Ana Elizabete Mota (2008) defende que, nos anos 1980, o capitalismo, a fim de evitar uma crise global, procura obter o consentimento da classe trabalhadora para uma série de transformações e reformas, as quais ela denomina “cultura da crise”.
No presente, a autora afirma que presenciamos no Brasil, sob novas determinações, a reatualização dessa cultura da crise, cujas diretrizes atuais são:
João e Caio, em comunhão de ações e desígnios, agridem, de forma severa, Tício, em razão de um desentendimento vinculado à sociedade empresária XYZ. Os agentes são presos em flagrante e encaminhados à audiência de custódia, no âmbito da qual há a conversão das prisões flagranciais em preventiva. Nesse contexto, a defesa técnica requer ao juízo natural que João e Caio sejam colocados em prisão domiciliar, argumentando – e comprovando – que o primeiro tem 81 anos de idade e que o segundo é o único responsável pelos cuidados de filho de treze anos de idade incompletos.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código de Processo Penal, é correto afirmar que o juiz:
Na execução de um segmento rodoviário, no eixo em tangente, projetado conforme o “Manual de implantação básica de
rodovia” (Publicação 742) do DNIT, a equipe de topografia do construtor constatou um erro executivo. O volume de um corte
situado entre as estacas 100, 101 e 102 (três seções transversais em forma de trapézio isósceles de bases constantes e alturas variáveis), estimado pela fórmula da média das áreas, deveria ser igual a 2600 m3. No entanto, a equipe realizou um cálculo de cubação utilizando a mesma fórmula com os dados de campo e constatou um volume de corte de 2300 m3. No terreno, todas as bases das três seções transversais (15 m no topo e 5 m no fundo) foram conferidas e estavam corretas, bem como as alturas das seções transversais localizadas nas estacas 101 (8 m) e 102 (4 m). Considerando que a diferença entre os volumes de corte previsto e executado foi devida a erros de execução, é correto afirmar que, na seção transversal da estaca 100, a equipe executora
As mudanças vivenciadas a partir da separação conjugal, principalmente quando existem conflitos e litígios, rebatem e alteram a vida e a rotina dos filhos. Nesse cenário, os pais devem assumir a responsabilidade e possibilitar a continuidade do pertencimento dos filhos às famílias, por meio da convivência com seus respectivos núcleos parentais, considerando que a ruptura da relação conjugal não representa uma ruptura dos laços familiares, afetivos e comunitários. Assim, temos que, após decisão pela dissolução da relação conjugal da qual tenham resultado filhos, biológicos ou socioafetivos, entra em discussão a guarda destes.
A legislação brasileira em vigor, ao discorrer sobre a guarda de crianças e/ou adolescentes, estando os pais aptos a exercer o poder familiar, aponta como regra a guarda:
O abolicionismo foi um movimento político que defendia o fim da escravidão e do comércio de escravos. Tal movimento desenvolveu-se a partir dos ideais iluministas do século XIX, ganhando milhares de adeptos que, junto com escravos e escravas, lutaram pelo fim da escravidão em diversos países americanos. No Brasil não foi diferente.
(SANTOS, Ynaê Lopes do. História da África e do Brasil afrodescendente. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. p. 241).
O avanço da luta abolicionista no Brasil se relaciona ao contexto histórico em que se destaca:
“Praticar o espiritismo, a magia e seus sortilégios, usar de talismã e cartomancias para despertar sentimentos de ódio ou amor, inculcar cura de moléstias curáveis ou incuráveis, enfim para fascinar e subjugar a credulidade pública”, como diz o artigo 157, do Código Penal de 1890, eram práticas condenadas pela lei e pela própria crença da sociedade no Brasil republicano.
Desde a promulgação desse Código Penal e ao longo do século XX, inúmeros acusados de serem maus espíritas, macumbeiros ou pais de santo foram levados à prisão em quase todos os estados da federação. No Rio de Janeiro, não foi diferente. Mas quem eram os praticantes do espiritismo, da magia e de seus sortilégios perseguidos pela polícia em uma cidade cuja crença em espíritos e feitiçarias ocorria entre pessoas de todas as classes? Como eram descobertos?
(MAGGIE, Yvonne. FIGUEIREDO, Luciano (org). Raízes africanas. Rio de Janeiro: Sabin, 2009. p. 50)
O fragmento de texto trata da relação entre Estado e populações negras na nascente República brasileira.
O conceito que melhor define essa relação é:
Chuva deixa ruas alagadas em Rio das Pedras, na Zona Oeste
Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, foi mais uma localidade bastante afetada pela chuva que caiu em todo o estado na tarde de sexta-feira, 04/02/2024 Quem precisou sair de casa para trabalhar ou ir na rua teve muita dificuldade.
Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/ghtml Acesso: 06 Fev. 2024
Avalie, assinalando Sim (S) ou Não (N), se o impacto ambiental apresentado no texto e na foto, além de aumentar a responsabilidade dos profissionais do corpo de bombeiros, é reforçado pelos seguintes motivos:
( ) assoreamento da calha dos rios.
( ) coleta de lixo domiciliar deficiente.
( ) elevada permeabilização do solo urbano.
As afirmativas são, respectivamente:
Três esferas idênticas, muito leves, estão penduradas por fios isolantes no vácuo.
Em um dado instante, a esfera A (QA = 10 μC) toca a esfera B (QB = – 2 μC). Decorrido alguns instantes, elas são afastadas e faz-se com que a esfera B toque na esfera C (QC = 6 μC).
Após os contatos descritos, as cargas das esferas A, B e C são, respectivamente:
O conceito de cultura desenvolvido pela antropologia moderna propõe que não há hierarquia entre as culturas humanas.
Segundo essa concepção:
A água (na forma líquida) tem um comportamento anormal entre 0 oC e 4 oC, como ilustra o gráfico cartesiano a seguir, que mostra como sua densidade
varia em função da temperatura 

Os cinco frascos representados na figura a seguir são idênticos, transparentes, feitos de um material termicamente indilatável, estão apoiados numa superfície plana e horizontal e contêm uma mesma massa de água (líquida) a temperaturas diferentes.
Se a água em um dos frascos estiver a 4ºC, esse frasco é o de número:
A figura a seguir mostra dois blocos A, de 2 kg, e B, de 3 kg, presos um ao outro por um fio ideal; os blocos sobem verticalmente acelerados por uma força vertical
de módulo igual a 60 N.
Considere g = 10 m/s2. O módulo das forças que os blocos estão exercendo um sobre o outro é de:
Durante um mês, uma pessoa observou que todas as vezes que o vento soprava num determinado sentido, ocorria chuva no fim do dia. Com base nessa observação, ele conclui que, sempre que venta naquela direção, chove.
O caso acima é um exemplo de:
Atualmente é difícil imaginar a vida sem o uso de smartphones. Estes pequenos dispositivos têm desempenhado cada vez mais funções, que vão muito além de fazer e receber chamadas.
No entanto, apesar de pequenos, estes aparelhos demandam uma grande quantidade de elementos químicos na sua confecção. Observe o quadro a seguir, que apresenta alguns dos elementos que compõem as diferentes partes do aparelho.
A partir da composição química apresentada no quadro, avalie as seguintes afirmativas:
I. A parte eletrônica é constituída somente por metais.
II. Na tela estão presentes seis elementos de transição interna.
III. Os elementos presentes na bateria pertencem ao segundo período da classificação periódica.
IV. A capa é constituída por elementos representativos.
Está correto apenas o que se afirma em:
Uma infestação do escorpião-amarelo, o Tityus serrulatus, considerado o mais perigoso do Brasil, está sendo monitorada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
O Instituto Vital Brazil informou que só no começo de fevereiro houve a captura de 200 escorpiões da espécie na cidade.
(G1, Região dos Lagos, 20/02/2024)
Com relação aos escorpiões, analise os itens a seguir:
I. Eles são aracnídeos com quatro patas e peçonhentos.
II. São predadores e seus pedipalpos e antenas auxiliam na identificação e captura de suas presas.
III. Evitar o acúmulo de entulho, de material de construção e de folhas e troncos secos reduz a chance de acidentes com escorpiões.
Está correto o que se afirma em:
Na figura a seguir, que representa a gestão logística da cadeia produtiva de roupa de tecido do tipo jeans, as caixas e as setas numeradas indicam, respectivamente, os atores e os fluxos dos subsistemas logísticos.

.
A partir das informações precedentes, e considerando aspectos de gestão logística e patrimonial a elas relacionados, julgue os itens que se seguem.
Os atores relacionados com as setas 1.2 e 1.3 correspondem aos bens que foram comercializados, armazenados e postos nos canais de distribuição reversos, por algum motivo como término de validade, problemas de qualidade, avarias no transporte, erros de pedido do produto, entre outros, antes que eles fossem consumidos.