; ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária; ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis; receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento; ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios necessários, sendo menos invasivos ou não; e ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
II. É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação do usuário e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.
III. A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio e o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros.
IV. A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento. Porém o término da internação voluntária dar-se-á apenas por solicitação escrita do médico assistente.
V. A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento. A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta. O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar, ou responsável legal, ou quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento.
Sobre as diversas teorias e técnica psicoterápicas, é correto afirmar.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente.
É função da educação de jovens e adultos (EJA):
( ) Igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho.
( ) Igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano de ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante.
( ) Educação temporária, com base no caráter incompleto do ser humano.
Em relação à Tendência Liberal Tecnicista, marque V(verdadeiro) ou F(Falso) e assinale a alternativa correspondente.
( ) A educação, a escola passa a ter seu trabalho fragmentado com o objetivo de produzir os “produtos" sonhados e demandados pela sociedade capitalista e industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras.
( ) É inspirada nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos.
( ) Incutiu a ideia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de
técnicas específicas e pré-definidas por especialistas
Tratar crianças e adolescentes como sujeitos de direitos significa, exceto:
Em relação a educação inclusiva, marque a alternativa incorreta.
Com relação a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, marque a alternativa incorreta.
Utilize seus conhecimentos sobre progressão aritmética (P.A.) para responder a seguinte pergunta: Qual é o octogésimo número ímpar natural?
A diferença entre os polinômios P(x) = -x2y + (x - 2)y - x + 18 e Q(x) = 3x2y + xy + 3x - 2y é igual a:
Se o gráfico de uma função afim intercepta o eixo das abcissas no ponto (k, 0), o valor de k deste ponto é o .......................... da função. A palavra que completa o texto anterior é:
Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado do texto a seguir: No conjunto dos números .........................., todos os elementos pertencentes a este conjunto possuirão antecessores e sucessores, porém, não podemos afirmar esta mesma informação quando nos referimos aos elementos pertencentes ao conjunto dos números ..........................
Leia o fragmento do livro de Eugênio Bucci, Sobre ética e imprensa:
“Os programas sensacionalistas do rádio e os programas policiais de final da tarde em televisão saciam curiosidades perversas e até mórbidas tirando sua matéria-prima do drama de _____________ humildes que aparecem nas delegacias como suspeitos de pequenos crimes. Ali, são entrevistados por intimidação. As ___________ invadem barracos e cortiços, e gravam sem pedir licença a estupefação de famílias de baixíssima renda que não sabem direito o que se passa: um parente é suspeito de _____________, ou o vizinho acaba de ser preso por tráfico, ou o primo morreu no massacre de fim de semana no bar da esquina. A polícia chega atirando; a mídia chega filmando."
Analise as seguintes afirmações:
I. As palavras saciam e mórbidas podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, e pela ordem por: satisfazem, doentias.
II. O preenchimento correto das lacunas, pela ordem é: cidadães, câmeras e estrupo.
III. O texto faz referência aos programas sensacionalistas, que transformam a cobertura de fatos policiais em espetáculo.
Está correto o que se afirma em:
A forma do adjetivo superlativo destacado está incorreta na frase da seguinte alternativa:
Assinale a alternativa em que o preenchimento da lacuna com a forma verbal entre parênteses é inaceitável, segundo as regras de concordância da língua padrão.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas abaixo:
“______ três explosões na plataforma de petróleo. Creio que ______ de problemas causados por falta de manutenção, embora não ______ provas que ______ isso: não ______ objetos para exames periciais."