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Gráficos estatísticos são representações visuais dos dados estatísticos que devem corresponder, mas nunca substituir as tabelas estatísticas correspondentes. Os gráficos geométricos dispostos em três dimensões, pois representam volume, usados nas representações gráficas das tabelas de dupla entrada, são chamados de

Crônica
Viagem no tempo (texto adaptado)
Ivan Angelo – 11/05/2011

    Falávamos sobre viagens e seus modernos confortos quando alguém se lembrou do tempo em que os viajantes levavam toalha e sabonete na mala. Não faz tanto tempo assim. Uma sobrinha, há poucos anos, chegou a minha casa com toalha de banho e caixinha de sabonete na mala. “Coisa da minha mãe”, explicou constrangida, sinal de que a mãe dela, que tem menos de 60 anos, levava toalha e sabonete quando viajava. Hotéis e hospedarias eram precários, tirando os melhores das capitais; e, ao pousar na casa de alguém, evitava-se “dar trabalho”.
    Lembram-se do quebra-vento nos carros? Coisa anterior à difusão do ar-condicionado, pouco antes de o presidente Collor dizer que os automóveis brasileiros eram umas carroças. O quebra-vento era um vidro giratório colocado à frente das janelas dianteiras; quebrava o vento que entrava quando os vidros das portas estavam abaixados, ou permitia que o ar entrasse quando a janela
estivesse fechada. Girando-o todo, direcionava-se o vento para dentro, a fim de refrescar a pessoa acalorada. Até há pouco tempo, no Nordeste, carro sem quebra-vento encalhava.
    Carros não tinham luz piscante para o motorista indicar que ia entrar à esquerda ou à direita, nem luz de freio. Todos os sinais eram feitos pelo motorista com o braço esquerdo para fora do carro. Sinal de parar: mão espalmada para trás, baixa; sinal para entrar à esquerda: braço reto estendido; entrar à direita, braço alto dobrado para a direita. Quase não havia sinais luminosos de trânsito, o guarda apitava em códigos obrigatoriamente conhecidos.
    Ah, meninos, as fotos que se tiravam não se viam no mesmo instante, como agora. Só dias mais tarde, após reveladas e copiadas em laboratório. Depois veio a grande novidade das cópias em 24 horas, em duas horas, em uma hora e na hora. A fotografia popularizou-se. Com as câmeras nos telefones celulares, os fotógrafos amadores tornaram-se bilhões.
    Calculadora? Era a tabuada, que os estudantes sabiam de cor, e baseados nela faziam contas complicadíssimas das quatro operações, na ponta do lápis. Nos escritórios, e só lá, havia as famosas máquinas de calcular manuais Facit, que tinham um teclado de algarismos e uma manivela que os craques do cálculo viravam para a frente e para trás, produzindo exatidões mostradas em um pequeno visor. Não demorou e vieram as elétricas, as eletrônicas digitais...
    Máquinas de escrever ainda se veem em delegacias e cartórios do interior. Num hospital da Zona Leste, um amigo me chamou: “Quer ver um flashback?”. E me levou a uma recepcionista de um dos consultórios, que datilografava impávida os dados dos clientes. Nas redações de jornais e revistas, com suas dezenas de máquinas de escrever batucando ao mesmo tempo, o encerramento de uma edição era uma zoeira. O alívio veio com o silêncio dos computadores.
    Cartão amarelo, cartão vermelho? No futebol do tempo do beque e do centeralfe, cartão era o dedo do juiz, primeiro apontando o nariz do abusado, depois apontando o olho da rua. Os cartões derrotaram o dedo em riste porque são mais civilizados, impessoais e fáceis de entender em qualquer língua. Você pensa que eram coisas da juventude do seu avô, ou do seu bisavô, mas
não, são do tempo do seu pai. Um tempo em que as crianças tinham bons modos, obedeciam até a olhares, não abriam a geladeira dos outros, contentavam-se em ganhar apenas três presentes por ano, nas ocasiões propícias, e eram felizes.
   O ritmo está cada vez mais rápido.

Assinale a alternativa que melhor resume a mensagem da crônica.

Assinale a alternativa correta quanto à grafia das palavras grifadas.

Assinale a alternativa cujo trecho esteja de acordo com as regras de pontuação. (fonte dos trechos: 26 de maio de 2011 • 12h51 http://vidaeestilo.terra.com.br/)

Assinale a alternativa que representa o gráfico da função y = -2x² + 2x + 3

Julgue os itens a seguir acerca do texto II.

  1. Em “Um dos sistemas mais complexos que se conhecem, o clima da Terra sempre norteou os rumos da humanidade.” (linhas 3 e 4), o verbo conhecer poderia se flexionar no singular, uma vez que a expressão em destaque pode concordar no plural ou singular, sem que se infringisse a norma gramatical.
  2. O emprego das vírgulas no segundo período do texto se deve ao fato de as expressões isoladas por vírgula exercerem a mesma função sintática.
  3. A expressão “Esses processos” (linha 14) exerce, na organização dos argumentos do texto, a função coesiva de retomar ou resumir “Novas tecnologias” (linha 12).
  4. Infere-se do último período do texto que o “Antropoceno” (linha 22) é consequência desastrosa da degradação ecológica e das mudanças ocasionadas pelo impacto humano sobre a Terra.

A quantidade de itens certos é igual a

Entre os trechos de textos apresentados a seguir, assinale a alternativa que contem trecho cujo verbo não está na mesma voz de “De acordo com o Procon, a multa também foi provocada pela demora excessiva no restabelecimento”.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

Assinale a alternativa correta que corresponde aos princípios para a prestação dos serviços públicos que, respectivamente, indicam
a) a obrigatoriedade de serem ofertados sem discriminação entre os beneficiários, observadas as mesmas condições jurídicas e técnicas entre aqueles; e
b) a ideia de que o lucro não é objetivo da função administrativa, não devendo os cidadãos serem alijados da condição de usuários daqueles.

A Constituição necessita de instrumentos que lhe garantam supremacia em relação às demais normas do ordenamento jurídico. Todo o ordenamento jurídico deve ser lido sob a perspectiva constitucional. A principal missão constitucional do Poder Judiciário é o controle de constitucionalidade. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

Assinale a alternativa que indica a ordem correta dos nomes dos funcionários, correspondentes aos números dos dossiês, conforme  tabela abaixo, utilizando-se para arquivamento o método dígito-terminal.

A tese principal da crônica de Martha Medeiros é:

“Os habitados estão preenchidos de indagações, angústias, incertezas, mas não são menos felizes por causa disso.”

A sequência de palavras destacadas no trecho representa a classe de palavras do:

Em “Se dizem o que dizem para um jornal de âmbito nacional, é porque acreditam que estão dizendo aquilo que é certo dizer.”, o vocábulo assinalado representa a classe de palavras de:

“De fome, acho que muitos de nós estão se matando mesmo. Não a fome que vem da falta de comida, mas a  que vem da falta de espírito, de transcendência, de sonho, de projeto coletivo, de potência transformadora, de tudo que não é estranho ao humano – só às coisas.”.

A correta explicação para o emprego do acento grave como marca de uma crase no caso destacado é:

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