O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n º. 8.069 de 13 de Julho de 1990), artigo 81 prevê como proibida a venda à criança ou ao adolescente de:
I – armas, munições e explosivos.
II – bilhetes lotéricos e equivalentes.
III – fogos de estampido e de artifício, de qualquer natureza, sem exceção.
IV – produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida.
Assinale a alternativa correta:
As novas tecnologias fizeram a humanidade entrar na era da comunicação universal; abolindo as distâncias, concorrem muitíssimo para moldar a sociedade do futuro, que não corresponderá por isso mesmo, a nenhum modelo do passado. As informações mais rigorosas e mais atualizadas podem ser postas ao dispor de quem quer que seja, em qualquer parte do mundo, muitas vezes em tempo real, e atingem as regiões mais recônditas (DELORS, 2006). Diante desta informação de Jacques Delors, é correto afirmar que:
A pedagogia da autonomia destaca o pensamento do educador Paulo Freire. Esta pedagogia, ressalta a emancipação do homem mediante a educação libertadora que privilegia a conscientização e busca a compreensão da realidade com a ciência, com a arte, com a fé, com a filosofia e com a história. As afirmativas abaixo referem-se a educação libertadora, exceto:
O eixo autonomia na escola é parte da determinação do Banco Mundial para a descentralização da política educacional no Brasil. Essa política está sendo proposta, principalmente, por intermédio do projeto de repasse de dinheiro para a escola (PERONI, V. Política educacional e papel do estado, 1990). Neste sentido é correto afirmar que:
I - O Programa Dinheiro direto na escolaPDDE, do fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE) visa ao repasse direto, às escolas públicas de ensino fundamental e a organização não governamentais sem fins lucrativos que atuem com educação especial, de “dinheiro para custeio e manutenção de suas atividades”.
II - Os recursos para financiar esse programa são provenientes do salário-educação e são distribuídos pelo FNDE de acordo com o número de alunos do estabelecimento (BRASIL, 1997c).
III - Com esse dinheiro a escola pode adquirir material permanente, fazer a sua manutenção e conservação, capacitar e aperfeiçoar os profissionais da educação, fazer avaliação da aprendizagem, implementar seu projeto pedagógico e desenvolver atividades pedagógicas diversas.
IV - Para se ter acesso a esse programa as escolas têm de criar uma unidade executora, a qual, segundo a resolução no 3/97, é uma “entidade de direito privado, sem fins lucrativos, representativa da comunidade escolar (APMF, Conselho escolar, etc...)” Dentre os itens mencionados acima, estão corretos:
A reprovação traz prejuízos à sociedade, ao sistema de ensino, à escola e, principalmente, ao aluno. A Lei 9394/96 (LD(B), prevê várias alternativas para diminuir os elevados índices de reprovação, dentre elas pode-se destacar:
“Depende” também é uma resposta apropriada para as questões importantes da administração. [...] a tarefa do administrador é identificar que técnica poderá, numa situação específica sob circunstâncias específicas e num momento específico, contribuir melhor para a obtenção dos objetivos da administração. (STONER, 2000, p.35). Este texto refere–se:
Taylor baseou seu sistema de administração no estudo e controle de tempos e movimentos nas linhas de produção, assim dividiu cada função em seus componentes e projetou os métodos melhores e mais rápidos para executar cada um desses componentes. (STONER, 2000, p.24). É certo dizer que Taylor tinha como princípio:
Eficácia é um conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados. Entre seus significados está, portanto, o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos (MAXIMIANO, 2000, p. 123). Outro significado importante de eficácia é:
Alavancagem é um termo usado no mercado financeiro para designar a obtenção de recursos para realizar determinadas operações. (SANDRONI, 1996, p.15). Num sentido mais preciso, significa: (SANDRONI, 1996, p.15)
As organizações são fundamentais para o ser humano a ponto de gerar um comportamento organizacional específico para cada uma delas. (ROBBINS, 2000, p.31) Isso ocorre porque as organizações possuem três características comuns:
Existem elementos fundamentais que os gerentes precisam considerar quando projetam a estrutura de sua organização. (ROBBINS, 2000, p.171) Entre elas encontram–se:
Segundo Weber (apud MAXIMIANO, 2000, p.63) há três tipos de autoridade, que são:
Sob a perspectiva da psicodinâmica do trabalho, afirmar que trabalhar é preencher o espaço entre o prescrito e o efetivo significa que a(o)
Analise as afirmações a seguir. As empresas que sustentam o uso de auxílio-doença têm um grau de absenteísmo muito menor do que as que não o utilizam.
PORQUE
Essas empresas não reforçam o comportamento relativo à ausência no trabalho. A esse respeito, conclui-se que
No conjunto das teorias das organizações, surgiram diferentes concepções relativas à natureza humana e sua relação com as empresas, marcando a forma de administração das pessoas e privilegiando, sobretudo, aspectos particulares da conduta humana. Dentre elas, estão as Teorias da Administração Científica, da Contingência e a Estruturalista, cada uma, a seu modo, concebendo o comportamento humano e suas motivações para a execução das tarefas. A partir dessa ideia, relacione os elementos da 1ª coluna aos da 2ª.