A alternativa cujo enunciado reescreve corretamente uma
passagem do texto, sem prejuízo do sentido original, é:
A alternativa que se mostra de acordo com a norma-
-padrão de concordância é:
A alternativa que completa o trecho II obedecendo à
norma-padrão de crase é:
O quadrado do número da minha camisa, subtraído de 36, é igual ao quíntuplo da soma do número da minha
camisa com 336. O número da minha camisa, que é positivo, está compreendido entre
“O ministro da Justiça, Sérgio Moro, apresentou nesta segunda-feira (04.02) um projeto de lei contra a corrupção e anticrime com alterações em 14 leis, como os Códigos Penal, de Processo Penal e Eleitoral, além das legislações que tratam de crimes hediondos e execução penal.”
(http://twixar.me/NM23. Adaptado)
O projeto
O arquivo modelo que sempre abre quando é iniciado o
programa MS Word 2010, em sua configuração padrão,
e que inclui os estilos padrão e as personalizações que
determinam a aparência básica de um documento, é o
No programa MS PowerPoint 2010, em sua configuração
padrão, o recurso que permite ao usuário adicionar
à apresentação uma imagem com informações de um
arquivo do computador, sem a necessidade de sair do
programa em que está trabalhando, é o
Gutierrez e Catani, no livro Gestão Democrática da Educação:
atuais tendências, novos desafios, afirmam que
a participação na administração da escola pública está,
pelo menos teoricamente, garantida por meio do funcionamento
do Conselho de Escola. Os autores apresentam
o resultado de uma pesquisa realizada por Daniel Flores
que objetivou conhecer as razões do mal funcionamento
do Conselho de Escola ou, porque esse colegiado não
atinge a participação, transparência e democracia que,
do ponto de vista formal, poderia atingir. Dentre outras
questões, a pesquisa citada concluiu que
De acordo com Weisz (2002), quando uma criança entra
na escola ainda não alfabetizada, tanto ela quanto o
professor sabem que ela não sabe ler nem escrever. Ao
propor que a criança se arrisque a escrever do jeito que
imagina, o que o professor está propondo é uma atividade
baseada na capacidade infantil de jogar, de fazer
de conta. Segundo Weisz, em uma atividade desse tipo,
entre outras ações, o professor deve
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), a educação
de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove,
para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento
de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis
ao atendimento de necessidades individuais e
sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a
constituição da cidadania também como poder de participação,
tendo em vista a construção de uma sociedade
mais justa e igualitária. Para os autores, no contexto da
sociedade contemporânea, a educação pública tem tríplice
responsabilidade, são elas:
Segundo Mantoan (2006), ensinar sem diferenciar o ensino
para alguns depende, entre outras condições, de
abandonar um ensino transmissivo e adotar uma pedagogia
ativa, dialógica, interativa, integradora, que se contraponha
a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência
unitária, individualizada e hierárquica do saber.
De acordo com a autora, a educação não disciplinar reúne
essas condições, entre outras medidas, ao propor
A Resolução CNE/CEB no 07/2010, que fixa as Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
de 9 anos, afirma em seu artigo 5º, parágrafo 2º, que a
educação de qualidade como um direito fundamental é,
antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa. De acordo
com o inciso 2º, parágrafo 2º, artigo 5º da Resolução
CNE/CEB no 07/2010, é correto afirmar que a pertinência
refere-se à
O enunciado em que o pronome destacado pode figurar
também depois do verbo a que se vincula é:
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente
as lacunas do trecho I.