Para um salvamento, um caminhão do Corpo de Bombeiros parte do repouso mantendo aceleração constante por um intervalo de tempo T. A velocidade então atingida é mantida por um intervalo de tempo 4T. Em seguida o caminhão desacelera constantemente por um intervalo de tempo T, até atingir o repouso.
O gráfico que melhor representa o deslocamento do caminhão em função do tempo ao longo do percurso é:
A figura a seguir mostra dois blocos A, de 2 kg, e B, de 3 kg, presos um ao outro por um fio ideal; os blocos sobem verticalmente acelerados por uma força vertical
de módulo igual a 60 N.
Considere g = 10 m/s2. O módulo das forças que os blocos estão exercendo um sobre o outro é de:
Na tirinha, Calvin se divertia em um balanço antes de soltar-se dele e cair ao chão. Em sua fala, ele demonstra ter imaginado que permaneceria em movimento circular. Porém, a força gravitacional, que permanece atuando no garoto, modifica a direção de sua velocidade, fazendo com que ele chegue ao chão da maneira ilustrada no último quadrinho.

WATTERSON, B. Disponível em: https://tiras-do-calvin.tumblr.com.
Acesso em: 19 nov. 2021 (adaptado).
Qual vetor representa a força resultante exercida pelo chão sobre Calvin no exato momento em que ele toca o chão?
Muitas pessoas ainda se espantam com o fato de um passageiro sair ileso de um acidente de carro enquanto o veículo onde estava teve perda total. Essas pessoas talvez considerem, equivocadamente, que os carros mais seguros são os que têm as estruturas mais rígidas, ou seja, estruturas, que durante uma colisão, apresentam menor deformação. Na verdade, o que ocorre é o contrário. Por isso, a partir de 1958, passaram a ser produzidos carros com partes que se deformam facilmente.
DAY, C. Crumple Zones. Disponível em: https://pubs.aip.org.
Acesso em: 2 jul. 2024 (adaptado).
Assim, além dos cintos de segurança e dos airbags, os carros modernos passaram a contar com o dispositivo de segurança conhecido como crumple zone (região deformável, em inglês), conforme a figura.

Momentum and Car safety. GCSE Physics Revision.
Disponível em: www.shalom-education.com.
Acesso em: 5 jul. 2024 (adaptado).
Considerando o carro, seus ocupantes e o muro da figura como um sistema isolado, o crumple zone aumenta a segurança dos passageiros porque, durante uma colisão, a deformação da estrutura do carro
As quantidades cinemáticas básicas utilizadas para o movimento de fluidos, como água em dutos e canos,em regimes não turbulentos são bastante semelhantes àquelas utilizadas na cinemática de corpos pontuais, adicionadas de quantidades apropriadas para medida de fluidos como o fluxo (ou vazão) - volume por tempo. Em uma norma técnica expedida pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás encontram-se as informações:
“5.8.9 - A velocidade máxima da água na tubulação não deve ser superior a 5 m/s, a qual deve ser calculada conforme equação indicada em 5.8.8.”
“A tubulação do sistema não deve ter diâmetro nominal inferior a DN65 (2 ½ polegadas ou cerca de 65mm).”
Fonte:https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/nt-22_2014-sistemas-de-hidrantes-e-de-mangotinhos-para-combatea-incendio.pdf
A equação do item 5.8.8 do manual envolve as quantidades: vazão, área da seção reta da tubulação e a velocidade do fluido que se relacionam de forma direta ou inversamente proporcionais sem fatores multiplicativos extras (constantes).
Utilizando as unidades de medida das grandezas físicas é possível inferir a equação, assinale a alternativa que apresenta a estimativa adequada para a vazão máxima num tubo de 65mm de diâmetro de acordo com a nota técnica. Adote π = 3.
Devido à rotação da Terra, uma pessoa de 64 kg, em repouso em relação ao solo na cidade de Macapá, realiza um movimento circular uniforme de raio 6.400 km e velocidade escalar de, aproximadamente, 460 m/s, em torno do eixo da Terra. Nessa situação, a intensidade da resultante centrípeta que atua sobre essa pessoa é de, aproximadamente,
Considere dois vetores força colineares,
, que satisfaçam a condição
.
Nesse caso, assinale a opção correta.

O diagrama precedente ilustra um experimento para verificar o princípio de Pascal, em que duas seringas cilíndricas, com êmbolos de áreas seccionais A1 e A2, são conectadas por um tubo preenchido com um líquido incompressível. No diagrama, são as forças que atuam em cada um dos êmbolos.
A partir dessas informações, julgue o item a seguir.
O módulo da força que age no êmbolo da seringa de área A2 é igual a 50 N.
O experimento proposto por Faraday consiste em uma bobina de cobre conectada a um amperímetro de alta sensibilidade, formando-se um circuito fechado, além de um ímã que pode ser afastado ou aproximado da bobina. Tendo como referência inicial o experimento de Faraday, julgue os itens seguintes.
Se, para o imã fixo, a bobina girar em movimento circular uniforme próximo a ele, de modo que o plano da bobina varie de perpendicular à tangente com relação ao campo magnético do imã, então a corrente gerada na bobina será contínua.
Ao atender as vítimas de uma colisão de um automóvel com uma árvore, um bombeiro avaliou, a partir dos danos provocados no veículo, que a velocidade do automóvel no instante da colisão era da ordem de 20 m/s. Considerando a massa do automóvel igual a 1000 kg, o trabalho total realizado sobre o automóvel pela resultante das forças que nele atuaram, desde o instante da colisão até a sua parada, foi, aproximadamente, de
No dia 15 de junho de 2022, os bombeiros de Maringá-PR fizeram um treinamento na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Com formato cônico de diâmetro de 38 metros e altura de 114 metros, sustentando uma cruz de 10m perfazendo um total de 124m, a Catedral é o 10° monumento em altura do mundo. Durante o treinamento, os bombeiros desciam com o auxílio de uma corda com os pés em contato com a parede externa da edificação, com velocidade constante. Sendo a massa de um deles 75kg e considerando a aceleração da gravidade no local 9,8m/s2, determine a resultante das forças atuantes sobre o bombeiro durante a descida.
Uma força de 0,4 N é requerida para deslocar um corpo ligado a uma mola deslocada 0,1m de sua posição média. Diante do exposto, calcule a constante da mola.