Conforme a Lei no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito
à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas
em processo de desenvolvimento e como sujeitos
de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição
e nas leis. De acordo com o artigo 17 da referida
lei, o direito ao respeito consiste
A alternativa que se mostra de acordo com a norma-padrão de concordância é:
Ciseski & Romão, em Autonomia da escola: princípios e propostas (2001), afirmam que o Conselho de Escola é um colegiado, normalmente formado por todos os segmentos da comunidade escolar, para gerir coletivamente a escola. Ele pode ser um espaço de construção do projeto de escola voltado aos interesses da comunidade que dela se serve. Segundo esses autores, a respeito do Conselho de Escola, é correto afirmar que
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), o exercício de práticas de gestão democrática e participativas a serviço da organização escolar que melhor atenda à aprendizagem dos alunos requer conhecimentos, habilidades e procedimentos práticos. O trabalho nas escolas envolve, ao mesmo tempo, processos de mudança nas formas de gestão e mudança nos modos individuais de pensar e agir. Em razão disso, de acordo com os autores, a formação docente
O quadrado do número da minha camisa, subtraído de 36, é igual ao quíntuplo da soma do número da minha
camisa com 336. O número da minha camisa, que é positivo, está compreendido entre
“O ministro da Justiça, Sérgio Moro, apresentou nesta segunda-feira (04.02) um projeto de lei contra a corrupção e anticrime com alterações em 14 leis, como os Códigos Penal, de Processo Penal e Eleitoral, além das legislações que tratam de crimes hediondos e execução penal.”
(http://twixar.me/NM23. Adaptado)
O projeto
O arquivo modelo que sempre abre quando é iniciado o
programa MS Word 2010, em sua configuração padrão,
e que inclui os estilos padrão e as personalizações que
determinam a aparência básica de um documento, é o
Gutierrez e Catani, no livro Gestão Democrática da Educação:
atuais tendências, novos desafios, afirmam que
a participação na administração da escola pública está,
pelo menos teoricamente, garantida por meio do funcionamento
do Conselho de Escola. Os autores apresentam
o resultado de uma pesquisa realizada por Daniel Flores
que objetivou conhecer as razões do mal funcionamento
do Conselho de Escola ou, porque esse colegiado não
atinge a participação, transparência e democracia que,
do ponto de vista formal, poderia atingir. Dentre outras
questões, a pesquisa citada concluiu que
De acordo com Weisz (2002), quando uma criança entra
na escola ainda não alfabetizada, tanto ela quanto o
professor sabem que ela não sabe ler nem escrever. Ao
propor que a criança se arrisque a escrever do jeito que
imagina, o que o professor está propondo é uma atividade
baseada na capacidade infantil de jogar, de fazer
de conta. Segundo Weisz, em uma atividade desse tipo,
entre outras ações, o professor deve
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), a educação
de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove,
para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento
de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis
ao atendimento de necessidades individuais e
sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a
constituição da cidadania também como poder de participação,
tendo em vista a construção de uma sociedade
mais justa e igualitária. Para os autores, no contexto da
sociedade contemporânea, a educação pública tem tríplice
responsabilidade, são elas:
Segundo Mantoan (2006), ensinar sem diferenciar o ensino
para alguns depende, entre outras condições, de
abandonar um ensino transmissivo e adotar uma pedagogia
ativa, dialógica, interativa, integradora, que se contraponha
a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência
unitária, individualizada e hierárquica do saber.
De acordo com a autora, a educação não disciplinar reúne
essas condições, entre outras medidas, ao propor
O enunciado em que o pronome destacado pode figurar também depois do verbo a que se vincula é:
Um trapézio é cortado por 3 retas paralelas às suas bases, que determina, entre outros, três segmentos de medidas x, y e z, conforme a figura
O valor de x + y + z, em cm, é igual a
De acordo com Lück (2010), embora possam se identificar certos traços predominantes na cultura de uma escola, é possível também observar a ocorrência de subculturas, formadas por subgrupos, como ocorre entre os professores de diferentes níveis de ensino, segmentos e áreas ou tempo de serviço e nível de formação diferentes, que, por isso mesmo, formam grupos de afinidades e tendem a se isolar dos demais e a formarem acordos tácitos que, pela proximidade, são expressos por meio de comunicações subliminares, de forte poder de influência e de difícil captação para os que não fazem parte do grupo. Entre outras, uma das condições que contribuem para tornar as subculturas altamente diferenciadas e isoladas na escola, segundo a autora, é