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Assinale a alternativa em que o trecho reescrito mantém o sentido original do texto.

Para Monteiro, esse “motivo básico” das expedições dos bandeirantes foi

A partir do excerto, é correto afirmar que, em geral, as comunidades de escravos fugidos

Uma condição necessária para a existência do complementar do conjunto B em um universo A é

Após modelado um problema, chegou-se à equação dydt + 3y = 15 , com y ≠ 5. Sabendo-se que y está em função de t, uma solução para a equação, quando y(0) = 0, é:

Seja f:   uma função injetora crescente ou decrescente, tal que, para cada x e h reais, a variação f ( x = h ) - f (x)f ( x ) ependa apenas de h, e não de x. Se b = f(0) e a =f1f0 , para todo x, então

No texto A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva, as autoras destacam que a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) ganha força a partir da constatação de que a realidade escolar é dinâmica e depende de todos. Na perspectiva das autoras, as intenções da escola reunidas no PPP conferem-lhe o caráter

As expressões destacadas contribuem, respectivamente, para dar intensidade às ideias e para estabelecer relação de causa na alternativa:

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão da língua portuguesa.

As informações contidas no mapa representam o papel estruturador do modo de organização do território determinado pelas redes e cada vez menos centrado em malhas administrativas e políticas.

A partir da interpretação dos elementos do mapa e de seus conhecimentos sobre o território brasileiro, é correto dizer que a rede representada no mapa refere-se à

Observe os gráficos que representam a distribuição das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) segundo as faixas do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre o período de 2000 e 2010 para a Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.

A análise do gráfico e a comparação entre o período de 2000 a 2010 permitem afirmar que

No documento Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, menciona- -se que ao subdesenvolvimento econômico na América Latina correspondeu um “subdesenvolvimento sócio-político”, gerando sociedades marcadas pelas desigualdades, nas quais cidadania quase sempre é sinônimo de poder econômico. De acordo com o texto, nessas sociedades – incluído o Brasil –, a educação escolar

Em relação aos dois números inteiros estritamente positivos, x e y, sabe-se que x + y = 44, que m.m.c.(x,y) = 104, e que m.d.c.(x,y) = 2. Sendo assim, o valor absoluto da diferença entre x e y é igual a

Sobre um polinômio P de 4o grau, sabe-se o seguinte: o coeficiente do termo de maior grau é 1; uma de suas raízes é (1 + i), sendo i a unidade imaginária; a soma de todas as suas raízes é igual a 5; e o produto de todas as suas raízes é igual a 4.

Dividindo-se P por x – 1, tem-se, como resto,

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